#JOGAJUNTO

NBB Caixa

PremiaçãoAlternativa #6

26-07-2017 | 04:06
Por Liga Nacional de Basquete

Bola de 3 milagrosa de André Góes no Jogo 2 das oitavas contra Campo Mourão é eleita Melhor Jogada do NBB CAIXA 16/17

Não tinha como ser outra. A Melhor Jogada da temporada 2016/2017 do NBB CAIXA é a bola de 3 pontos milagrosa do ala/armador André Góes nos segundos finais do Jogo 2 da série oitavas de final entre Universo/Vitória e Campo Mourão, no dia 11 de abril de 2017, no Ginásio de Cajazeira, em Salvador (BA).

Naquela ocasião, o rubro-negro baiano recuperou uma desvantagem de 18 pontos e decretou a incrível virada com o arremesso longo certeiro do camisa 40 a cinco segundos do fim do jogo. A cesta decisiva deixou o placar em 82 a 80 para o Leão, que soltou o grito da vitória e abriu 2 a 0 na série.

“Foi um lance que com certeza vai ficar na memória para sempre. Lembro de toda aquela parte final e da sensação de felicidade total de quando a bola caiu. Na hora teve a comemoração, mas também a preocupação em voltar para a defesa. Quando acabou mesmo que pude celebrar e aproveitar o momento”, disse André Góes.

Sobre a emoção de assistir o lance novamente, André Góes admitiu que fazer esse tipo de bola é o sonho de todo jogador. “Quando assisto, me arrepio, parece que estou de novo no momento e não consigo deixar de imaginar que aconteçam outras ainda na carreira. É o tipo de arremesso que todo jogador sonha em fazer desde criança. Apareceu a oportunidade e eu converti”, finalizou o jogador.

O triunfo deu uma importante vantagem ao Vitória na série, pois o Campo Mourão ainda venceria os dois duelos seguintes para forçar a realização do Jogo 5. Na partida decisiva, também em Cajazeiras, a equipe do técnico Régis Marrelli venceu por 73 a 60 e avançou às quartas pela primeira vez na história.

Mais tarde, os baianos eliminaram o atual campeão paulista e sul-Americano Mogi das Cruzes/Helbor nas quartas de final, por 3 a 2, com direito a vitória no Jogo 5 em pleno Hugo Ramos. Já na semifinal, foi despachado pelo Paulistano/Corpore, por 3 a 0, e terminou o NBB CAIXA 2016/2017 com o histórico terceiro lugar.

“Por ser um jogo de playoff, aumentou ainda mais importância dessa bola. Abrimos 2 a 0 na série e, diante da dificuldade que tivemos nos playoffs, ter pedido aquele jogo poderia ter nos custado a classificação”, comentou André Góes.

Na série contra Mogi, inclusive, André Góes mostrou mais uma vez que é realmente “clutch”. No Jogo 4, em que o Vitória perdia a série por 2 a 1, o ala/armador chutou dois lances livres com o cronômetro zerado, quando o placar estava empatado em 80 a 80. Frio e preciso, o jogador converteu as duas tentativas e deu o triunfo ao Leão (82 a 80) para forçar o Jogo 5 no Hugo Ramos.

A eleição da Melhor Jogada da temporada faz parte da Premiação Alternativa do NBB CAIXA, que também premiou o Melhor Facebook (Bauru), Twitter (Brasília) e Instagram (Bauru), além da Melhor Campanha de Vídeo (Paulistano), Melhor Ativação de Marketing (Brasília), Melhor Uniforme (Solar Cearense) e Melhor Mascote (Franca) da temporada.

A votação contou com a participação de equipes de marketing e comunicação de todos os times do NBB CAIXA, além de staff da LNB e parte da imprensa especializada. Para ficar com o prêmio, a bola de André Góes superou a ponte aérea de Tyrone e Jimmy e o crossover seguido de bola de 3 de Yago Matheus sobre Alex Garcia no Jogo 1 das Finais.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.