HOJE
VAI SUBIRA BOLA
Por Liga Nacional de Basquete
Com slogan “Levante a Bola Delas” e protocolo de segurança, LBF 2021 tem início nesta segunda-feira, no Dia das Mulheres
Neste Dia Internacional da Mulher, a Liga Nacional de Basquete parabeniza e agradece todas as mulheres que participam do ecossistema do basquete brasileiro e são essenciais para o crescimento do esporte no Brasil. E não há forma melhor de celebrar a importância feminina no mundo da bola laranja que com a estreia da LBF 2021.
A temporada 2021 da Liga de Basquete Feminino começa nesta segunda-feira, 8 de março, com o duelo entre Vera Cruz Campinas-SP, campeão de 2018, e AEC/ Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva-SP, que retorna à competição após três anos. A partida, que será no Ginásio da AAPP Paineiras, em Campinas (SP) e sem presença de público, está marcada para as 19 horas (horário de Brasília-DF), com transmissão ao vivo e exclusiva da TV Cultura, emissora oficial da LBF.
Oito equipes estão na disputa pelo título do principal torneio de basquete feminino do Brasil: AEC/Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva-SP, Blumenau-SC, Ituano Basquete-SP, Sampaio Basquete-MA, Santo André/Apaba-SP, SESI Araraquara-SP, Sodiê Doces/Mesquita/LSB-RJ e Vera Cruz Campinas-SP.
A primeira fase da competição será disputada em turno e returno para definir as posições para os playoffs. As séries de quartas de final e semifinal serão disputadas em até três jogos cada, ao passo que a grande decisão será decidida em série melhor de cinco partidas.
Ricardo Molina, presidente da LBF, destaca a nova temporada e as ações da entidade:
“As movimentações no mercado demonstram um campeonato que deverá ser bastante disputado. Ainda que sem um patrocinador master, estamos oferecendo praticamente a totalidade das passagens aéreas na fase de classificação, um custo pesado para as equipes. Além disso, mantivemos nosso campeonato transmitido 100% ao vivo, sendo nos domingos a grade fixa na TV Cultura, às 14 horas. Queremos uma edição organizada e com muita segurança a todos”, diz o executivo.
O público não poderá frequentar os ginásios, mas não terá problemas em acompanhar a temporada. Isto porque, desde 2018, a LBF tem todos os jogos transmitidos, seja na televisão, ou pela internet. A TV Cultura é a emissora oficial da LBF 2021 e exibirá a competição em horário fixo aos domingos: sempre às 14 horas, horário de Brasília – com exceção da partida de abertura desta segunda.
Os demais jogos poderão ser acompanhados pelas transmissões online na LBF LIVE, plataforma WEB exclusiva da competição gerenciada pela TV NSports. O acesso é realizado mediante cadastro gratuito no portal.
Visando a segurança de atletas, comissões técnicas, arbitragem, oficiais de mesa e demais profissionais que atuarão na LBF 2021, a diretoria da Liga de Basquete Feminino e as equipes participantes definiram o protocolo sanitário de detecção e prevenção à covid-19.
Levante a Bola Delas
O movimento Levante a Bola Delas, lançado em 2020 pelas atletas de basquete do país e que teve grande repercussão nas redes sociais, estará presente em toda a comunicação da LBF 2021. Além da ativação nas redes sociais, o logotipo da campanha estará estampado nas camisetas das oito equipes participantes.
26 de agosto. Dia Internacional da Igualdade Feminina. Uma data icônica para iniciarmos um movimento pela igualdade no esporte, em especial no basquete.
Por mais apoio, patrocínio e representatividade.#LevanteABolaDelas, porque já está mais do que na hora. pic.twitter.com/Aq0s4WbkUR
— Liga de Basquete Feminino (@LBF_Oficial) August 26, 2020
As atletas se inspiraram no Dia Internacional da Igualdade Feminina, celebrado em 26 de agosto, para exigir visibilidade, apoio e condições igualitárias ao basquete feminino. Érika de Souza, Raphaella Monteiro, Tainá Paixão, Gil Justino e as lendas Magic Paula, Hortência e Janeth participaram da ação no ano passado.
Conheça as equipes:
Bax Catanduva-SP
A cidade-feitiço está de volta à elite do basquete após um hiato de três anos. Capitaneado dentro e fora de quadra pela experiente armadora Natalia Burian, que também é presidente da equipe, o time paulista fará sua segunda participação na LBF, sonhando repetir as boas campanhas da equipe campeã brasileira em 2009/2010 e semifinalista nas duas primeiras edições da liga. Já tem confirmado no elenco nomes como da armadora Thaissa, da ala Chirinda e das pivôs Lorraine, Jenyff e Lis. Treinador: Cesamar Fernandes; Ginásio: Anuar Pachá.
Blumenau-SC
O atual tetracampeão catarinense vem para a sua quinta participação nacional. Sempre comandado por João Camargo, técnico da seleção brasileira sub-18 e auxiliar da principal, o representante do sul na LBF, cuja melhor campanha foi a quarta posição em 2018, já confirmou as renovações da prata da casa Mariana Camargo e da pivô Tati Castro e trouxe a armadora Cacá, a ala Luana e a pivô argentina Agustina Leiva, todas já campeãs da LBF. Treinador: João Camargo; Ginásio: Galegão
Ituano Basquete-SP
O rubro-negro vem reformulado para a temporada, começando pelo banco, com Bruno Guidorizzi assumindo a prancheta no lugar de Antonio Carlos Barbosa. Ambicioso, o galo já renovou com Palmira, Iza Sangalli e Mari Dias, trouxe a jovem ala Marilia Awe, ex-Santo André/Apaba, e tirou do Vera Cruz Campinas a ala da seleção brasileira Patty, terceira maior cestinha da história da LBF. A casa da equipe também mudou: agora, o Ituano manda seus jogos no Ginásio Ditinho Xavier. Treinador: Bruno Guidorizzi.
Sampaio Basquete-MA
O bicampeão e vencedor da última edição realizada, em 2019, participa pela quinta vez do nacional. A Bolívia Querida já anunciou o comando do francês Virgil Lopez, que retorna após passagens em 2018 e 2020, além dos reforços em quadra da pivô Gil Justino, da ala/armadora Erika, da ala Jeanne e da ala/pivô Letícia Lisboa. Treinador: Virgil Lopez; Ginásio: Costa Rodrigues
Santo André/Apaba-SP
A equipe mais tradicional da LBF, presente em todas as nove edições e campeã da primeira temporada, tem o comando de Arilza Coraça, fiel escudeira da histórica Laís Elena. Ariadna e Jaqueline, as duas maiores cestinhas da história da LBF, com quase 5 mil pontos somados em nove temporadas, deverão ser os principais nomes do grupo paulista, que também renovou com a jovem armadora Lays, da seleção brasileira, as pivôs Leticia e Maria Carolina e anunciou as contratações da pivô Glenda e da ala Sassá, que volta ao clube após quatro anos. Treinadora: Arilza Coraça; Ginásio: Parque Celso Daniel
SESI Araraquara-SP
A “Morada do Sol”, sede do Jogo das Estrelas 2019, terá seu representante atuando pela segunda temporada na liga. A equipe do técnico Daniel Wattfy, que alcançou as quartas de final em 2019, manteve a base do elenco terceiro colocado no último campeonato paulista, com destaque para a armadora Tainá Paixão, campeã e MVP da liga pelo Sampaio Basquete, e nomes como das alas Izabela, Karen, Mariane Carvalho e a experiente pivô Silvinha. Treinador: Daniel Wattfy; Ginásio: SESI Araraquara
Sodiê Doces/Mesquita/LSB-RJ
A equipe carioca, que estreou na LBF em 2019 e irá representar o país na Liga Sul-Americana em março, mudou de casa e passa a mandar seus jogos em Mesquita, na Baixada Fluminense. Sob o comando de Raphael Zaremba, a diretoria segue apostando em jovens valores da casa, como a revelação da LBF 2018, Thayná, mas também traz reforços internacionais, como da ala/pivô francesa Jessy Gneneka e da ala/armadora norte-americana Marquita Daniels, anunciadas em janeiro. Treinador: Raphael Zaremba; Ginásio: Arena LSB
Vera Cruz Campinas-SP
O campeão de 2018, cujo projeto originou-se do Americana, maior vencedor da história da LBF, vem para a sua terceira temporada. Atual bicampeão paulista, o time comandado por Élcio Ortiz tem acertado a renovação do elenco que conquistou o estadual, tendo já confirmado a veterana Babi, recordista de jogos e títulos da LBF, as alas Tassia e Yasmim, a armadora Maila e as pivôs Licinara e Monica Nascimento. Anunciou também o retorno da pivô Fabi, campeã da liga pelo clube em 2018, e as chegadas das alas Gabi Santos e Cíntia Janowsky. Treinador: Élcio Ortiz; Ginásio: AAPP Paineiras.