HOJE
Laço de valor
Por Liga Nacional de Basquete
Bauru nos EUA, Flamengo x Orlando Magic no RJ e Brasil em alta no mapa mundial do basquete: parceria entre LNB e NBA só faz crescer a modalidade no país

Duelo entre Flamengo e Orlando Magic encerrou uma série de três amistosos entre Brasil e NBA no mês de outubro (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
No final de 2014, uma parceria pioneira entre LNB (Liga Nacional de Basquete) e NBA (National Basketball Association) foi firmada e com ela a metade de ajudar a desenvolver o basquete brasileiro foi traçada. Os resultados da união vêm sendo notados pouco a pouco e o reconhecimento da tão almejada evolução vem se expandindo não só localmente, mas também internacionalmente.
Em meio a toda sua estrutura, atrações e participação ativa de seus profissionais nos diversos eventos realizados pela LNB, a liga norte-americana tem promovido uma série de atividades envolvendo os clubes brasileiros e colocou o basquete brasileiro em um patamar de importância mundial nunca antes visto por aqui.
Neste sábado, com o duelo entre Flamengo e Orlando Magic, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, o primeiro entre uma equipe brasileira e uma de NBA realizado em solo verde-amarelo na história, chegou ao fim uma série de três partidas entre times verde-amarelos contra franquias da liga norte-americana, iniciada com os jogos do Paschoalotto/Bauru nos Estados Unidos no mês de outubro, contra o New York Knicks e Washington Wizards.
“Pra nós foi incrível ter o Bauru em Nova York para disputar uma partida da pré-temporada contra os Knicks, no Madison Square Garden. A nossa parceria com a LNB visa elevar o basquete no Brasil e isso ajuda muito, foi uma oportunidade muito importante. Nos Estados Unidos o Bauru pôde ver de perto um pouco da prática, um pouco de como funciona a NBA, ficamos muito orgulhosos de participar dessa oportunidade”, disse Philippe Moggio, VP da NBA na América Latina.

União entre NBA e LNB vem sendo fundamental para o crescimento do basquete no Brasil (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
Antes mesmo do acerto da parceria, a NBA realizou duas edições do Global Games no Rio de Janeiro, com as partidas entre as equipes do Chicago Bulls e Washington Wizards, do brasileiro Nenê Hilario, em 2013, e Cleveland Cavaliers, do brazuca Anderson Varejão, e o então atual campeão Miami Heat, com direito a reencontro entre LeBron James, dos Cavs, e a franquia de Miami.
O NBA 3X, evento marcada pelos torneios de basquete 3×3 e pelas diversas atrações de entretenimento, é realizado desde 2012 em solo brasileiro e é um dos maiores sucessos da NBA por aqui. A festa já desembarcou em quatro Estados diferentes no país – SP, RJ, ES e DF – e sempre conta com a presença de dançarinas, mascotes e lendas da liga norte-americana e dos brasileiros que atuam por lá, como Tiago Splitter e Anderson Varejão.
Ainda em 2014, também antes da união entre LNB e NBA ser assinada, a liga norte-americana convidou o Flamengo a disputar três amistosos de pré-temporada nos Estados Unidos, contra Phoenix Suns, Orlando Magic e Memphis Grizzlies, o que representou a primeira participação de uma equipe da América Latina a participar da fase preparatória das franquias da NBA em toda a história.
Já depois do decreto da parceria, a NBA passou a atuar ainda mais no basquete brasileiro e trazer todo seu know-how nos eventos realizados pela Liga Nacional de Basquete, como o Jogo das Estrelas, que contou com estrutura de primeira no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP) e teve a presença do astro da NBA Horace Grant, e a Final do NBB, que teve suas partidas animadas pelo mascote do Phoenix Suns e pelas dançarinas do Orlando Magic, entre outros.

Além do Flamengo, Bauru fez dois amistosos nos Estados Unidos e também ajudou a colocar o NBB em evidência no cenário mundial do basquete (Caio Casagrande/Bauru Basket)
Em mais um de seus atos, o atual campeão das Américas, Paschoalotto/Bauru, repetiu o feito do Flamengo e foi convidado pela NBA para uma turnê de amistosos de pré-temporada na Terra do Tio Sam, diante do New York Knicks, no lendário Madison Square Garden, em Nova York, e Washington Wizards, do brasileiro Nenê Hilário, no Verizon Center, na capital estadunidense.
Assim como os rubro-negros, os bauruenses também não conseguiram nenhuma vitória nos Estados Unidos, mas colocaram seu nome no radar do basquete mundial e deram ainda mais força ao NBB no cenário da modalidade no planeta, já que todas essas partidas são transmitidas pelos canais de entretenimento da NBA e alcança fãs de 215 países diferentes, além, é claro, do SporTV.

Flamengo e Magic fizeram, no Rio de Janeiro, o 1º duelo entre Brasil e NBA em solo brasileiro (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
E por fim, neste sábado, o Rio de Janeiro (RJ) recebeu o NBA Global Games pelo terceiro ano consecutivo e se firmou como principal cidade da América Latina em participações no evento, ao lado da Cidade do México (MEX), e uma das principais também do mundo. No entanto, a edição 2015 do evento foi mais do que especial, pois foi o primeiro envolvendo uma equipe brasileira em toda a história, com o duelo entre Flamengo e Orlando Magic, na HSBC Arena.
“É a primeira vez que fazemos isso (uma equipe brasileira enfrentando uma de NBA no Brasil) e é um orgulho muito grande ver o basquete brasileiro em um nível competitivo para poder jogar contra um time de NBA. Estamos muito contentes com isso. Já está virando uma rotina, no ano passado tivemos o Flamengo disputando três jogos de pré-temporada nos Estados Unidos, esse ano Bauru jogando dois, e agora fechando com o Flamengo jogando contra o Orlando no Rio”, falou Arnon de Mello, Vice-Presidente e Diretor-Executivo da NBA no Brasil.
“Nossa intenção com essas partidas aqui no Rio de Janeiro é incentivar cada vez mais a prática do basquete e fazer com que a modalidade cresça cada vez mais aqui no Brasil. Queremos sempre nos manter próximos aos nossos fãs, não só os fãs da NBA, mas também o fã do basquete em geral”, concluiu Arnon de Mello.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca