HOJE
Sede Curitiba:resumãodo 6º dia
Por Liga Nacional de Basquete
Invencibilidade mantida, outra prorrogação e confronto direto: confira o resumão do 6º dia de partidas da LDB 2019 em Curitba
A primeira etapa Campeonato Brasileiro de Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2019 está chegando ao fim. Nesta segunda-feira (29/07), três jogos agitaram o Ginásio Palácio de Cristal, em Curitiba (PR), com direito a prorrogação e invencibilidade mantida.
Quer saber tudo o que rolou no último penúltimo dia da LDB 2019 no Paraná? Então confere aí.
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
#1 – Corinthians 63 x 78 Paulistano
No primeiro jogo da segunda-feira, o Paulistano encerrou com chave de ouro sua participação na primeira etapa da LDB 2019. O time comandado pelo treinador Beto Jayme superou o Corinthians, por 78 a 63, e faturou sua sexta vitória em seis partidas disputadas na atual competição.
“Foi uma etapa excelente. O time se fechou mais, sempre mais forte e unido. É um grupo que sabe bem o que quer, não preciso ficar preocupado com o comportamento deles, estão bem concentrados. Queremos conquistar o título da LDB de novo, trazer o bicampeonato e disputar a terceira final desse ano. Os meninos mereceram essa vitória. Agora é dar um descanso para a cabeça deles e depois começar a trabalhar para a próxima etapa”, analisou o treinador do CAP.

Paulistano fechou primeira etapa com 100% de aproveitamento na LDB 2019 (Hedeson Alves/LNB)
Entre os jogadores do Paulistano, o destaque ficou por conta do ala/pivô Vitão, que fez de tudo um pouco na partida e contribuiu com 13 pontos, nove rebotes, quatro assistências, dois roubos de bola e um toco (22 de eficiência).
“Fizemos uma bela campanha aqui em Curitiba. Começamos forte desde o primeiro jogo e conseguimos rodar bem o time, sem sobrecarregar nenhum jogador. Não contamos com o Dikembe e com o Matheus hoje, que foram ajudar a equipe profissional, mas seguimos no mesmo ritmo e conseguimos conquistar mais uma vitória”
Além dele, o ala Anderson Barbosa também se destacou e foi o cestinha do jogo com 18 pontos. O armador Beto Fagundes (15 pontos, cinco rebotes e cinco assistências) e o ala/armador Jonatan Oliveira (14 pontos) também tiveram boas atuações.
Pelo Corinthians, os destaques na partida ficaram por conta do ala Anderson (18 pontos e quatro rebotes), do armador Matheus Ribas (15 pontos, quatro rebotes e três assistências) e do ala Gabriel Collaço (14 pontos e três rebotes).
#2 – Minas Tênis Clube 61 x 67 Praia Clube/Gabarito
Na sequência, foi a vez de Minas Tênis Clube e Praia Clube/Gabarito realizarem um confronto mineiro na LDB 2019. Em uma partida bem equilibrada, com direito a prorrogação, o Praia Clube levou a melhor por 67 a 61 e alcançou seu segundo triunfo na competição.
“Foi um jogo importante, um confronto direto pelo nosso primeiro objetivo que é o de ficar entre os oito melhores. Ontem, o Curitiba conseguiu nos deixar para trás na tabela, já hoje fizemos o mesmo com o Minas. Foi uma vitória que nos deu um alívio maior para o jogo de amanhã e para a segunda etapa também”, avaliou o treinador Cristiano Gama.

Com duplo-duplo de 21 pontos e 14 rebotes, Salatiel foi o destaque do 6º dia de LDB em Curitiba (Hedeson Alves/LNB)
Dominante dos dois lados da quadra, o ala/pivô Salatiel foi o grande nome da partida. O jogador do time de Uberlândia anotou duplo-duplo de 21 pontos, 14 rebotes e 26 de eficiência.
“Tenho que parabenizar o time, porque não é fácil se recuperar depois de uma derrota tão doída como a de ontem, na minha opinião éramos superiores. Mesmo com pouco tempo conseguimos levantar a cabeça e fizemos um grande jogo”, afirmou Salatiel.
O técnico Cristiano Gama elogio bastante a partida de Salatiel, principalmente pelo poder de reação do jogador, que veio de uma partida anterior um pouco abaixo. Para Cristiano, o ala/pivô de 20 anos está pronto para jogar na categoria Adulta.
“É um menino que treina muito e fisicamente muito forte. Acho que está preparado para jogar o Adulto já. Em um time bem armado, com bons armadores que saibam conduzir a bola, ele pode fazer a diferença. Hoje ele mostrou isso, se recuperou de um jogo ruim, ele mesmo sabe isso. O bom do basquete é isso, ele entender que é um dia depois do outro. E hoje ele fez a diferença”, completou Cristiano Gama.
O armador Will Jr (19 pontos, cinco rebotes e 17 de eficiência) e o ala/armador Gustavo Paulino (12 pontos, seis rebotes e 16 de eficiência) também tiveram destaque no triunfo do clube.
Pelo Minas, o ala/armador Gui Carvalho, de apenas 17 anos, anotou duplo-duplo de 21 pontos e 14 rebotes (21 de eficiência), com mais duas assistências. O pivô Marlon (10 pontos e cinco rebotes) e o ala Samuel Ribeiro (nove pontos e dois rebotes) também foram bem.
#3 – Sesi Franca Basquete 66 x 58 Curitiba Basquetebol/CMP
Na última partida da segunda-feira, foi a vez do Sesi Franca Basquete conseguir mais um triunfo importante, dessa vez sobre os donos da casa, o Curitiba Basquetebol/CMP. O time francano precisou suar bastante para vencer por 66 a 58, a quarta vitória seguida da equipe na competição.
O ala/pivô Márcio, cestinha da partida com 19 pontos, falou sobre o duelo complicado contra o time da casa e ainda projetou o último compromisso da equipe.
“O jogo hoje foi bastante complicado, exigiu muito fisicamente da gente. Entramos bem cansados, mas conseguimos administrar bem e conseguimos uma importante vitória. O próximo jogo, contra o Minas, também será difícil. Eles possuem uma equipe bem nova, igual a nossa, mas acredito que nosso time possa fazer outro belo jogo e terminar a etapa na segunda colocação”, afirmou o ala/pivô.

Gui Abreu teve mais uma atuação sólida na vitória sobre o Curitiba Basquetebol (Hedeson Alves/LNB)
Outro que foi bem na partida foi o ala Gui Abreu, que anotou 11 pontos na partida. Para o jogador, o grande mérito francano foi a intensidade defensiva no jogo, que permitiu aos adversários apenas 58 pontos.
“Sabemos que o time do Círculo é muito forte fisicamente, com bons jogadores e experientes em LDB. Como nosso time é mais novo, sabíamos que seria uma partida complicada, mas graças a nossa intensidade defensiva, saímos com a vitória”, avaliou o ala Gui Abreu.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca