HOJE
4º maior garçom
Por Juvenal Dias
Com menos de cinco minutos de clássico gaúcho, Larry Taylor ultrapassa Nezinho e se isola como quarto maior assistente da história do NBB CAIXA, com 2.121
Se vencer um clássico já é um feito para guardar na história, imagina o que significa estabelecer uma marca recorde dentro de um jogo carregado de rivalidade como é Caxias do Sul Basquete e Ceisc/União Corinthians. No jogo realizado no ginásio do Caxias, do Sesi, nesta quarta-feira (23/10), Larry Taylor, o “Alienígena”, marcou mais uma vez seu nome no NBB CAIXA, ao ultrapassar outra lenda no número total de assistências e se isolou como o quarto maior garçom do maior campeonato de basquete do país. O time deixou escapar a vitória por 89 a 77 para o rival gaúcho, entretanto Larry anotou 7 assistências e deixou o ex-armador Nezinho para a quinta colocação.
Antes de começar a partida, o ala/armador do Caxias do Sul Basquete entrou com a estatística empatada em 2114 assistências, ou seja, bastava uma para Larry assumir o quarto posto isolado. O veterano, que completou 44 anos de vida há 20 dias, no dia 3, começou o duelo no banco de reservas. No entanto, antes de completar dois minutos no relógio, Larry entrou no quinteto de quadra e não saiu mais até o final do primeiro quarto. Com o placar adverso em 10 a 4 para o Ceisc/União Corinthians, o pivô Tom recuperou a bola para o Caxias, passou para Larry puxar contra ataque com a vitalidade de um garoto e a precisão de sinuca para dar o passe picado para outro veterano, Betinho partir para a bandeja. Como o ala sofreu a falta, a bola não caiu na bandeja, mas Betinho converteu o lance livre, a assistência foi configurada como válida e Larry Taylor passou a 2115 assistências, faltando 6min07s para conclusão do período.
+ Confira os números de Larry Taylor no NBB CAIXA
Em sequência, outra especialidade de Larry, um arremesso de três para anotar seus pontos no período, mostrando porque também ocupa a quinta colocação entre os maiores pontuadores da história do NBB CAIXA. Neste período inicial, ainda coletou um rebote e forneceu mais uma assistência, fechando com duas das três que o Caxias do Sul anotou nos dez minutos iniciais, que terminou 23 a 18 para o rival gaúcho. No segundo quarto, um ponto a mais na conta e cinco minutos dentro de quadra. Viu o time rival ampliar a vantagem e ir para o intervalo com 48 a 38.
No terceiro quarto, vitalidade de Larry Taylor correndo por mais de nove minutos e responsável por mais duas assistências, liderando o time do Caxias nesse quesito na partida. Porém, a vantagem do jogo só aumentava para o Ceisc/União Corinthians, com o 68 a 51. No quarto decisivo, Larry impulsionou uma reação do time da casa com mais três assistências com o tempo todo em quadra. Ainda coletou mais um rebote. Todavia, insuficiente para promover uma virada.
+ Confira as estatísticas do clássico gaúcho
Larry se cobrou e não ficou contente, apesar da marca histórica. “Hoje foi um jogo difícil, o time do União Corinthians jogou com muita qualidade. No primeiro tempo tivemos muitos problemas na defesa. Melhoramos no segundo tempo. Tivemos alguns erros no jogo e muitas bolas que não acertamos. Principalmente eu, preciso ajudar mais meus companheiros a terem melhores oportunidades para ganhar o jogo. Às vezes, a bola não está caindo, é preciso fazer outras funções, dar assistências, mas hoje não foi suficiente para buscar a vitória. É uma marca boa, dar assistências para os companheiros de time, mas eu não fico feliz no todo. O que eu mais queria era a vitória, mais do que a marca de assistências.”
Ver essa foto no Instagram
Larry Taylor, norte-americano de Chicago, mas que foi naturalizado brasileiro e já jogou pela Seleção, disputa o NBB CAIXA desde sua primeira edição em 2008/09, ou seja está em sua 17ª temporada. 13 delas esteve no Bauru Basket, com três no meio dessas pelo Mogi Basquete. É o segundo atleta com o maior número de partidas da competição, 549 com a desta quarta-feira. Está atrás apenas de Olivinha (564) e tem reais possibilidades de, ao final da temporada 2024/25, ultrapassar o “Deus da Raça” como o maior em número de aparições. O “Alienígena”, foi capitão do time NBB Mundo no Jogo das Estrelas 2024.
+ Confira imagens da partida entre Caxias do Sul Basquete e Ceisc/União Corinthians
Seu recorde pessoal de número de assistências em uma só partida é de 13, atuando pelo Bauru Basket, na vitória por 102 a 86 contra o Uberlândia, em 25 de fevereiro de 2011. Na ocasião, Larry terminou com um duplo-duplo com 18 pontos, ainda pegou quatro rebotes, teve dois roubos de bola e teve 27 de eficiência. Para ter um comparativo, o time todo rival somado da época fez as mesmas 13 assistências que o ala/armador.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.