#JOGAJUNTO

NBA

jr. nba League 2018

23-03-2018 | 12:39
Por Liga Nacional de Basquete

Com inclusão de escolas públicas, projetos sociais e até categoria feminina, 2ª edição do jr. nba League contará com mais de 600 crianças

jr, nba League foi um sucesso em 2017 e trouxe novidades para a edição 2018, como escolas públicas e institutos, competição feminina e até All Star Game (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Depois do grande sucesso em 2017, a NBA oficializou a temporada 2018 da jr. nba League no Brasil, campeonato escolar de basquete que acontece na cidade de São Paulo (SP). E com muitas novidades. Na edição deste ano, além da competição no formato tradicional no masculino, com a participação de 30 equipes, haverá também a disputa no feminino, com 12 times.

Ao todo, mais de 600 meninos e meninas de 12 a 14 anos (nascidos a partir de 2004 e não federados) de 42 escolas (particulares e públicas) e projetos sociais – cada escola representa uma franquia do basquete profissional americano -, estarão em quadra no campeonato, que será disputado entre março e junho.

A competição será realizada nos mesmos moldes da liga profissional dos Estados Unidos, ou seja, com temporada regular, playoffs e Finais. A segunda edição trará também, pela primeira vez, um “All-Star Game” para a garotada.

“Vimos na edição do ano passado que a plataforma jr. nba se conecta muito bem com as escolas. O basquete já está presente no dia a dia desses jovens, seja por meio do jogo, da simples prática da atividade esportiva ou pelo estilo de vida. Essa garotada acompanha NBA, entende, torce, segue a liga e seus ídolos, está mergulhada no mundo da liga”, afirmou Rodrigo Vicentini, Diretor Sênior de Parcerias Globais de Marketing, Novos Negócios e Eventos da NBA no Brasil.

“O campeonato do ano passado foi bem disputado e ficamos impressionados com o engajamento de escolas e alunos. Só nas finais, por exemplo, foram mais de 130 mil pessoas acompanhando a transmissão ao vivo pelo Facebook. Estamos trazendo novidades para essa nova edição, a competição cresceu, temos o torneio das meninas, incluímos datas no calendário, como o All-Star Game, e estamos preparando ainda muitas surpresas para nossos fãs”, concluiu Rodrigo Vicentini.

O Draft

Tudo começa com o Draft Combine, neste sábado, dia 24 de março, no Colégio Miguel de Cervantes, quando os atletas passarão por testes e avaliações de desempenho. Os resultados servirão de base para a definição dos rankings masculino e feminino para a cerimônia do Draft (dia 2 de abril, no Teatro das Artes), onde cada equipe vai saber qual camisa vai vestir no campeonato.

Uma vez definidas as franquias, as equipes serão separadas em divisões, assim como acontece na NBA, e cada divisão terá seus confrontos em uma sede. Serão cinco sedes, cada uma com seis equipes, e as chaves serão formadas de acordo com a proximidade geográfica. Além disso, pela primeira vez, será realizado o All-Star Game, em 12 de maio, com torneios individuais, shows, o tradicional ‘Jogo das Estrelas’ e muito mais.

É Draft mesmo! Cada escola defende uma equipe da NBA no jr. nba League (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Como premiação, a organização vai oferecer troféus ao ‘MVP’ (Melhor Jogador) do All-Star Game e da competição, aos vencedores dos torneios individuais do ‘All-Star Weekend’ e anéis aos campeões, exatamente como acontece na NBA.

Relembre 2017

O Colégio Bandeirantes, representando o New Orleans Pelicans, foi o campeão do primeiro jr. nba League no Brasil. Na decisão do torneio, disputada no Colégio Salesiano Santa Terezinha, o Pelicans/Band derrotou o Philadelphia 76ers/Dante Alighieri por 24 a 21 em confronto definido nos segundos finais. Rodrigo Gaspar, do Bandeirantes, foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso).

+Assista ao vídeo do jr. nba League 2017 

Nos desafios de arremessos e habilidades, cada escola teve um representante: Francisco Moura (Detroit Pistons / Escola Castanheiras) foi o vencedor nos arremessos, Guilherme Camargo (Golden State Warriors / Santi) levou a melhor em habilidades. Guilherme foi ainda o maior pontuador do campeonato. O Colégio Eduardo Gomes (Dallas Mavericks) foi a equipe preferida no ‘Torcidômetro‘.

A jr. nba League é uma plataforma de sucesso em mais de 20 países como Espanha, Sérvia, Rússia, Congo, Itália, Quênia, Turquia, Argentina, México e Inglaterra, entre outros.

