#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Jogo chave

09-02-2015 | 06:07
Por Liga Nacional de Basquete

Dono de ótimo retrospecto no Ginásio Palestra Itália no NBB 7, Palmeiras recebe Macaé, nesta terça-feira, com transmissão ao vivo dos canais SporTV

Depois de duas derrotas na viagem que fez a Brasília (DF) e Fortaleza (CE), o Palmeiras/Meltex buscará sua reabilitação na temporada 2014/2015 do NBB nesta terça-feira (10/02), diante do Macaé Basquete, em duelo válido pela 22ª rodada, às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o país através dos canais SporTV.

Para o duelo frente aos macaenses, o time de Parque Antártica contará com os retornos do armador argentino Maxi Stanic, líder em assistências do NBB 7 (5,95 por jogo), e do técnico Régis Marrelli, que foram desqualificados na derrota para o UniCEUB/BRB/Brasília e por isso cumpriram suspensão automática diante do Basquete Cearense na última rodada.

Mas o principal reforço do Palmeiras para esta terça-feira não está dentro das quatro linhas, mas sim nas arquibancadas: a torcida. Atuando no Ginásio Palestra Itália, o alviverde se torna ainda mais imponente e possui campanha de seis vitórias nos sete jogos que disputou na atual temporada do NBB (85,7% de aproveitamento).

“Volto a jogar da mesma forma que estava antes. Estamos em um momento que precisamos da vitória, ainda mais em casa. Não podemos deixar a oportunidade passar. Estamos fazendo um ótimo campeonato, temos que mostrar que foram somente dois jogos ruins na última semana e recuperar nosso nível”, comentou Maxi Stanic.

Palmeiras venceu 6 das 7 partidas que jogou no Palestra Itália no NBB 7 (Fábio Menotti/Ag. Palmeiras)

Palmeiras venceu 6 das 7 partidas que jogou no Palestra Itália no NBB 7 (Fábio Menotti/Ag. Palmeiras)

Com as duas derrotas nas duas últimas rodadas, o Palmeiras caiu para a oitava colocação e agora tem campanha de dez triunfos em 21 partidas (47,6% de aproveitamento). Entretanto, em caso de vitória sobre o Macaé, a equipe do técnico Régis Marrelli assumirá a sétima posição, hoje pertencente ao Paulistano/Unimed, que pode recuperar o posto na quarta-feira caso vença o 13º colocado Unitri/Pilhas Energizer.

“Vai ser um jogo muito difícil. O Macaé é um time que está jogando bem, fazendo ótimo campeonato. Eles estão junto com a gente brigando para terminar a fase de classificação entre os oito primeiros, e se ganharmos podemos pegar vantagem, o que seria ótimo para o futuro”, completou o armador argentino do Palmeiras.

+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

Do outro lado, o Macaé Basquete está vindo de derrota para o quarto colocado Minas, em casa, em duelo emocionante e decidido apenas nos segundos finais da prorrogação, por 87 a 85. No momento, a equipe do litoral norte fluminense está na 12ª colocação, com oito resultados positivos em 21 jogos (38,1% de aproveitamento), e precisam de uma vitória para ficarem mais tranquilos dentro da zona de classificação aos playoffs.

Macaé venceu o Palmeiras no 1º turno do NBB 7 (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

Macaé venceu o Palmeiras no 1º turno do NBB 7 (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

Se perderem, os macaenses serão alcançados, porém não ultrapassado, pelo Uberlândia, em caso de vitória do mesmo sobre o Paulistano na quarta-feira. Nesta situação, macaenses e uberlandenses dois ficariam com campanhas iguais, mas o clube do Estado do Rio de Janeiro ainda estaria em vantagem por maior saldo nos confrontos diretos entre si.

“Primeiro precisamos neutralizar o poder de ataque do Palmeiras que é muito grande, além do poder de rebote ofensivo deles. A construção da vitória vai muito pela forma com que vamos nos defender. E é o passo que estamos precisando agora, começar a produzir fora de casa o que estamos fazendo em casa. É o que precisamos para conseguir chegar nos playoffs”, disse o treinador do Macaé, Léo Costa.

Outro confronto desta 22ª rodada que tem ligação direta com Palmeiras e Macaé é Brasília e São José/Unimed, que acontece também nesta terça-feira, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 20 horas. Os candangos estão em 11º e se perderem abrirão espaço para o Macaé encostar e igualar sua campanha.

Já o São José está na nona posição e empatado com o Palmeiras, que leva vantagem no desempate por ter um saldo maior nos resultado entre os dois na fase de classificação. A equipe joseense pode avançar um posto na classificação caso vença o Brasília e os palmeirenses percam para o Macaé. Por outro lado, se o Palmeiras vencer e o São José perder, os palmeirenses se distanciarão ainda podendo ultrapassar o Paulistano.

Confira as partidas da 22ª rodada da temporada/2014/2015 do NBB:

– 10/02 (Terça-feira)
19h – Pinheiros/SKY x Flamengo
19h30 – Palmeiras x Macaé Basquete (ao vivo no SporTV)
20h – São José/Unimed x UniCEUB/BRB/Brasília
20h – Mogi das Cruzes/Helbor x Basquete Cearense

– 11/02 (Quarta-feira)
20h – Franca Basquete x Winner/Limeira
20h – Unitri/Pilhas Energizer x Paulistano/Unimed
20h – Minas Tênis Clube x Liga Sorocabana