HOJE
Segue o líder
Por Marcius Azevedo
KTO Minas lidera o NBB CAIXA 2024/25 com um elenco homogêneo, em que todos dão sua parcela de contribuição individual para o ganho coletivo
Líder do NBB CAIXA 2024/25 com oito vitórias em nove jogos, o KTO Minas tem uma característica que vem sendo construída pelo técnico Léo Costa ao longo das últimas temporadas e que salta aos olhos ao analisar o desempenho individual dos jogadores. A equipe mineira é bastante homogênea. Todo o elenco dá sua parcela de contribuição para o ganho coletivo.
Cinco jogadores, por exemplo, ostentam mais de 10 pontos de média por jogo na temporada. O maior pontuador do KTO Minas é Alexandre Paranhos, com 12, seguido de Juan Pablo Arengo (10,9), Luis Montero (10,5), Franco Baralle (10,4) e Danilo Fuzaro (10,4). O mesmo cenário acontece com rebotes, assistências e eficiência.
“Essa é uma característica do KTO Minas que vem sendo implementada como filosofia de trabalho nas últimas temporadas, onde ficamos sempre no Top 3 em assistências, o que mostra essa prioridade do jogo coletivo. Existem destaques individuais naturalmente. Mas não há dependência de um ou dois jogadores, com uma identidade de uma equipe altruísta, é uma filosofia que eu acredito muito, porque penso que faz com que nos tornemos menos previsíveis”, afirmou Léo Costa.
Para exemplificar o que disse o treinador, o KTO Minas, neste momento, está na quarta colocação em assistências, com 17,7 por jogo, atrás apenas de Corinthians, Flamengo e Ceisc/União Corinthians. A equipe mineira ocupa o primeiro lugar em rebotes (42,7), tocos (3,3), eficiência (99,9) e arremessos de 2 pontos (21,7), além de ser segunda em pontos (82,3).
“Dependemos sim, de boas atuações individuais em prol do grupo. Cada elo, entregando o seu melhor dentro de suas características, para o crescimento da equipe. Por isso, nós nos preocupamos tanto com o perfil dos atletas que estamos agregando a equipe na hora das contratações. Quem vem jogar no KTO Minas, sabe que colocar a equipe em primeiro lugar é uma prioridade, que não será quebrada, independente do talento que cada um agrega ao time”, acrescentou o treinador.
Tempestade de enterradas na Arena UniBH 😤🔥
O @MinasTenisClube aumentou o ritmo a partir do 2º quarto e chegou ao 3º triunfo no #NBBCAIXA 2024/25 ⚡️
Com contra-ataques fulminantes, a equipe do técnico Léo Costa distribuiu enterradas e conquistou grande vantagem. ➡️
📸 Hedgard… pic.twitter.com/hAt5xZeTES
— NBB CAIXA (@NBB) October 22, 2024
Capitão do KTO Minas, Alexandre Paranhos demonstrou que entrosamento vai além das quadras, também sendo homogêneo discurso. “Essa homogeneidade é fruto da filosofia de jogo. O Léo tem implementado isso há algumas temporadas, montando um time homogêneo, em que várias peças podem ser perigosas. Isso dificulta muito mais o trabalho da equipe adversária para escaltear o nosso time. Temos vários jogadores com características que agregam para o grupo. Trabalhamos isso nos treinos e, nos jogos, é possível ver bem isso, com uma equipe bem distribuída em quadra, com cada com o seu momento em quadra, com todos sabendo muito bem respeitar isso”, afirmou o pivô. “É um processo muito natural dentro da filosofia do Léo. Todo mundo que chega sabe essa maneira de trabalhar. Fica um jeito gostoso de jogar, bonito para quem está vendo também, porque é uma equipe coletiva, fica claro nos números.”
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.