HOJE
Segue o líder
Por Marcius Azevedo
KTO Minas lidera o NBB CAIXA 2024/25 com um elenco homogêneo, em que todos dão sua parcela de contribuição individual para o ganho coletivo
Líder do NBB CAIXA 2024/25 com oito vitórias em nove jogos, o KTO Minas tem uma característica que vem sendo construída pelo técnico Léo Costa ao longo das últimas temporadas e que salta aos olhos ao analisar o desempenho individual dos jogadores. A equipe mineira é bastante homogênea. Todo o elenco dá sua parcela de contribuição para o ganho coletivo.
Cinco jogadores, por exemplo, ostentam mais de 10 pontos de média por jogo na temporada. O maior pontuador do KTO Minas é Alexandre Paranhos, com 12, seguido de Juan Pablo Arengo (10,9), Luis Montero (10,5), Franco Baralle (10,4) e Danilo Fuzaro (10,4). O mesmo cenário acontece com rebotes, assistências e eficiência.

KTO Minas tem um elenco em que todos entendem sua importância. Foto: Hedgard Moraes
“Essa é uma característica do KTO Minas que vem sendo implementada como filosofia de trabalho nas últimas temporadas, onde ficamos sempre no Top 3 em assistências, o que mostra essa prioridade do jogo coletivo. Existem destaques individuais naturalmente. Mas não há dependência de um ou dois jogadores, com uma identidade de uma equipe altruísta, é uma filosofia que eu acredito muito, porque penso que faz com que nos tornemos menos previsíveis”, afirmou Léo Costa.
Para exemplificar o que disse o treinador, o KTO Minas, neste momento, está na quarta colocação em assistências, com 17,7 por jogo, atrás apenas de Corinthians, Flamengo e Ceisc/União Corinthians. A equipe mineira ocupa o primeiro lugar em rebotes (42,7), tocos (3,3), eficiência (99,9) e arremessos de 2 pontos (21,7), além de ser segunda em pontos (82,3).
“Dependemos sim, de boas atuações individuais em prol do grupo. Cada elo, entregando o seu melhor dentro de suas características, para o crescimento da equipe. Por isso, nós nos preocupamos tanto com o perfil dos atletas que estamos agregando a equipe na hora das contratações. Quem vem jogar no KTO Minas, sabe que colocar a equipe em primeiro lugar é uma prioridade, que não será quebrada, independente do talento que cada um agrega ao time”, acrescentou o treinador.
Tempestade de enterradas na Arena UniBH 😤🔥
O @MinasTenisClube aumentou o ritmo a partir do 2º quarto e chegou ao 3º triunfo no #NBBCAIXA 2024/25 ⚡️
Com contra-ataques fulminantes, a equipe do técnico Léo Costa distribuiu enterradas e conquistou grande vantagem. ➡️
📸 Hedgard… pic.twitter.com/hAt5xZeTES
— NBB CAIXA (@NBB) October 22, 2024
Capitão do KTO Minas, Alexandre Paranhos demonstrou que entrosamento vai além das quadras, também sendo homogêneo discurso. “Essa homogeneidade é fruto da filosofia de jogo. O Léo tem implementado isso há algumas temporadas, montando um time homogêneo, em que várias peças podem ser perigosas. Isso dificulta muito mais o trabalho da equipe adversária para escaltear o nosso time. Temos vários jogadores com características que agregam para o grupo. Trabalhamos isso nos treinos e, nos jogos, é possível ver bem isso, com uma equipe bem distribuída em quadra, com cada com o seu momento em quadra, com todos sabendo muito bem respeitar isso”, afirmou o pivô. “É um processo muito natural dentro da filosofia do Léo. Todo mundo que chega sabe essa maneira de trabalhar. Fica um jeito gostoso de jogar, bonito para quem está vendo também, porque é uma equipe coletiva, fica claro nos números.”
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca