HOJE
Largou nafrente
Por Liga Nacional de Basquete
Em jogo eletrizante e com final dramático, Sesi Franca vence Instituto Córdoba pela Liga Sul-Americana e larga na frente na finalíssima da competição
O Sesi Franca Basquete começou as Finais da Liga Sul-Americana 2018 com o pé direito. Em partida decidida nos últimos segundos, o time francano bateu o Instituto de Córdoba (ARG), nesta sexta-feira (07/12), no Ginásio Pedrocão, por 92 a 90, e abriu um a zero na série melhor de três jogos.
+Estatísticas completas da partida
Jovem promessa: O grande destaque da partida foi o jovem ala Didi, de 19 anos. O jogador francano foi terminou a partida com 21 pontos (5/8 nos 3 pontos), três rebotes e 19 de eficiência.
📊 Marcos Louzada lideró a @FrancaBasquete en su victoria 92-90 sobre @InstitutoACC en el primer partido de la Gran Final de la #LSB2018. pic.twitter.com/zh62vKfoLL
— DIRECTV Liga Sudamericana (@Ligamericas) 8 de dezembro de 2018
Efeito coletivo: A equipe francana teve ótima atuação coletiva. Além de Didi, outros cinco jogadores ultrapassaram a marca de dois dígitos de pontuação: o ala David Jackson (16), o armador Alexey (14), o pivô Rafael Hettsheimeir (13), o ala Jimmy (11) e o ala/pivô Lucas Dias (dez).
🧐✍ David Jackson anotó 16 puntos en el triunfo 92-90 de @FrancaBasquete sobre @InstitutoACC en el primer partido de la Gran Final de la #LSB2018. pic.twitter.com/W5G7wCA2o1
— DIRECTV Liga Sudamericana (@Ligamericas) 8 de dezembro de 2018
Se esforçaram: Pelo Instituto, o maior pontuador da equipe foi o ala/armador Leandro Garcia Morales, com 19 pontos, seguido pelo ala Luciano Gonzalez, com 17, e pelo ala pivô Facundo Piñero, autor de 15.
Começo quente: Depois de começar a partida atrás no placar, o Franca conseguiu a virada através do ótimo momento de Alexey, que começou a partida como titular e acertou nada menos que quatro bolas de 3 em quatro tentadas, o que ajudou o time da casa não só a virar o jogo, como também abrir 13 pontos (37 a 24).
¡Dias 💣💥💣💨 @FrancaBasquete! #LSB2018 pic.twitter.com/zjIw0sY7LM
— DIRECTV Liga Sudamericana (@Ligamericas) 7 de dezembro de 2018
¡3, 2, 1….@jdo_18 con el 👌! ⏰🚨 #LSB2018 pic.twitter.com/HXfcEvJ5DB
— DIRECTV Liga Sudamericana (@Ligamericas) 7 de dezembro de 2018
Momento Didi: Vindo do banco, o garoto Didi deu as caras e incendiou o Pedrocão na segunda metade do segundo quarto. Com dez pontos quase seguidos, o ala de 19 anos foi fundamental para uma nova deslanchada dos francanos, que abriram 14 pontos (51 a 37). Desta forma, o Franca manteve o ritmo e foi para o intervalo com o saldo positivo no placar, de 54 a 44.
🎥 Al cierre de la primera mitad, @FrancaBasquete domina 54-44 a @InstitutoACC.
¡Disfruta las mejores jugadas hasta ahora! #LSB2018 pic.twitter.com/j5bcUhhJOc
— DIRECTV Liga Sudamericana (@Ligamericas) 7 de dezembro de 2018
Reação argentina: O Instituto de Córdoba voltou com tudo do intervalo e mudou o cenário da partida. Com atuação dominante do pivô norte-americano Samuel Clancy, a equipe argentina cortou a diferença para apenas um ponto (61 a 60). No entanto, a equipe do técnico Helinho Garcia soube se segurar e, com nova bela aparição de Didi, foi para o último quarto ganhando por 74 a 68.
🎯🎯🎯 ¡Marcos Louzada! 🎯🎯🎯@FrancaBasquete | #LSB2018 pic.twitter.com/IBFEmtV8vv
— DIRECTV Liga Sudamericana (@Ligamericas) 7 de dezembro de 2018
Encostou: No último quarto, o Franca começou com tudo e, já no início do período, o ala Didi, após converter dois pontos para o time francana, consolidou uma vantagem de dez pontos em relação ao Instituto de Córdoba. Dali em diante o perigo rondou sobre o time comandado por Helinho Garcia. O time argentino começou uma blitz contra a equipe brasileira que, com o passar dos minutos, cedeu pouco a pouco o resultado.
Enfim, vitória: Com este cenário, próximo de um desfecho trágico para a equipe francana, a equipe continuou firme na defesa para não sofrer a virada. Já nos segundos finais, no momento em que o jogo estava 92 a 90 para a equipe brasileira, o ala/pivô Lucas Dias bloqueou o chute do Leandro Morales, do Instituto, e não permitiu o empate que levaria a primeira partida da finalíssima para a prorrogação. Após isso, o rebote foi pego pelo ala David Jackson, que manteve a pose e decretou o triunfo do Franca na partida.
🎥 ¡Vea las mejores jugadas del primer partido de la Gran Final entre @FrancaBasquete e @InstitutoACC en la #LSB2018! 🙌
💻 https://t.co/Z21ZGbKP8k pic.twitter.com/pmQlfjO8EB
— DIRECTV Liga Sudamericana (@Ligamericas) 8 de dezembro de 2018
Que venha o Jogo 2: A próxima partida da série final da Liga Sul-Americana 2018 será no dia 13 de dezembro (quinta-feira), em Córdoba (ARG), às 22h15. Se necessário, o Jogo 3 será no dia seguinte, sexta-feira (14/12), no mesmo horário.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca