#JOGAJUNTO

NBA

Kamilla bicampeã da NCAA!

07-04-2024 | 09:26
Por Gustavo Marinheiro

Cotada para a quarta escolha do draft, a pivô brasileira Kamilla Cardoso vai para a WNBA com dois títulos universitários e um MVP do Final Four em seu currículo

Neste domingo (07/04), a brasileira Kamilla Cardoso levou o South Carolina Gamecocks à conquista do campeonato universitário americano de basquete feminino, a NCAA. A vitória por 87 a 75 sobre o Iowa Hawkeyes não apenas consolidou a equipe de Cardoso como campeã, mas também marcou a segunda conquista para a pivô, que foi nomeada a MVP do Final Four.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

A trajetória da brasileira até o topo do basquete universitário americano é digna de nota. Seu primeiro título chegou em 2022, em um momento em que ela ainda estava encontrando seu espaço na equipe, participando da rotação e com uma atuação modesta na final contra o Uconn Huskies, com cinco pontos e quatro rebotes. Esse título já havia sido histórico para Kamilla, que tornou-se a primeira brasileira a conquistar um campeonato da NCAA.

Desta vez, a atleta, aos 22 anos, liderou sua equipe com uma autoridade inquestionável. Seu desempenho na final deste ano foi dominante. A pivô conseguiu 15 pontos, 17 rebotes — um recorde pessoal — e três tocos. Durante todo o campeonato, a brasileira juntou médias de 14,5 pontos, 9,5 rebotes, 2,1 assistências e 59% de aproveitamento nos arremessos de quadra, o que auxiliou bastante a sua equipe em uma campanha de 38 vitórias em 38 jogos, terminando de forma invicta.

Além de Kamilla, a ala-pivô Chloe Kitts também se destacou pelo time do South Carolina, com 11 pontos e 10 rebotes. Além disso, Tessa Johnson, que registrou 19 pontos (sua maior marca da carreira), foi a cestinha da equipe. Pelo lado de Iowa, a destaque foi Caitlin Clark, cotada como a primeira escolha do draft, que terminou com 30 pontos e encerrou sua carreira universitária como a maior pontuadora da história da NCAA.

Visando o futuro, Kamilla Cardoso já está de olho na WNBA, a elite do basquete feminino mundial. Sua inscrição no draft foi confirmada pelas redes sociais e os olheiros já a colocam como uma das principais promessas do próximo draft, no qual a ESPN a projeta na quarta posição, potencialmente a ser escolhida pelo Los Angeles Sparks. A expectativa é que a pivô se junte a Damiris Dantas e Stephanie Soares na próxima temporada como representantes brasileiras na maior liga do planeta.