HOJE
Fator jogo 1
Por Marcius Azevedo
KTO Minas vê cenário positivo contra o Sesi Franca: 9 das 11 séries de Finais do NBB CAIXA, disputadas em melhor de cinco jogos, foram vencidas pela equipe que ganhou o primeiro jogo
Após vencer o primeiro jogo no Pedrocão, o retrospecto histórico das Finais do NBB CAIXA está ao lado do KTO Minas neste momento. Atual tricampeão, o Sesi Franca terá de mudar um cenário favorável ao time que vence o primeiro jogo da série melhor de cinco para evitar o título inédito da equipe mineira e conquistar o tetracampeonato. O segundo confronto será nesta quinta-feira (12/06), às 19h30, na Arena UniBH.
Em 16 edições, nada menos do que 9 das 11 séries de Finais do NBB CAIXA, disputadas em melhor de cinco jogos, foram vencidas pela equipe que ganhou o primeiro jogo. Ou seja, apenas duas vezes quem saiu atrás no confronto conseguiu reverter e sair campeão. A temporada 2014/15 foi decidida em melhor de três jogos, enquanto em 2011/12, 2012/13 e 2013/14 foi em jogo único. Em 2019/20, não tivemos playoffs por causa da pandemia da covid-19.

KTO Minas venceu o primeiro jogo da final do NBB CAIXA 2024/25. Foto: Yuri Reuters/LNB
Coincidentemente, o Sesi Franca foi o último que alcançou tal façanha. Foi na temporada 2022/23, quando saiu atrás na série contra o São Paulo, perdendo por 98 a 88, no Pedrocão. Depois venceu os dois confrontos no MorumBis, perdeu novamente em casa e confirmou o bicampeonato com um triunfo por 92 a 68, em seu ginásio, fechando por 3 a 2.
A outra virada em Finais do NBB CAIXA foi mais complicada e aconteceu na temporada 2016/17, em uma disputa imprevisível. A decisão foi entre Bauru Basket e Paulistano, que terminaram em quinto e sexto, respectivamente, na fase regular. Foi a primeira vez na história da competição que os três primeiros não brigaram pelo título.
Naquela oportunidade, o Paulistano abriu 2 a 0, sendo o primeiro em casa, no Antonio Prado Jr., e outro no Panela de Pressão. O Bauru Basket conquistou três vitórias consecutivas para faturar o seu primeiro título na história. O triunfo derradeiro foi por 92 a 73, no Gigantão, em Araraquara.
Ver essa foto no Instagram
Além da reviravolta na decisão de 2022/23, o Sesi Franca saiu atrás na melhor de cinco contra o Brasília, em 2010/11, e não conseguiu reverter, perdendo por 3 a 1. O cenário se repetiu em 2018/19, diante do Flamengo, quando o time francano sofreu uma derrota no primeiro jogo, ainda forçou o quinto jogo, mas foi superado por 81 a 72 no Pedrocão.
Nos outros dois títulos, em 2021/22 e 2023/24, o Sesi Franca largou na frente contra o Flamengo, com uma vitória no primeiro jogo, e ficou com o título, ambos na quarta partida da série melhor de cinco.
“Começar um playoff final fora de casa com uma vitória é sempre muito importante, mas temos consciência plena de que não conquistamos nada, foi o primeiro passo. Temos um time suficientemente experiente para saber que Franca vai com toda a força lá agora e nós temos de defender a nossa casa. Com certeza, o ginásio vai estar cheio, vai ter o apoio da nossa torcida e faltam duas ainda. Não é hora de comemorar nada”, afirmou Léo Costa.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca