#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Jogo duro

13-11-2013 | 05:14
Por Liga Nacional de Basquete

Atual vice-campeão do NBB, Uberlândia abre campanha na temporada 2013/2014 com duelo fora de casa, diante do reforçado Basquete Cearense

Felipe Ribeiro e Robert Day chegam à temporada como principais destaques (Arte/LNB)

Felipe Ribeiro e Robert Day chegam ao NBB 2013/2014 como destaques de Basquete Cearense e Uberlândia, respectivamente (Arte/LNB)

A primeira rodada do NBB 2013/2014 segue nesta quinta-feira. Depois de a sexta edição do maior campeonato de basquete do país ter sua abertura com o clássico entre Flamengo e Uniceub/BRB/Brasília, no último sábado, outros seis jogos completarão a leva inicial de jogos da competição.

Dono do vice-campeonato na última temporada, o Unitri/Magazine Luiza abrirá sua participação no NBB 2013/2014 com um jogo duro. A equipe comandada pelo técnico Hélio Rubens irá até a cidade de Fortaleza para encarar o SKY/Basquete Cearense, nesta quinta-feira, às 21 horas (de Brasília), no Ginásio Paulo Sarasate, na capital do Estado do Ceará.

“Essa temporada do NBB vai ser muito equilibrada. Não vejo favoritismo para nenhuma equipe e tenho certeza de que essa partida contra o Basquete Cearense vai ser muito equilibrada. Cada jogo vai ser decidido por circunstâncias do desenrolar das partidas e temos que estar atento a todos os detalhes para conseguir as vitórias”, afirmou o experiente treinador do Uberlândia, Hélio Rubens.

Valtinho e Hélio Rubens; parceria segue no Uberlândia (Raphael Oliveira/EAZ)

Valtinho e Hélio Rubens; parceria segue no Uberlândia (Raphael Oliveira/EAZ)

Depois da ótima campanha na última edição da competição, o time da cidade de Uberlândia manteve praticamente todo seu elenco e o ala norte-americano Robert Day, eleito para o quinteto ideal do NBB 2012/2013, segue como principal destaque da equipe.

O esquadrão do interior do Estado de Minas Gerais ainda acertou as contratações do pivô Douglas Kurtz e do ala Ricardo Zanini, ambos ex-Vivo/Franca, e do jovem armador Ícaro Parisotto, que estava no São José/Unimed. Enquanto isso, as únicas baixas em relação à temporada passada foram o ala/armador norte-americano Robby Collum, que se transferiu para o Defensor, do Uruguai, e o pivô Estevam.

“Eu acho que se tratando de um esporte coletivo a manutenção de raízes é muito importante. A convivência, os treinamentos e o entrosamento do grupo ajudam muito no rendimento de uma equipe. A gente procura manter essas raízes para tentar fazer com que o time fique cada vez mais entrosado e unido. O clima aqui na equipe está muito bom. Conquistamos o Campeonato Mineiro e nosso ritmo de jogo está compatível com o de início de temporada”, disse Hélio Rubens.

Mas para a partida desta quinta-feira, o time uberlandense terá dois importantes desfalques. Segundo maior pontuador da equipe no NBB 2012/2013, com média de 15,3 tentos por jogo, o ala/pivô Gruber sentiu dores na coxa direita e sequer viajou com seus companheiros para Fortaleza. Enquanto isso, o pivô Léo Waskiewicz segue em recuperação de uma lesão muscular e ainda não tem previsão para retornar às atividades.

Por sua vez, o SKY/Basquete Cearense vem mais forte depois de debutar no NBB na edição 2012/2013 com o honroso nono lugar. Para esta temporada, o técnico Alberto Bial seguirá contando com os experientes Felipe Ribeiro, Drudi e Matheus, com os alas André Goés e Jimmy, e ainda terá a presença de três norte-americanos em seu plantel: o armador Brandon Brown, o ala Nick Williams e o pivô DeVon Hardin. Além disso, os jovens Davi, Victor Gusmão e Erick Camilo terão seu espaço na equipe.

“Trouxemos mais um armador, além de já contarmos com o Matheus e com o Davi. Fechamos com esses três norte-americanos para conseguirmos mais equilíbrio, e mantivemos a estrutura com o Drudi, o Felipe e o Matheus, porque eles entenderam a nossa filosofia de trabalho. Na preparação fomos muito bem, mas uma avaliação melhor só será possível jogando”, explicou o técnico do Basquete Cearense, Alberto Bial.

Brown é o novo reforço do Basquete Cearense para a disputa do NBB 2013/2014 (LC Moreira/Divulgação)

Brown é um dos reforços do Basquete Cearense para a temporada 2013/2014 do NBB (LC Moreira/Divulgação)

Na última temporada, Uberlândia e Basquete Cearense se enfrentaram duas vezes pela fase de classificação e o time de Minas Gerais levou a melhor em ambas as oportunidades. Assim como no NBB 2013/2014, as equipes também se enfrentaram na rodada inicial do campeonato passado, mas na cidade do Triângulo Mineiro, e os comandados de Hélio Rubens saíram vencedores, por 84 a 71. Depois, no segundo turno, a equipe do norte-americano Robert Day voltou a levar a melhor, mesmo atuando na casa do rival, pelo placar de 72 a 60.

“Enfrentaremos o vice-campeão do NBB e campeão mineiro. É uma equipe fortíssima, que tem no comando um gênio do basquete (o técnico Hélio Rubens). Jogaremos contra um time experiente e muito qualificado, mas como jogaremos em casa, na nossa quadra, com o apoio da nossa torcida, isso pode ser minimizado”, concluiu Bial.