HOJE
JustasHomenagens
Por
Lendários clubes do basquete nacional, Sírio e Monte Líbano serão homenageados nos uniformes de NBB Brasil e NBB Mundo; atleta também estarão presente

Sírio foi campeão mundial interclubes em 1979, no Ginásio do Ibirapuera (Reprodução)
O Jogo das Estrelas 2017 será marcado por uma homenagem da Liga Nacional de Basquete a duas das principais equipes da história do basquete nacional. Durante o evento festivo no Ginásio da Ibirapuera, no dia 19/03, a LNB homenageará o Esporte Clube Sírio e o Clube Atlético Monte Líbano, ambos da cidade de São Paulo, grandes potências da modalidade entre as década de 70 e 80.
Os dois times estarão representados no duelo entre NBB Brasil e NBB Mundo. A equipe brasileira vestirá a cor azul em alusão ao Monte Líbano, vice-campeão do mundo em 1985, enquanto que a legião dos estrangeiros usará a cor vermelha em homenagem ao Sírio, campeão Mundial de Clubes em 1979.
+ Quer saber tudo sobre o Jogo das Estrelas? Clique aqui e acesse o site oficial do evento
A LNB também homenageará os atletas que fizeram parte destas históricas equipes e nomes como Marcel, Pipoka, Marquinhos Abdalla, Cadum Marcelo Vido, Dodi e Eduardo Agra estarão no Ginásio do Ibirapuera e receberão placas comemorativas em relação às expressivas conquistas na década de 80 durante a grande festa do basquete brasileiro.
O histórico título do Sírio em 1979 veio depois de uma incrível vitória no Ginásio do Ibirapuera contra o Bosna Sarajevo, da antiga Iugoslávia, por 100 a 98. Naquela ocasião, astros como Oscar Schmidt, Marcel, Marquinhos Abdalla, Marcelo Vido, Eduardo Agra e o capitão Dodi lideraram a equipe à glória, que foi celebrada com a emblemática “invasão”, em que os torcedores se juntaram aos jogadores para comemorar dentro da quadra. Além do Mundial, o Sírio se firmou ainda mais como potência ao faturar sete títulos nacionais e oito Sul-Americanos.
Já o Monte Líbano se destacou pela dinastia criada na década de 80, na qual conquistou cinco títulos nacionais (entre 1982 a 1987), sendo os quatro últimos de maneira consecutiva. Neste período, o clube paulistano foi vice-campeão mundial em 1985, após ser derrotado pelo anfitrião Barcelona na grande final. Os grandes responsáveis por esta época áurea foram Cadum Guimarães, Israel, Pipoka, Maury e Marcel, o único a atuar pelas duas equipes.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte. O Jogo das Estrelas é também um evento viabilizado através da Lei de Incentivo ao Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca