HOJE
A caminho dos 600
Por Juvenal Dias
Larry Taylor, do Caxias, comemora por ter se tornado o jogador com mais partidas no NBB CAIXA, superando Olivinha, e enfrenta outra lenda, Marquinhos, em provável último encontro
Com 17 temporadas e 567 jogos de NBB CAIXA na carreira, Larry Taylor, uma das lendas do maior campeonato de basquete do País, entra em quadra com o Caxias do Sul Basquete para enfrentar o R10 Score Vasco da Gama, de Marquinhos. O encontro dos dois ícones pode ser o último e ocorre no Sesi, na casa da equipe gaúcha, nesta terça-feira (04/02), às 20h, com transmissão do YouTube do NBB CAIXA e BasquetPass. Larry e seu amigo Shamell (maior pontuador da competição) querem uma vitória para tentar tirar o time da última colocação e aumentar as chances para buscar um lugar nos playoffs, enquanto Marquinhos, perto de ser o segundo a alcançar 9000 pontos, quer manter o Cruzmaltino nas colocações que o projeta como mandante na fase de oitavas.

Larry Taylor, no jogo do Caxias do Sul Basquete contra a Unifacisa, tornou-se o atleta com mais jogos no NBB CAIXA, 565. Foto: Thais Sousa
Imagine trabalhar por 17 anos exigindo o máximo de empenho e dedicação física, se esforçando sempre para manter a forma e jogar basquete em alto nível. Larry James Taylor Junior, ala-armador do Caxias do Sul Basquete, não só faz isso desde a temporada 2008/09 no NBB CAIXA, como também ultrapassou Olivinha como o atleta com mais aparições em jogos oficiais do campeonato. Olivinha se aposentou ao final da última temporada com 564 partidas. No dia 29 de dezembro de 2024, durante a segunda Mega Rodada da Virada, Larry chegou a 565 jogos, na derrota em casa para a Unifacisa por 78 a 65. Na sequência, no começo do ano, sofreu uma derrota no clássico gaúcho contra o Ceisc/União Corinthians e outra contra Pato Basquete.
Passado o período de Copa Super 8, o Caxias do Sul busca a recuperação diante de seu torcedor e terá o R10 Vasco da Gama como adversário. O GamBasquete conta com Larry e Shamell para se recuperar, nada como ter um adversário como Marquinhos para estimular ainda mais esse duelo. Certamente, Larry vai renovado e com os ânimos ainda mais elevados sabendo da marca recém-alcançada. “É uma sensação muito boa, sei que tive um pouco de sorte também de ter uma carreira longa, com poucas lesões. É muito bom saber que todo o trabalho que faço a mais para preparar meu corpo, fortalecimento, valeu a pena, porque consegui ter uma carreira muito saudável. Não acontece com tantos jogadores assim e, desse jeito, fiz história por ser o jogador com mais partidas no NBB CAIXA”, comemorou Larry.
+ Siga o NBB CAIXA no Instagram
Natural de Chicago (EUA), Larry tem 44 anos e já defendeu a seleção brasileira, além de ter sido capitão do time NBB Mundo no Jogo das Estrelas de 2024. Tem 6.648 pontos, sendo o quinto maior cestinha do NBB CAIXA de toda história, é o oitavo de rebotes (2384) e quarto em assistências (2159). “Passa na minha cabeça que estou ficando velho (risos). É muito trabalho fora de quadra que é feito para evitar lesões, contando com um pouco de sorte”, revela o ala-armador que esteve nas sete primeiras temporadas com Bauru Basket, antes de fazer três com o Mogi Basquete e retornar para mais seis junto ao Dragão. Chegou na temporada 2024/25 para o Caxias do Sul Baquete e para reviver a parceria com Shamell nos anos de Mogi Basquete.
Desse modo, junto com seu melhor amigo, a temporada se torna ainda mais especial, já que os dois tiveram marcas expressivas nas carreiras justamente jogando um ao lado do outro no time gaúcho. Shamell se tornou o primeiro atleta a ultrapassar a marca de 9000 pontos e, agora, Larry lidera as estatísticas em números de jogos, 567. “É muito legal saber da marca de 9.000 pontos e eu chegar a marca expressiva de partidas nessa temporada. É muito bom porque somos muito amigos e estamos tendo oportunidade de jogar juntos nessa temporada novamente”, acrescentou Larry.
Mesmo com as melhores projeções que a lenda poderia pensar, é difícil que ele imaginasse chegar tão longe. “Nós sempre imaginamos, mas nem sempre é realizado. Já imaginei ser um dos melhores jogadores do NBB CAIXA, mas é muito bom de ver, hoje em dia, as pessoas reconhecendo nosso trabalho e esses números que conquistei, dos quais sou muito orgulhoso dessas marcas”. Larry foi eleito armador das temporadas 2008/09 e 2010/11. Só não levou prêmio de melhor estrangeiro, pois não existia na época.
Ainda dá para Larry pensar em uma outra marca, um número redondo, antes de pensar em encerrar a carreira. “É possível chegar nos 600 jogos, já que estou perto. Mas vamos ver, nunca sabemos o que vai acontecer no futuro, então vamos deixar para frente. O que é para acontecer, vai acontecer”, finalizou.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca