HOJE
Lá em cima
Por Liga Nacional de Basquete
Postulantes a uma vaga no grupo dos quatro primeiros colocados do NBB, Pinheiros e São José se enfrentam nesta quinta-feira
A rodada desta quinta-feira do NBB 2012/2013 terá uma partida importantíssima na briga por posições na parte de cima da tabela de classificação. Donos da quinta e sétima colocações, respectivamente, Pinheiros/SKY e São José/Unimed duelarão, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo, às 19h15 (de Brasília).
Com a proximidade do fim da fase de classificação da competição, a disputa por uma vaga no grupo dos quatro primeiros colocados está cada vez maior. As equipes que terminarem a etapa inicial do campeonato no G-4 avançarão direto para as quartas de final e ainda terão um tempo de descanso antes de entrarem em quadra pelos playoffs.
Em alta na competição, a equipe joseense soma 15 triunfos e dez derrotas (60% de aproveitamento) e vem de uma sequência de cinco vitórias consecutivas no campeonato . Depois de enfrentar diversos problemas de contusões no início do NBB, o técnico Régis Marrelii está com todo seu plantel à disposição.
“Teremos um jogo dificílimo contra o Pinheiros, mas nossa expectativa é bastante positiva. Nossa equipe vem melhorando jogo a jogo e poderemos contar com todos os titulares. Vamos entrar em quadra para fazer nossa parte, a meta é dar um salto na tabela. Quem sabe, daqui duas rodadas, possamos chegar até o terceiro lugar”, disse o treinador do São José.
Do outro lado, os comandados do técnico Cláudio Mortari se reabilitaram de duas derrotas seguidas, venceram o Cia. do Terno/Romaço/Joinville, na última segunda-feira, fora de casa e chegaram a uma campanha de 16 vitórias em 24 jogos disputados (66,7%).
Para a partida desta quinta-feira, o comandante pinheirense terá apenas o desfalque do pivô Morro, que segue de fora por conta de um problema no joelho. Enquanto isso, o armador Paulinho Boracini está recuperado de uma lesão na mão esquerda, está à disposição e inclusive já participou das duas últimas partidas da equipe na competição.
Por um resultado positivo diante do São José, o Pinheiros aposta no fator casa. Após três partidas seguidas atuando como visitante, o time da capital paulista voltará a atuar em seus domínios nesta quinta-feira. Ao todo, a equipe disputou 11 partidas como mandante e levou a melhor em oito oportunidades (72,7% de aproveitamento).
“Voltar a jogar em casa é muito bom e importante para nós. Teremos o apoio da nossa torcida, e atuar em nosso ginásio é sempre bom. O apoio da torcida será fundamental para vencermos e ficarmos mais perto do nosso objetivo, que é chegar ao grupo dos quatro mais bem classificados”, afirmou o norte-americano Shamell, que alcançou 29 pontos (sua melhor marca na temporada), na vitória diante dos catarinenses
Na partida do primeiro turno, o esquadrão do Vale do Paraíba aproveitou o fato de atuar diante de sua torcida e levou a melhor, pelo placar de 93 a 77. Na ocasião, o confronto foi a reedição da final do Campeonato Paulista 2012, também vencida pelo time da cidade de São José dos Campos.
Além da proximidade nas posições da tabela de classificação da atual temporada, Pinheiros e São José também possuem um histórico equilibrado em partidas válidas pelo NBB. Ao todo, as equipes disputaram nove partidas na maior competição nacional de basquete e os pinheirenses saíram vencedores em cinco oportunidades, contra quatro triunfos da agremiação do interior paulista.