HOJE
Jogo histórico
Por Liga Nacional de Basquete
LNB promove, no Jogo das Estrelas, um reencontro entre os ídolos do Sírio e do Monte Líbano contra um combinado com os grandes nomes do basquete de Franca

O Jogo das Estrelas do NBB já é um evento esperado por todos os fãs do basquete nacional. Os Torneios de Enterradas e 3 Pontos já tradicionais, e o evento principal, que neste ano colocará frente a frente as estrelas brasileira contra as estrangeiras, fazem a festa do público. Além disso, o Jogos dos Veteranos sempre reúne grandes nomes da história do basquete.
Nesta edição do Jogo das Estrelas, a Liga Nacional de Basquete (LNB) promoverá a reedição de um grande clássico do nosso basquete. Os ex-jogadores do Sírio e Monte Líbano, clubes paulistanos que fizeram história na modalidade, enfrentarão os ídolos do basquete de Franca.
O combinado Sírio/Monte Líbano terá na equipe os armadores Nilo e Danilo, os alas Vanderlei, Zé Geraldo, Paulinho Esteves, Luiz Felipe e Márcio Azevedo e o lendário pivô Marquinhos. Todos eles serão comandados pelo técnico Cláudio Mortari, que marcou época na conquista do título mundial de 1979, com o Sírio.
“É uma alegria muito grande participar desta partida, pois sempre houve uma rivalidade muito grande entre Sírio e Monte Líbano e agora vamos jogar juntos. Depois de 23 anos estou voltando à cidade de Franca. O último título do Sírio nós conquistamos lá. Vai ser uma bonita festa”, disse Marquinhos.
O ala Vanderlei elogiou a iniciativa e destacou a importância de trazer a história do basquete para os jovens. “Achei essa uma iniciativa muito legal. A grande maioria dos jovens que jogam o NBB talvez nem saibam a história que esses clubes têm. Lembrar da história e saber como as coisas surgiram é importante para essa garotada”, declarou o ex-jogador do Monte Líbano.
Os francanos também montaram um time fantástico, cheio de estrelas da história do basquete da cidade. Os armadores Guerrinha, Fantinha, Raul, Demétrius, Fausto, Totô e Hélio Rubens, mais os alas Fernando Minucci e Chuí e os pivôs Edu Mineiro, Janjão, Vargas e Robertão farão parte da equipe. O ex-pivô Paulão Berguer será o técnico.
“Participar da festa com meus ex-amigos de quadra vai ser muito legal. Eu não jogo desde que eu parei, a não ser em poucas ocasiões, mas será um prazer jogar com os amigos”, disse Guerrinha.
Demétrius destacou a oportunidade de retornar a Franca, onde ganhou muitos títulos como jogador. “Vai ser muito bom poder reviver tudo isso e dentro de uma cidade que praticamente me revelou para o basquete. Vou poder rever vários amigos, e o que fica no meio do basquete é sempre essa amizade”, ressaltou Demétrius.
Esse clássico do basquete brasileiro será disputado na sexta-feira (28/01), às 21h, após o Desafio de Habilidades e os Torneios de 3 Pontos e Enterradas. No sábado (29), o principal evento do Jogo das Estrelas do NBB será a disputa entre o NBB Brasil contra o NBB Mundo, que será realizado às 10h, com transmissão ao vivo da TV Globo.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca