#JOGAJUNTO

LDB

Jogo duro

Regatas LDB REG 60
x
64 Minas MIN
16
1ºQ
X
15
11
2ºQ
X
15
16
3ºQ
X
15
17
4ºQ
X
19

Centreventos Cau Hansen

30 de novembro de 2014

Em duelo parelho e decidido apenas no fim, Minas supera Regatas e chega ao quarto triunfo na LDB 2014

DOCUMENTOS:
Súmula
60
X
64
60
PTS
64
6
A3C
1
17
A2C
24
8
LLC
13
31
RT
53
9
ASS
14

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Minas Tênis Clube e Regatas (SP) fizeram um jogo duro no início da noite deste domingo, na cidade de Joinville (SC) e o equilíbrio foi o grande atrativo no duelo entre os atuais vice-campeões da LDB e um dos estreantes na competição Sub-22. No final das contas, o clube de Belo Horizonte teve mais frieza nos momentos decisivos e garantiu a vitória, pelo placar de 64 a 60.

Sem conseguir deslanchar em nenhum momento – apenas no início do último quarto a equipe conseguiu abrir dez pontos de frente -, o Minas não teve vida fácil para garantir o quarto triunfo em sete jogos disputados na LDB 2014.

Cestinha do jogo, com 19 pontos, além de apanhar nove rebotes, o pivô Moisés foi o grande nome da vitória minastenista. Apesar de marcar apenas nove pontos, o ala/pivô Rafa Oliveira também teve grande participação a favor do time de Belo Horizonte, ao registrar expressivos 19 rebotes, cinco bolas recuperadas e quatro assistências.

“Jogamos muito abaixo do que podemos render. Não tirando o mérito do Regatas, que fez uma bela partida, mas nos comportamos muito mal dentro de quadra e faltou intensidade tanto na defesa quanto no ataque. Claro que o importante é vencer, mas temos que evoluir para as próximas partidas”, declarou Cristiano Grama, técnico do Minas, que teve uma série de desfalques para a partida (Coelho, Danilo, Adyb, Panunzio, Bruno e Léo Demétrio – todos em compromisso com a equipe adulta na disputa do NBB 7).

Pelo lado do Regatas, os principais pontuadores foram o armador João e o ala Rafael, que anotaram 16 e 12 pontos, respectivamente. Em sua temporada de estreia na LDB, a equipe da cidade de Campinas soma agora uma campanha de uma vitória e seis derrotas.

“Apesar da derrota é um resultado que nos dá confiança. Sabemos da qualidade do time do Minas e conseguimos jogar de igual para igual com eles. No começo do último quarto deixamos eles abrirem dez pontos e até tentamos correr atrás, mas não é fácil tirar uma vantagem de um time como o deles”, declarou o técnico do Regatas, Marcelo Bandiera.

+ Clique aqui e confira a classificação completa da LDB 2014

A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

O jogo

O Regatas começou melhor a partida. Mais à vontade em quadra e sob a batuta do armador João, a equipe do interior paulista atuou melhor nos minutos iniciais e chegou a ter cinco pontos de frente (13 a 8). Para rapidamente equilibrar as ações, Minas contou com boas jogadas de Moisés. O gigante, de 2,13m, saiu do banco de reservas e foi fundamental para os atuais vice-campeões empatarem o jogo em 15 a 15. No finalzinho da parcial inicial, os campineiros contaram com um lance livre convertido por Mauricio para voltar a ficar em vantagem (16 a 15).

Logo no início do segundo quarto, o Minas chegou a ter sete pontos de frente. Ainda com Moisés como protagonista, além de boas jogadas dos suplentes Salsamendi e Cintra, o clube de Belo Horizonte abriu 27 a 20. Sem se abater com o bom momento dos rivais, o Regatas voltou a encaixar sua defesa e atacar com mais paciência. A mudança de postura deu resultado e a diferença que chegou a cair para três pontos ficou na casa dos cinco pontos (32 a 27) antes da pausa para o intervalo.

O equilíbrio predominou no terceiro quarto. Para se manter na frente, o Minas contou com bons lances do trio Salsamendi, Moisés e Adriano Junior. Do outro lado, Regatas conseguiu seguir na cola dos rivais graças ao desempenho do ala Rafael, autor de sete pontos na parcial. Então, depois de vitória dos paulistas no período por 16 a 15, a partida chegou para sua parte final com as equipes separadas por apenas quatro pontos: 47 a 43.

O nervosismo por conta da proximidade no placar e também pela chegada dos minutos finais tomou conta das equipes no início do último período. Quem conseguiu se recuperar primeiro do momento ruim da partida foi o Minas. Com boas tramas ofensivas frente a uma defesa por zona dos rivais, os comandados de Cristiano Grama abriram dez pontos de frente (55 a 45), mas o Regatas não se entregou. Até então zerado na partida, Thiago apareceu bem, João seguiu atuando em ótimo nível e os paulistas baixaram o prejuízo para apenas três pontos (55 a 52), com pouco mais de um minuto para o fim. Com mais tranquilidade na linha dos lances livres, Minas conseguiu resistir à reação dos rivais e assegurou o suado triunfo.