#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Largou na frente

26-02-2016 | 08:47
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de três quartos equilibrados, Flamengo domina último período e vence clássico brasileiro contra Brasília na abertura do Grupo F da Liga das Américas

O Flamengo largou na frente no Grupo F da Liga das Américas 2016. Nesta sexta-feira (26/02), na partida de abertura da chave realizada no Domo Bolivariano, em Barquisimeto (VEN), o clube da Gávea teve ótimo desempenho no último quarto e venceu o clássico brasileiro contra o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, por 106 a 93

Põe na conta: Com a vitória nesta sexta, o Flamengo deu um importante passo na busca por um lugar no Final Four. Dependendo da combinação de resultados, a equipe pode garantir sua vaga já neste sábado. Já o Brasília precisará vencer seus dois próximos compromissos para ter chance de classificação.

E agora? Na segunda rodada do Grupo F, neste sábado, o Flamengo desafiará o Correcaminos Colon (PAN), às 18h45 (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV. Logo em seguida, às 21 horas (de Brasília), o Brasília fará um duelo de vida ou morte frente ao anfitrião Guaros de Lara (VEN).

Força coletiva: Para sair vencedor, o Flamengo contou com seis jogadores anotando dígitos duplos na pontuação, sendo que três deles vieram do banco de reservas, Marcelinho (15), JP Batista (13) e Ramon (12). Os outros cestinhas rubro-negros foram os titulares Marquinhos e Meyinsse, que marcaram 14 pontos cada, e o norte-americano Robinson, que marcou dez pontos.

+ Clique aqui e confira as estatísticas completas do duelo entre Flamengo e Brasília

Bem que tentou: Do lado do Brasília, o grande destaque individual ficou por conta do armador Deryk Ramos, cestinha do jogo, com 22 pontos.

Boa corrida: Depois de ver o Flamengo fechar o primeiro quarto em vantagem (23 a 16), o Brasília teve um bom momento no início do segundo período e equilibrou o jogo. Com 16 pontos contra apenas cinco dos cariocas no começo da parcial, o time da capital federal virou o jogo e partiu para o intervalo em vantagem (39 a 37).

“Coisa de louco”: O terceiro período foi um verdadeiro show das duas equipes. Jogando um basquete de ótima qualidade, as duas equipes tiveram aproveitamentos ofensivos excelentes, principalmente nos tiros de três pontos. O reflexo desse alto nível ficou no placar da parcial, 31 a 31, e a partida chegou para seus dez minutos finais ainda com os candangos vencendo por dois pontos (70 a 68).

Só deu Flamengo: Os minutos iniciais do último quarto até que foram equilibrados, mas rapidamente o time rubro-negro tratou de dominar completamente as ações. Com destaque para seu ótimo jogo coletivo, a equipe do técnico José Neto mandou no último quarto, venceu a parcial por 38 a 23 e garantiu o triunfo com certa tranquilidade no fim.

Sensação diferente: Normalmente disputado com forte presença das duas torcidas, o clássico entre Flamengo e Brasília foi realizado com o Domo Bolivariano praticamente vazio. As arquibancadas só começaram a ficar preenchias na parte final do jogo, já que o público local começou a chegar para acompanhar a estreia do anfitrião Guaros, diante Correcaminos.