HOJE
O andarilho do basquete
Por Gustavo Mesa
Com projeto de jogar rachas em 20 países, jornalista australiano Leigh Ellis vem ao Brasil para vivenciar a cultura local do basquete no Jogo das Estrelas 2024
Por toda a vida, Leigh Ellis foi para onde o basquete o levou. O jornalista de 49 anos nasceu na Austrália, se apaixonou por Michael Jordan, pelo esporte, e desde jovem partiu atrás de seu objetivo. Viveu na Inglaterra, no Canadá, mora nos Estados Unidos e por mais de 10 anos trabalhou em grandes veículos cobrindo a NBA. Em 2022, largou tudo para embarcar em um novo projeto: jogar rachas em 20 países diferentes. Até agora, 19 já foram. E a parada final será justamente no Brasil!
+ Compre seu ingresso para o Jogo das Estrelas 2024
O jornalista, que atuou em veículos como a NBA TV e o portal The Athletic, desembarca nesta segunda-feira (11/3) em São Paulo para acompanhar o Jogo das Estrelas do NBB CAIXA e vivenciar a cultura do basquete por aqui.
Até agora, a jornada de Leigh Ellis já passou por quatro continentes (África, América, Ásia e Europa), nos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Canadá, Croácia, Eslovênia, Estados Unidos, França, Filipinas, Grécia, Islândia, Japão, Islândia, Lituânia, México, Portugal, Quênia, Sérvia, Turquia e Zâmbia.
A proposta do australiano é sempre viver a cultura do basquete local. O jornalista costuma aparecer em quadras icônicas de cada cidade e jogar com a galera que estiver por lá. E nesse processo, histórias interessantes acontecem.
Por exemplo, quando passou por Liubliana, capital da Eslovênia, Ellis teve a oportunidade de jantar com Sasa Doncic, simplesmente o pai de Luka Doncic, em um evento que durou horas e teve mais álcool do que o esperado.
Em Zagreb, na Croácia, o jornalista visitou o local onde surgiu o tradicional clube KK Cibona, que entre outros nomes revelou a lenda Drazen Petrovic. Em 1945, pessoas da cidade adaptaram uma quadra de tênis para o basquete. O esporte pegou por lá e, ao longo dos anos, a equipe se tornou uma das principais do país. Quando Leigh passou por lá, ele mostrou o local de fundação, que estava deteriorado pela falta de manutenção. Por causa da repercussão do vídeo, autoridades decidiram reformar a quadra.
Ver esta publicação no Instagram
A trajetória de Ellis deu o que falar por onde o australiano passou. Recentemente, ele participou do podcast The Steam Room, com o pós-jogador Charles Barkley e o jornalista Ernie Johnson, ambos membros do Hall da Fama do basquete. A jornada também foi registrada em outros veículos renomados, como L’Equipe (França), The Washington Post (Estados Unidos), Sportstv (Portugal) e Toronto Star (Canadá), entre outros.
Ver esta publicação no Instagram
Próxima parada: Brasil
Leigh Ellis retorna ao Brasil após 24 anos. Sua última passagem pelo país aconteceu na virada de 1999 para o ano 2000. Vale lembrar que naquela época havia um receio geral de que os computadores não entendessem a mudança e causassem uma pane geral em sistemas e serviços pelo mundo. “Eu fui para o Rio porque, se acontecesse uma pane global, o lugar que eu queria estar era Copacabana”, relembra o jornalista.
Muita coisa mudou na vida de Ellis desde então: ele viveu em Londres e Toronto, se estabeleceu nos Estados Unidos, conseguiu se inserir na mídia, casou e teve dois filhos. Mas algo permanece igual: o amor pelo basquete.
Desta vez, Ellis retorna ao Brasil para mergulhar na cultura do esporte. O jornalista participará de diversas atividades relacionadas ao maior evento esportivo do país.
Na terça-feira (12/3), Ellis fará uma palestra para as equipes de comunicação e marketing da Liga Nacional de Basquete (LNB), compartilhando sua experiência e contando suas vivências no esporte. Nos dias seguintes, acompanhará os jogadores do NBB CAIXA em uma das ações sociais promovidas pela liga. No media day, na quinta (14/3), o jornalista entrevistará os estrangeiros que atuam no Brasil. E ele também estará presente nos Torneios de Habilidades Penalty, de 3 Pontos Sportsbet.io e Enterradas na sexta-feira (15/3); e no Jogo das Estrelas, no sábado (16/3).
A agenda parece cheia, mas Leigh Ellis ainda encontrará tempo para visitar quadras icônicas da cidade – como nos Parques do Ibirapuera e Villa-Lobos – e jogar com a galera. Depois, o australiano ainda vai para o Rio de Janeiro.
Ver esta publicação no Instagram
“Estou muito animado para ir a São Paulo para o Jogo das Estrelas. Eu estou vindo para trabalhar. Estou disposto a conhecer pessoas, lugares, a falar com qualquer meio de comunicação porque é assim que eu quero passar minha mensagem adiante. Estou aqui para jogar, me divertir e conhecer pessoas”, afirmou.
Para acompanhar esta programação, siga Leigh Ellis (@leighellis) nas redes sociais. E se você encontrá-lo em alguma quadra por aí, pode chamá-lo para jogar. É para isso que ele está no Brasil!
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca