HOJE
O DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE EM DEBATE
Por Liga Nacional de Basquete
Parte da programação oficial do Jogo das Estrelas, seminário "Esporte, Estado e Mercado: um diálogo necessário” discutirá temas estratégicos para o desenvolvimento do ecossistema esportivo brasileiro. Evento é uma iniciativa da LNB em parceria com a plataforma Lei em Campo
O Jogo das Estrelas 2023, que acontece em Belo Horizonte entre os dias 13 e 19 de março, tem uma rica programação, que inclui eventos culturais e disputas de alto nível na Arena Uni-BH. Este ano, o programa do mais importante evento de entretenimento esportivo do país incluirá também discussões estratégicas para o desenvolvimento do esporte brasileiro no Seminário “Esporte, Estado e Mercado: um diálogo necessário”.
O seminário, organizado em parceria pela Liga Nacional de Basquete e pela plataforma Lei em Campo, acontece nas próximas quinta e sexta-feira, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas e reunirá representantes governamentais, executivos do mercado esportivo, dirigentes de clubes poliesportivos e de grandes grupos de mídia. A iniciativa tem apoio do Minas Tênis Clube e é promovida pelo SporTV, ESPN e TV Cultura.
A programação inclui painéis que abordarão temas como a participação do Poder Legislativo no direcionamento de políticas públicas voltadas para o Esporte; o papel das Ligas na construção do esporte; o olhar do mercado para o esporte; a governança no esporte, a política ESG como compromisso social do esporte; o papel do direito desportivo nas relações entre o Estado e o Mercado; segurança jurídica e integridade para a captação de recursos e a importância do meio acadêmico para o diálogo Esporte, Estado e Mercado.
Entre os nomes já confirmados estão Rodrigo Montoro, presidente da Liga Nacional de Basquete; Carlos Henrique Martins Teixeira, presidente do Minas Tênis Clube; Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro; Arialdo Boscolo, Presidente da FENACLUBES e Secretário Geral do Comitê Brasileiro de Clubes; Paulo Maciel, presidente do Comitê Brasileiro de Clubes; Rodrigo Vicentini, Head da NBA Brasil; Gabriel Lima, CEO do Cruzeiro; Leandro Figueiredo, Diretor de Negócios do Atlético-MG; Felipe Drummond, presidente do Magnus Futsal; Bernardo Caixeta, Gerente de Marketing e Relações Esportivas da Penalty e Ivan Martinho, CEO da World Surf League no Brasil, representantes do SporTV e da ESPN, Ana Mesquita, diretora da Atletas pelo Brasil, entre outros.
Os painéis serão mediados por dirigentes da Liga Nacional de Basquete, da plataforma Lei em Campo e executivos de empresas do mercado. Entre os nomes estão Andrei Kampff, Alberto Goldstein, Ana Mizutori, Daniel Portilho Jardim, Domingos Sávio Zainaghi, Fernanda Soares e Guilherme Buso.
Presidente da LNB, Rodrigo Franco Montoro destaca que o seminário é uma oportunidade importante para desenvolvimento do ecossistema esportivo brasileiro e agradece a parceria da plataforma Lei em Campo:
“Estamos muito felizes com a parceria da Lei em Campo para a realização deste seminário, iniciativa que entra para a programação do Jogo das Estrelas em 2023. Teremos a presença de representantes importantes do sistema nacional do desporto, de entidades e associações esportivas, de profissionais do mercado e autoridades relevantes de vários assuntos pertinentes para o desenvolvimento do esporte. Estamos próximos de uma nova edição dos Jogos Olímpicos e acompanhando a tramitação de uma nova legislação esportiva. Nesse sentido, a expectativa é que as reflexões e os debates possam contribuir para o fortalecimento do esporte no Brasil”.
Colunista do Lei em Campo, Daniel Portilho Jardim explica o objetivo principal da organização do seminário:
“O propósito foi criarmos um evento que abra o calendário anual de debates sobre os caminhos para o desenvolvimento do esporte no Brasil. A ideia é agregar diferentes visões e contemplar diversas modalidades esportivas. Teremos representantes do futebol, do futsal, do surf e dos esportes paralímpicos, por exemplo, e o evento ocorrerá no Minas Tênis Clube, clube que conta com mais de mil atletas de nove modalidades. Ao final dos trabalhos, produziremos um manifesto a ser encaminhado aos poderes Legislativo e Executivo, com propostas objetivas que contribuam para que o nosso ambiente de negócios seja mais seguro, plural e apto ao exercício do poder transformador do esporte”.
Acesso
O seminário terá acesso gratuito para profissionais do esporte e estudantes universitários, mediante cadastro no site da eventim.com.br a partir de segunda-feira, 13 de março. Ingressos limitados.
Credenciamento de imprensa
Jornalistas e influenciadores digitais interessados na cobertura do evento já podem encaminhar pedido de credenciamento para credenciamento@lnb.com.br, informando, no título do e-mail, que a solicitação se refere ao seminário “Esporte, Estado e Mercado: um diálogo necessário”. É necessário informar também: nome completo do credenciado, RG, CPF, veículo para qual trabalha, perfil de rede social ou site do veículo.
Programação
Quinta-feira, 16/03
Local: Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas
15h às 15h15: Abertura
15h15 às 16h45: Abertura e debate: Esporte, Estado e Mercado: um diálogo necessário
17h às 18h30: Esporte e Estado
Sexta-feira, 17/03
Local: Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas
09h00 às 10h45: O papel das Ligas na construção do esporte
11h às 12h30: O olhar do mercado para o esporte
14h às 15h: Esporte e Direitos Humanos: a política ESG como compromisso social do esporte
15h às 16h: O papel do direito desportivo nas relações entre o Estado e o Mercado
16h15 às 18h: Segurança jurídica e integridade para a captação de recursos no esporte
18h às 19h: A importância da academia para o diálogo Esporte, Estado e Mercado