HOJE
Jogo mental
Por Liga Nacional de Basquete
De quem é a pressão? Fator psicológico ganha “peso extra” para Jogo 4 entre Solar Cearense e Paulistano
No esporte, especialmente no basquete, o fator psicológicotem um peso muito grande. Estar com a confiança alta pode elevar de patamar uma equipe ou um jogador. Da mesma maneira que uma instabilidade emocional pode fazer o rendimento cair, principalmente quando o assunto é a fase de playoffs.
Na série de quartas de final do NBB CAIXA entre Paulistano/Corpore e Solar Cearense a tônica vem sendo justamente esta: o jogo mental. Até aqui, quem jogou em casa venceu e o confronto está 2 a 1 para o time paulista. O Jogo 4 acontece em Fortaleza, nesta quarta-feira (25/04), às 19h30, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
Depois de vencer duas seguidas em São Paulo, o time do técnico Gustavo De Conti precisa de mais uma vitória para chegar às semifinais do NBB CAIXA pela segunda vez consecutiva, a terceira no total. Do outro lado, o esquadrão do Ceará tem apenas uma opção nesta quarta: vencer para forçar a realização do quinto e decisivo jogo.
#PonteAéreaAvianca
DEEEECOLAGEEEEM AUTORIZADA
Elinho 🛫 Hubner#PlayoffsNBB #NBB pic.twitter.com/1fJ1vIAnKl— NBB CAIXA (@NBB) April 22, 2018
“Com certeza o ginásio vai estar lotado e eles vêm jogando muito bem em casa. Mas agora a situação é outra. O time deles gosta muito do jogo de 1 x 1 e quero ver se essas bolas vão continuar caindo no Jogo 4. Agora o momento é nosso e temos que aproveitar isso”, disse o armador Elinho, do Paulistano.
“Eles acham que a pressão está em cima da gente? Nós fomos o 10º colocado da fase de classificação e eliminamos o Pinheiros de forma guerreira para chegar até aqui. Eu não me sinto nem um pouco pressionado e sim super feliz por poder jogar um Jogo 4 de quartas de final em Fortaleza”, rebateu o capitão cearense Davi Rossetto.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Com grande segundo tempo, Paulistano bateu Basquete Cearense no Jogo 3 e virou a série para 2 a 1 (Luiz Pires/LNB)
Confiança é tudo
Logo no início da série, o “fator confiança” fez a diferença. Vindo de uma histórica classificação diante do EC Pinheiros nas oitavas de final, com três vitórias seguidas, a equipe nordestina entrou “na pegada” no Jogo 1 contra o Paulistano e fez valer o fator casa, com vitória por 72 a 67, ao lado de mais de sete mil pessoas no Ginásio Paulo Sarasate.
Diante de uma equipe extremamente empolgada e de um ginásio muito barulhento, o clube paulista “sentiu”. Sem ritmo de jogo e com a confiança minando a cada erro nas bolas de 3, grande especialidade da equipe – foram apenas oito acertos em 44 tentativas –, o Paulistano teve um de seus piores desempenhos ofensivos na temporada.
“Começamos a série meio ‘travados’ e o jogo lá em Fortaleza não foi nada bom para nós. No Jogo 2 melhorou um pouco, mas no Jogo 3 ganhamos confiança de vez e jogamos no nosso ritmo. Nossos chutadores jogaram mais soltos e isso é muito importante para a proposta de jogo do nosso time”, explicou Elinho.
Em meio a alegria pela vitória na abertura da série, o Solar Cearense precisou lidar com uma grande tristeza. Nos minutos finais do jogo, Paulinho Boracini sofreu uma torção no joelho e precisou deixar a quadra carregado. No dia seguinte veio a confirmação de uma grave lesão, que precisará de cirurgia, e o jogador só voltará a atuar dentro de seis a oito meses.
“A lesão do Paulinho foi um baque não só por perdermos um importante jogador na rotação. Mas foi uma mistura ruim de sentimentos. Conquistamos talvez a nossa maior vitória na temporada, mas não ficamos tão felizes pelo que aconteceu com ele. Em um momento tão bom do time, tivemos que lidar com a tristeza profunda pela contusão dele”, explicou Davi.
DAAAAVI pra #3PontosSKY e EMPATAR o jogo na capital paulista!!
QUE JOGO AMIGOS pic.twitter.com/Pb8XUIe3u0
— NBB CAIXA (@NBB) April 22, 2018
Enquanto isso, o Paulistano tinha motivos de sobra para acreditar que venceria os dois jogos seguintes, já que atuar em casa se tornou especial nesta temporada. Durante a fase de classificação, a equipe do técnico Gustavo De Conti fez história e conquistou o inédito feito de vencer todos os jogos como mandante.
Apesar de terem sido dois jogos equilibrados no Ginásio Antonio Prado Junior, o Paulistano conseguiu ficar boa parte das partidas na liderança. No Jogo 2, após um primeiro tempo equilibrado, a equipe deslanchou no terceiro quarto. Já no duelo do último domingo, depois de ver os rivais abrirem dez pontos, a equipe virou o jogo na segunda parcial e não perdeu mais a ponta do placar.
“Quando perdemos o primeiro jogo, a pressão veio para a gente e sabíamos que as duas vitórias em casa seriam fundamentais para a sequência da série. Agora, essa pressão mudou de lado e são eles que não podem perder em casa”, disse Lucas Dias, que teve média de 18,7 pontos nos três primeiros jogos.
“Mas playoff só ganha quem vence três jogos. A gente sabe que se eles ganharem esse Jogo 4 lá em Fortaleza vão vir com muita moral para um possível Jogo 5. Então, é claro, que temos um pouco de pressão nas costas, mas com uma ‘chance’ a mais do que eles. Tenho certeza que o Gustavo vai trabalhar muito bem esse lado psicológico conosco, já que ele tem muita experiência em situações como essa”, completou o cestinha do Paulistano na série.
Calendário da série
Jogo 1 – Basquete Cearense 72 x 67 Paulistano
Jogo 2 – Paulistano 93 x 89 Basquete Cearense
Jogo 3 – Paulistano 79 x 68 Basquete Cearense
Jogo 4 – 25/04 (quarta), às 19h30, no Ginásio Paulo Saraste, em Fortaleza (ao vivo no SporTV)
Jogo 5* – data e horário a definir, no Ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo
*se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca