HOJE
Focado para a Super 8
Por Juvenal Dias
Com grandes objetivos traçados para a temporada 2024/25, o KTO Minas é o primeiro time a se garantir na Copa Super 8 e promete não baixar a intensidade até a competição, em janeiro
Na última segunda-feira (02/12), o KTO Minas deu um passo importante na busca de seus objetivos e, ao vencer o Botafogo, no Rio, por 95 a 68 no NBB CAIXA, assegurou sua vaga para a Copa Super 8 de 2025. É o primeiro clube a atingir as vitórias necessárias para a competição de tiro curto que engloba os melhores do primeiro turno. O treinador Léo Costa comemorou, mas mantendo a exigência: “Felizes, mas não satisfeitos”.

Léo Costa tem apreciado o esforço dos atletas do KTO Minas na busca da vaga à Copa Super 8. Foto: Hedgard Moraes/MTC
Um dos aspectos que torna o NBB CAIXA extremamente atraente é o quesito competitividade. E não tem essa de ‘vamos nos poupar no primeiro turno e nos recuperamos na frente’. O time que almeja ter títulos na temporada precisa dar tudo de si desde o início e somar resultados positivos logo nas primeiras rodadas. Ser constante no decorrer da competição, como tem sido o KTO Minas é o caminho para estar na disputa desses títulos.
Assim, a partir do momento em que a Copa Super 8 foi criada para um torneio curto de meio de temporada ser disputado, o desempenho no primeiro turno passou a ser ainda mais relevante nesse processo. Léo Costa, treinador do KTO Minas, sabe como ninguém dessa máxima e considera a Copa Super 8 importante, não só como uma conquista, mas como um momento vital também para o restante da temporada. A competição reúne os oito melhores clubes do primeiro turno do NBB CAIXA em chaveamento olímpico, de jogo único, com mando de quem teve a melhor campanha e que, com três partidas, é possível levantar a taça de campeão.
Das seis edições anteriores, apenas três clubes saíram vencedores, Flamengo (3x), Sesi Franca (2x) e o próprio KTO Minas, em 2022, com o mesmo Léo Costa como treinador vitorioso. Desse modo, a Tempestade, que começou a temporada de 2024/25 vencendo o Torneio de Abertura NBB, vai atrás do segundo troféu da Copa e da temporada para a galeria. Assim como na temporada anterior, o KTO Minas foi o primeiro time a garantir na matemática sua vaga entre as oito melhores. Na atual edição, são 12 vitórias e apenas uma derrota até o momento, com 92,3% de aproveitamento.
O único revés foi fora de casa, contra o Sesi Franca, na segunda rodada. Ou seja, o time mineiro soma onze vitórias seguidas, sendo quatro delas na Arena UniBH e outras sete fora de seus domínios e em locais como o Panela de Pressão (Bauru Basket) e Maracanãzinho (Flamengo). Léo Costa comemorou a classificação, mas sabe também que não dá para diminuir o ritmo até o restante do primeiro turno do NBB CAIXA acabar. E nem no começo do segundo turno, já que a Copa Super 8 ocorre com a segunda metade em andamento. “Ficamos felizes por termos garantido a classificação antecipada para a Super 8, mas não satisfeitos. Temos objetivos grandes para a temporada e vamos continuar brigando por eles”, ressaltou o treinador.
A uniformidade como joga é um fator marcante do KTO Minas e dos atletas comandados por Léo. “A cada rodada a equipe vem crescendo, ganhando em entrosamento e maior consistência. Esperamos seguir evoluindo pois seremos exigidos nessas questões nos momentos decisivos”, explica o técnico da Tempestade.
Na temporada 2023/24, o KTO Minas classificou-se com a segunda colocação geral, mas foi superado em casa, na semifinal contra a Unifacisa, e não disputou o título, que o Flamengo comemorou em seu ginásio. Dessa vez, Léo Costa trabalha para que a sua equipe se mantenha na primeira colocação do NBB CAIXA e possa ter o mando de quadra até uma eventual final da Copa Super 8. “Cobro muito dos atletas de estarem focados em cada partida, sem ficar projetando o longo prazo. Acho que isso tem nos ajudado a manter o bom nível nos jogos e conseguir as vitórias que nos colocaram na liderança até aqui. Temos que manter esse pensamento de encarar cada jogo com nosso limite de performance. Parabenizo os atletas pela entrega e concentração que têm colocado nas partidas”, concluiu.
Ou seja, se depender do KTO Minas, a competitividade do NBB CAIXA vai continuar no nível máximo de exigência, porque o time mineiro tem mostrado rodada após rodada que é uma equipe extremamente difícil de ser superada e que seu treinador vai continuar extraindo o melhor de cada um de seus comandados. Agora, as outras equipes que lutem pelas vagas restantes da Copa Super 8.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca