#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Conexão Argentina

11-11-2025 | 07:43
Por Marcius Azevedo

Argentinos Nacho Laterza e Alex Negrete se enfrentam pela primeira vez em Sesi Franca x Flamengo, em duas novas histórias que começam a se entrelaçar no NBB CAIXA

Nesta quarta-feira (12/11), o ginásio do Pedrocão, em Franca, será o palco de um confronto que carrega mais do que o peso de duas potências do basquete brasileiro. Quando Sesi Franca e Flamengo entrarem em quadra pelo NBB CAIXA, o duelo valerá não apenas pela briga pelo topo da tabela, mas também pela simbologia de duas novas histórias que começam a se entrelaçar no Brasil: os argentinos Nacho Laterza e Alex Negrete. A partida começa às 19h30 e terá transmissão da ESPN, Xsports, Sesi Franca TV e Flamengo TV.

Ambos chegaram nesta temporada e rapidamente se tornaram peças importantes em elencos de alto nível. Laterza, armador de 28 anos, natural de Necochea, desembarcou em Franca com o rótulo de organizador e a missão de manter o ritmo de um time que, nos últimos anos, se acostumou a jogar em alta rotação e disputar títulos. Cerebral, técnico e dono de leitura apurada, o argentino assumiu a armação na ausência de Georginho de Paula, que sofreu uma lesão, e mostrou personalidade para conduzir o tetracampeão do NBB CAIXA. As médias de 11,1 pontos, 6,6 assistências e 2,6 rebotes refletem exatamente o que ele entrega: eficiência e constância.

Laterza, de 28 anos, é o tipo de jogador que parece ter nascido para o jogo coletivo. Não se apressa, observa, dita o compasso e encontra os companheiros nos momentos certos. É o líder em assistências do Sesi Franca e o responsável por manter viva a identidade de um time que valoriza a movimentação. No Pedrocão, sua relação com a torcida já começa a se moldar. Ele é um armador que inspira confiança, serenidade e controle em meio ao caos das grandes partidas.

“Minha adaptação foi muito boa. Levei algumas semanas para me adaptar à cultura e entender o idioma. Mas acho que foi muito bom. Todos me receberam muito bem, me senti muito bem recebido aqui na cidade. Me ajudaram dentro da quadra e fora da quadra também”, afirmou o armador. “Trabalho para ganhar o máximo de minuto que eu posso jogar, para que eu possa ajudar o time, seja de titular, seja de suplente, e acredito que isso será bom para o time.”

No outro extremo da quadra estará Alex Negrete, ala de 24 anos, nascido em Córdoba, representante de uma nova geração argentina marcada pela intensidade e pela agressividade ofensiva. O jogador ganhou destaque ao ser eleito melhor jovem e atleta que mais evoluiu na última temporada da Liga Nacional da Argentina pelo Instituto Córdoba. No Flamengo, encontrou espaço e responsabilidade logo de início. Na ausência de Gui Deodato, foi lançado entre os titulares e respondeu com confiança, entregando 12,6 pontos, 3,5 rebotes e 2,1 assistências de média até aqui no NBB CAIXA.

“Não sei se imaginava isso, mas sei que temos uma ótima equipe com grandes jogadores, e qualquer um pode entrar a qualquer momento”, afirmou Negrete, referindo-se ao fato de ter sido escolhido por Sergio Hernández para ocupar o lugar de titular na ausência de Gui Deodato.

Negrete é o oposto complementar de Laterza: impulsivo, direto, vibrante. Gosta do contato, busca o aro e desafia defesas com sua capacidade de infiltração. Seu jogo tem energia. É o tipo de jogador que acende o time e a arquibancada, capaz de mudar o ritmo de uma partida em poucos minutos. “Sinceramente, o Rio é uma cidade linda e o clube é incrível. Me sinto muito à vontade aqui, tanto dentro quanto fora de quadra. Meus companheiros e a comissão técnica me dão a confiança necessária para ajudar a equipe da melhor maneira possível.”

Laterza e Negrete nunca atuaram juntos, mas já se enfrentaram algumas vezes na Argentina. “Sei um pouco das características, o conheço por tê-lo enfrentado, nunca compartilhei equipes com ele, mas o conheço bastante por tê-lo enfrentado”, comentou Laterza. “Conheço por tê-lo enfrentado. Tive que jogar contra ele durante os três anos em que joguei na liga argentina”, completou Negrete.

O encontro entre os dois resume o que o basquete argentino tem produzido: inteligência e intensidade, estratégia e emoção. Laterza e Negrete são dois rostos diferentes de uma mesma escola, agora transplantada para o palco mais competitivo do basquete brasileiro. E o Pedrocão, com sua atmosfera única, será testemunha dessa estreia simbólica, no primeiro confronto entre esses dois argentinos no NBB CAIXA, vestindo as camisas de duas equipes que representam tradição, investimento, estrutura e ambição, que, há anos, duelam pela supremacia nacional.

“Será um duelo muito duro. Eles estão em um bom momento, nós temos de entrar firmes no jogo, entrar fortes. Não podemos deixá-los ganhar confiança, temos que ir para o lado que o técnico vai nos dizendo, de como temos de manejar o ritmo do jogo. Será um jogo duro de duas grandes equipes”, projetou Laterza. “Vai ser um jogo emocionante essa minha primeira vez a enfrentar o Franca com o Flamengo. Adoro jogar partidas assim. Elas têm um sabor especial e uma motivação extra”, concordou Negrete.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, e parcerias oficiais Cruzeiro do Sul Virtual, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.