#JOGAJUNTO

LDB

Lavou a alma

Pinheiros PIN 78
x
66 Minas MIN
18
1ºQ
X
20
30
2ºQ
X
19
17
3ºQ
X
12
13
4ºQ
X
15

Gávea (RJ)

11 de setembro de 2018
Por Liga Nacional de Basquete

Com grande atuação coletiva, Pinheiros segura Augusto “on fire”, bate Minas e conquista primeira vitória na LDB 2018

DOCUMENTOS:
Súmula
78
-9 POSIÇÕES
10º Colocado (*)
X
66
-8 POSIÇÕES
9º Colocado (*)
78
PTS
66
5
A3C
8
25
A2C
16
13
LLC
10
30
RT
33
15
ASS
11

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Depois de perder na estreia para o dono da casa Flamengo, o EC Pinheiros conheceu sua primeira vitória na edição 2018 do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete. Na tarde desta terça-feira, na Gávea, a equipe do técnico David Pelosini teve ótima atuação coletiva e levou a melhor sobre o Minas Tênis Clube, pelo placar de 78 a 66.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Força coletiva: A equipe pinheirense se sobressaiu pela força coletiva e teve cinco atletas pontuando em dígitos duplos. O destaque ficou por conta do ala Jonatan Oliveira, autor de 22 pontos, cinco rebotes e quatro assistências (21 de eficiência). Em seguida vieram Danilo Sena (14 pontos), Nicolas (12 pontos), Filipe (10 pontos) e Adler (10 pontos).

Fala aí, comandante: “Conseguimos jogar mais perto do esquema que queremos. Ontem não conseguimos fazer isso bem, muito por nervosismo da maioria dos meninos, que nunca haviam jogado uma LDB e sonhavam com isso. Mas conseguimos nos reerguer rápido e fazer uma partida consistente contra o Minas, tanto tática quanto tecnicamente”, declarou o técnico do Pinheiros, David Pelosini, que completou:

“Os jogos sempre têm altos e baixos, mas tivemos o controle do jogo e ainda abrimos uma boa margem no fim. Soubemos nos superar no quesito psicológico e isso é fundamental para um atleta. Sempre converso com eles que vamos ganhar algumas vezes e perder outras, mas desde que estejamos abertos a aprender essa competição é a melhor coisa que existe o país”, finalizou o treinador do Pinheiros.

Desfalque de peso: Com fortes dores no joelho, o pivô João Vitor Mamemes, um dos grandes nomes do Pinheiros, foi desfalque no duelo contra o Minas. O jogador fará exames e será ausência do time pinheirense no decorrer da etapa.

Que isso, rapaz? Enquanto o Pinheiros se destacou pela atuação em conjunto, o Minas teve no ala/armador Augusto Leão sua maior referência ofensiva na partida. O jogador foi autor de incríveis 34 pontos (recorde da LDB 2018 até aqui), com direito a 11/18 nos arremessos de quadra, sendo 6/11 nas bolas de 3. Além disso, ele pegou nove rebotes, deu quatro assistências e totalizou expressivos 41 de eficiência (recorde da LDB 2018).

Fala aí, monstro: “Fico feliz por ter tido uma atuação dessas. Não é todo dia que a gente consegue ter um aproveitamento alto assim. Mas isso é graças aos meus companheiros de time, porque se não fosse o Marcus, por exemplo, fazendo bons bloqueios para mim, e o Mário dando bons passes, eu não teria feito nada disso”, disse Augusto.

Mais Pinheiros: O Pinheiros começou a partida à frente no placar, mas acabou levando a virada do Minas no final do primeiro quarto (20 a 18). Já no período seguinte, o clube paulista tomou o controle da partida. Quando o time mineiro vencia por 28 a 27, os pinheirenses emplacaram uma corrida de 13 a 2 e não só viraram o duelo como ainda abriram dez pontos (40 a 30). A diferença foi mantida em torno de dez pontos e terminou em nove ao final da segunda parcial: 48 a 39.

Só segurou: Já no segundo tempo, o Pinheiros executou muito bem a missão de segurar a boa vantagem em torno de dez pontos. Na metade do último quarto, o Minas esboçou uma reação e cortou a diferença para sete pontos (68 a 61), mas não teve procedência. Em seguida, os pinheirenses fizeram seis pontos seguidos (74 a 61) e logo recuperaram a tranquilidade. Depois disso, foi só esperar o cronômetro zerar para soltar o grito de sua primeira vitória na edição 2018 da LDB.

Fala aí, Jonatan: “Fizemos como uma obra, de pouquinho em pouquinho fomos construindo nosso jogo, cansando eles (Minas), defendendo forte e fazendo com que eles forçassem algumas bolas. A defesa forte nos possibilita pegar os rebotes e sair rápido no contra-ataque. Acredito que essa tenha sido nossa grande virtude”, disse o cestinha do Pinheiros.