#JOGAJUNTO

NBA

Ídolode gerações

26-01-2020 | 07:17
Por Douglas Carraretto

Lenda do basquete e do esporte, Kobe Bryant deixa um legado que jamais será esquecido pelos amantes da bola laranja

A dolorida partida de Kobe Bryant, o ídolo que sempre será lembrado (Divulgação)

O basquete está de luto. É difícil descrever o sentimento dessa perda em pleno domingo de lazer. Kobe Bryant, um dos maiores atletas da história do basquete e do esporte mundial, partiu aos 41 anos, vítima de um acidente de helicóptero na Califórnia, nos Estados Unidos. Que golpe duro.

Kobe deixou esposa e três filhas. A quarta delas também estava no helicóptero e se foi junto com ele. Ao mesmo tempo, ele deixou uma legião de fãs ao redor do mundo. Cada um de seus admiradores está ferido nesse momento tão difícil. E estamos mesmo… É um ídolo que inspirou seguidas gerações ao redor do mundo, que deixou um legado de vitórias e momentos inesquecíveis.

O sentimento amargo dessa perda mostra o real significado de um ídolo. E ele era especial. É como se fosse da nossa família. Quantas pessoas por aí são apaixonadas por basquete porque viram Kobe Bryant jogar? Quantos por aí já brilharam os olhos ao ver um momento de Kobe Bryant?

E olha lá, quantos de nós já quiseram ser como Kobe Bryant? Bastava vestir uma camisa ou apenas assistir um vídeo dele para inchar o peito de confiança e encarar qualquer desafio de frente. Sem medo. Esse é o Mamba Mentality. Esse é Kobe Bryant.

Em 2013, Kobe veio ao Brasil para um evento no Ibirapuera e posou ao lado dos jogadores da Seleção Brasileira de Novos (Divulgação)

Foi assim que Kobe estabeleceu seu legado, ou reinado, na NBA. Em 20 temporadas, foram cinco anéis de campeão, dois troféus de MVP das Finais e um de MVP da temporada 2007/2008, além de 18 aparições no All Star Game, com direito a quatro prêmios de MVP. Tiveram também dois ouros olímpicos com a Seleção dos Estados Unidos. É…

Fora seus inesquecíveis 81 pontos contra o Toronto Raptors em 2006. Foi histórico! E o “ressurgimento”? Depois de anos de lesões e incertezas, Kobe se reergueu na última temporada de sua carreira e a terminou em grande estilo: aos 37 anos, fez 60 pontos e deu uma vitória absurda aos Lakers contra o Utah Jazz em 2016. Simplesmente mágico.

É nesse momento que percebemos a fragilidade da vida. Percebemos a importância de aproveitar cada segundo por aqui. E foi exatamente assim que Kobe Bryant viveu. Cada fração de segundo foi vivida intensamente. Todo espaço de tempo era suficiente para ele fazer uma mágica e vencer uma partida. Assim era Kobe Bryant.

Lamentamos, e muita, sua partida. Mas acima de tudo, agradecemos pelo legado. Obrigado, Kobe. Obrigado por inspirar gerações e gerações de basqueteiros. Obrigado por respeitar o jogo e fazer dele sua profissão e religião. Obrigado por ter sido um vencedor. Obrigado por nos ensinar a querer vencer. Obrigado, Kobe, por ter sido Kobe Bryant. Você nunca será esquecido.

Kobe Bryant partiu, mas deixou um legado que jamais será esquecido (Reuters)