Madrinhas de ouro

A jr. nba League 2018 trouxe também duas campeãs mundiais para participar do campeonato: ‘Magic’ Paula, fundadora do Instituto Passe de Mágica, e Alessandra, madrinha da escola Recanto Verde Sol. As duas ex-atletas fizeram história com a camisa da Seleção Brasileira e conquistaram o Campeonato Mundial em 1994 (Austrália) e o vice-campeonato dos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996), entre muitos outros.

Agora, essas lendas do basquete estão em quadra trabalhando pelo futuro da modalidade e vão acompanhar pupilos e pupilas na disputa da jrnba League 2018, que começa neste sábado, dia 24, a partir das 9h (horário de Brasília), com a realização do Combine, no Colégio Miguel de Cervantes.

“Estamos muito felizes em participar da liga, é uma oportunidade para que essa molecada possa trocar experiências e vivenciar mais o esporte. É o nosso primeiro ano e é muito bom ver que esses meninos e meninas, que começaram brincando, hoje vivem o basquete como paixão. Com certeza, será uma experiência incrível”,  disse Magic Paula, que fundou seu instituto em 2004.

“É uma oportunidade de ouro para esses ‘mini atletas’. São jovens que amam o esporte, que sonham com um evento como esse, há uma expectativa enorme, mas o mais importante é que estamos formando cidadãos. A possibilidade com a interação com outras escolas, nesse ambiente mágico que é a quadra, é fantástico. É uma competição, todos querem vencer, mas que todos possam aproveitar e se divertir”, falou Alessandra, que atuou por Indiana Fever, Seattle Storm e Washington Mystics, em cinco temporadas na WNBA.

Outra equipe que merece destaque é o Instituto Brazolin/Anjos do Esporte, que vai competir no torneio masculino, e foi criado em 2010, por André Brazolin, ex-armador com passagens por Flamengo (RJ) e Corinthians (SP), entre outros.

“Todos os meninos do instituto falam em NBA, em participar da NBA, querem fazer parte da liga. Isso não tem preço, é o reconhecimento do trabalho que todos estão fazendo. Para esses meninos, vestir a camisa de uma equipe da NBA é ser da NBA, é ver que o sonho é possível. É um sonho se realizando. Isso é fundamental para que esses jovens possam acreditar num futuro melhor”, disse André.

Programação

24/03 – Draft Combine
(Colégio Miguel de Cervantes – endereço: Av. Jorge João Saad, 905 – Morumbi / São Paulo)

02/04 – Draft 2018
(Teatro das Artes / Shopping Eldorado – endereço: Av. Rebouças, 3.970 – Pinheiros / São Paulo)

05/04 a 09/05 – Temporada Regular

12/05 – All-Star Game
(Colégio Miguel de Cervantes)

18/05 a 20/05 – Camp jr. nba
(Clube Alto dos Pinheiros – endereço: rua Guerra Junqueiro, 115 – Alto de Pinheiros / São Paulo)

26/05 a 02/06 – Playoffs

09/06 – Finais
(Colégio Salesiano Santa Teresinha – endereço: rua Dom Henrique Mourão, 201 – Santa Teresinha / São Paulo)

As equipes participantes

Masculino

1 – Jardim São Paulo
2 – Escola Castanheiras
3 – Colégio Bandeirantes
4 – Colégio Notre Dame
5 – Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré
6 – Colégio Amorim
7 – Fundação Bradesco Jardim Conceição
8 – Colégio Dante Aighieri
9 – Colégio Etapa
10 – Escola Santi
11 – Colégio Albert Sabin
12 – Colégio Salesiano Santa Teresinha
13 – Colégio Santo Américo
14 – Escola Morumbi
15 – Colégio Eduardo Gomes
16 – Colégio Humboldt
17 – Colégio Vértice
18 – Colégio Stella Maris
19 – Colégio Mater Amabilis
20 – Graded School
21 – Colégio Miguel de Cervantes
22 – St Paul´s School
23 – Colégio Pentágono Morumbi
24 – Colégio Batista Brasileiro
25 – Colégio Marista Arquidiocesano
26 – Instituto Superação
27 – Instituto Brazolin
28 – Santa Fé Hunters
29 – Instituto Passe de Mágica
30 – Escola Pública Professor Jacomo Stavale

Feminino

1 – Colégio Bandeirantes
2 – Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré
3 – Colégio Amorim
4 – Colégio Etapa
5 – Colégio Dante Alighieri
6 – Colégio Albert Sabin
7 – Colégio Vértice
8 – Colégio Miguel de Cervantes
9 – St. Paul’s School
10 – Recanto Verde Sol
11 – Instituto Passe de Mágica
12 – Graded School