HOJE
Sede Curitiba:o último diade jogos
Por Liga Nacional de Basquete
Confira o resumão das três partidas que fecharam a primeira etapa da LDB 2019 em Curitiba (PR)
A etapa de Curitiba do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) chegou ao fim. No sétimo dia de jogos no Ginásio Palácio de Cristal, no Círculo Militar do Paraná, três jogos bem disputados agitaram a última rodada dessa primeira etapa.
Confira o resumo do dia e saiba de tudo o que rolou na capital paranaense!
+Confira a classificação completa da LDB 2019
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
#1 – Praia Clube/Gabarito 67 x 77 Corinthians
Estreante na LDB, o Corinthians encerrou a primeira parte da jornada de uma maneira bem positiva. Com boa atuação coletiva, o clube do Parque São Jorge levou a melhor sobre o Praia Clube, por 77 a 67, e finalizou a etapa de Curitiba com quatro vitórias em seis disputadas (66,7% de aproveitamento), que garantiu a quinta colocação.
“Fizemos exatamente o que eu tinha planejado com o meu Diretor, que era voltar para São Paulo com pelo menos quatro vitórias. Acho que para uma equipe jovem, com a maioria sendo do primeiro ano de Juvenil (Sub-18), está dentro do esperado. Mas como técnico sempre vou querer algo a mais. Expliquei para eles que nosso primeiro jogo na LDB tem que ser muito diferente do último, temos que ter um desenvolvimento, que é o que a Liga propõe e é o que queremos para nossa equipe”, avaliou Vitor Galvani, treinador do Corinthians.
Os destaques do Timão na partida ficaram por conta do ala Gabriel Collaço, cestinha do jogo com 22 pontos (mais cinco rebotes e 22 de eficiência), do armador Matheus Ribas, que anotou 14 pontos e cinco assistências (14 de eficiência), e do ala/armador Daniel Von Haydin, que contribuiu com 14 pontos e nove rebotes.
+Gabriel Collaço: a recompensa do trabalho
“Viemos bastante preparados. Tivemos dois tropeços na etapa, mas não acho que foi ruim não. Nossa campanha não foi excelente, mas voltaremos mais fortes sabendo dos erros que cometemos nas partidas. Teremos um bom tempo de preparação para consertar nossos defeitos”, afirmou o ala/armador Daniel, que teve médias de 15,7 pontos e 7,5 rebotes por partida.
+Relembre a tarde mágica de Daniel Von Haydin
Pelo Praia, o ala/pivô Salatiel foi o grande destaque mais uma vez, com duplo-duplo de 23 pontos e 12 rebotes (22 de eficiência). Além dele, o armador Matheus Vicente também teve boa atuação individual, com 19 pontos, cinco rebotes e três assistências (25 de eficiência).
Com duas vitórias e quatro derrotas (50% de aproveitamento), o time de Uberlândia ocupa a nona colocação. Para o treinador Cristiano Gama, o período de treinamentos até a próxima etapa será benéfico para sua equipe.
“Melhoramos bem taticamente, comparado ao nosso primeiro jogo. Faltou um pouco mais de percepção de coletividade, mas o corpo está sendo criado. Agora é voltar para Uberlândia, corrigir nossos erros, analisar tudo e ver o que precisaremos fazer na próxima etapa para conseguir a classificação”, disse o comandante.
#2 – Minas Tênis Clube 76 x 83 Sesi Franca Basquete
Na sequência, foi a vez do Sesi Franca Basquete fechar sua participação no Paraná com chave de ouro. Em grande partida decidida no finalzinho, o time francano superou o Minas Tênis Clube, por 83 a 76, e conquistou sua quinta vitória na competição.
Com o resultado positivo, a equipe do interior paulista encerrou a primeira etapa com campanha de cinco triunfos e apenas uma derrota (83,3% de aproveitamento), que a deixou na terceira colocação geral.
“Foi uma etapa extremamente positiva. Tirando o jogo com o Coritiba, que teve um placar um pouco mais elástico, todos os nossos jogos foram duríssimos. Isso que é bom para os meninos. Saímos daqui felizes com isso, eles tiveram partidas em que foram obrigados a trabalhar o que estão precisando melhorar, que é o nosso foco no Sesi Franca Basquete”, afirmou o treinador Jhonatan Cintra.
O grande destaque de Franca na partida foi o ala/pivô Márcio, que registrou duplo-duplo de 25 pontos e cinco rebotes (31 de eficiência). Além dele, outros três atletas atingiram dois dígitos de pontuação: o pivô João Fidelis (17), o ala Gui Abreu (16) e o ala Lucas Batista (15).
“Conseguimos fazer uma boa etapa, terminamos com cinco vitórias. Entramos firmes em todos os jogos, fizemos bons jogos, com muita intensidade. Na nossa única derrota, contra o Paulistano, bobeamos muito, mas na sequência voltamos ainda mais focados e finalizamos muito bem”, avaliou Márcio, que teve médias de 17,0 pontos, 8,3 rebotes e 20,3 de eficiência nas seis partidas disputadas.
Pelo Minas, três atletas se destacaram no confronto contra o Franca: o ala/pivô Tiago foi o cestinha com 19 pontos, mais seis assistências e 19 de eficiência, o ala/armador Gui Carvalho anotou 18 pontos, três rebotes e quatro assistências, e o ala Gabriel contribuiu com 15 pontos.
“Faltou um pouco mais de rodagem, de colocar a bola embaixo do braço e acalmar o jogo. Erramos muitos detalhes e por causa desses errinhos Franca, que é uma equipe muito qualificada, conseguiu a vitória. Sabemos que precisamos melhorar e trabalhar cada vez mais para tentarmos ficar entre os oito na próxima etapa”, disse Gui Carvalho, que conseguiu médias de 14,5 pontos, 6,7 rebotes e 2,8 assistências em Curitiba.
#3 – Curitiba Basquetebol/CMP 75 x 58 Coritiba Monsters/Sociedade Thalia
Para fechar a etapa, nada melhor do que um clássico da cidade, o duelo entre Curitiba Basquetebol/CMP e Coritiba Monsters/Sociedade Thalia. E quem levou a melhor foi o time do Círculo Militar do Paraná, que foi superior ao adversário e venceu por 75 a 58.
Com o triunfo, o Curitiba encerrou a primeira parte da competição com campanha de três vitórias e três derrotas, o que o deixou na sétima colocação. Para o treinador Alexandre Pessoa, o desempenho geral ficou dentro do esperado.
“Nossa expectativa era essa, de três vitórias ou talvez quatro. Tivemos uma partida bem ruim que não permitiu outra vitória, então essa campanha ainda foi boa. Com esse período de treinos, temos totais condições de buscar a classificação na próxima etapa”, afirmou o treinador.
O grande nome do Curitiba no clássico foi o ala/armador João Camargo. O jogador de 20 anos foi o cestinha do jogo com 27 pontos, além de quatro rebotes e quatro assistências (19 de eficiência).
“Foi uma boa campanha, tivemos a vantagem de jogar em casa todos os jogos. Perdemos três partidas para equipes grandes, bem montadas e com entrosamento. Somos um time novo, ainda nos conhecendo melhor. Temos chances reais de classificação, então a expectativa para a etapa de São Paulo é bem boa”, disse João Camargo.
Quem também se destacou foi o ala/pivô Erike Guapi, que anotou duplo-duplo de 15 pontos e 13 rebotes (22 de eficiência), além do ala Lucas, com 12 pontos e cinco rebotes.
“As três derrotas que tivemos foram, até certo ponto, esperadas. Nossas três vitórias foram merecidas, mas temos que treinar muito mais para evoluir nessa segunda etapa. Esse tempo de treinamento será muito positivo, teremos algumas competições locais para aumentar nosso entrosamento e seguir bem na sequência da LDB”, afirmou Guapi.