HOJE
Justa homenagem
Por Liga Nacional de Basquete
Liga Nacional de Basquete homenageia Ary Vidal e troféu de técnico da temporada levará o nome do lendário treinador da Seleção Brasileira

(Luiz Pires/LNB)
A Liga Nacional de Basquete presta uma homenagem a uma das figuras mais importantes da história do basquete nacional. A partir deste ano, o troféu dado ao melhor técnico da temporada levará o nome do ex-treinador da Seleção Brasileira, Ary Vidal, hoje com 76 anos.
Ary Vidal foi um dos treinadores mais importantes no país e comandou a Seleção Brasileira em diversas conquistas internacionais. Sob seu comando, o os brasileiros chegaram pela última vez ao pódio em um Campeonato Mundial, com o terceiro lugar em 1978. Também foi com ele que o Brasil ganhou a medalha de ouro no Pan-Americano de Indianópolis, em 1987, superando os temidos norte-americanos na decisão.
O ex-treinador também esteve a frente da Seleção em duas Olimpíadas. Foi quinto colocado em Seul 1988 e sexto em Atlanta 1996 – esta a última aparição brasileira em Jogos Olímpicos.
“Para mim, é sensacional receber esta homenagem. Fiquei emocionado”, comentou Ary Vidal.
Nascido no Rio de Janeiro, Vidal tem passagem por diversos clubes pelo país, como Tijuca, Flamengo, Fluminense, Vasco, Sírio, Minas, Uberlândia e Sport Recife. Pelo Corinthians de Santa Cruz do Sul (RS), alcançou sua conquista mais importante, o campeonato nacional de 1994.
Tendo vivido os tempos áureos do basquete nacional, Ary Vidal vê de perto o ressurgimento da modalidade do país. Mesmo aposentado da função de treinador por problemas de saúde, o basquete ainda faz parte de sua vida. Vidal revelou que acompanha o NBB e frequenta jogos das equipes do Rio de Janeiro, cidade onde mora.
“O NBB está muito bom, ainda mais agora na fase final. O basquete passou por um momento ruim, mas agora voltou a crescer e recuperar seu merecido espaço, disse o lendário treinador.
Nas edições anteriores do NBB, os vencedores do prêmio de melhor técnico foram Paulo Chupeta (Flamengo – 2009), Lula Ferreira (Brasília – 2010) e Hélio Rubens (Franca – 2011).

Hélio Rubens ficou com o prêmio de Melhor Técnico em 2011 (Luiz Pires/LNB)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca