HOJE
Sede Rio:Como foi oúltimo dia?
Por Liga Nacional de Basquete
Jogadores decisivos, perda de invencibilidade e mais: veja tudo o que rolou no último dia da 1ª etapa da LDB 2019, na sede do Rio de Janeiro
A 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2019, na sede do Rio de Janeiro, chegou ao fim.
Quer saber tudo o que rolou no último dia de competição no Ginásio do Tijuca Tênis Clube? Então confere aí.
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
#1 – São José 74 x 47 Maringá
No duelo entre São José Basketball e ADRM/Maringá, quem se deu bem foi a equipe joseense. Com um jogo intenso e de imposição do começo ao fim, a equipe do interior paulista bateu o Maringá, por 74 a 47, e encerrou a 1ª etapa da LDB 2019 com três vitórias em cinco jogos.
Durante a partida, o principal destaque do São José foi o ala Pastor, que saiu de quadra com 25 pontos, 91,0% de aproveitamento nos chutes para 2 pontos, sete rebotes, três assistências, dois roubos de bola, um toco e 31 de eficiência.
“Nosso desempenho nessa etapa foi bom na meta que traçamos, que era de vencer três jogos e tentar buscar os outros dois que infelizmente não conseguimos ganhar. Poderíamos ter confrontado mais o Flamengo e o Pinheiros e, quem sabe, sair com um resultado positivo. Mas saímos dessa etapa de cabeça erguida. Nosso coletivo é muito forte. Hoje talvez não foi um dia bom para outro companheiro e acabei me destacando, mas somos uma equipe fechada e unida, e os números vem naturalmente. Queria parabenizar a equipe e a comissão, pois cumprimos a meta que traçamos”, afirmou o ala do São José.

Pastor foi o principal cestinha do São José contra o Maringá (Bruno Lorenzo/LNB)
Já pelo lado do Maringá, o ala/armador Thales foi o cestinha do time, com 11 pontos, além de dois rebotes e 3 roubos de bola.
#2 – União Corinthians 94 x 68 Basquete Cearense
No segundo jogo do dia, quem saiu com a vitória foi o União Corinthians. A equipe de Santa Cruz do Sul bateu o Basquete Cearense, por 94 a 68, e conquistou a sua segunda vitória em cinco jogos da 1ª etapa da LDB 2019.
Com um forte jogo coletivo, o União Corinthians contou com as boas atuações do ala Pedro (21 pontos, dez rebotes e 24 de eficiência), do ala/armador Victor (22 pontos, oito rebotes, cinco assistências e 23 de eficiência), e do ala Gusthavo (17 pontos, seis rebotes, três assistências e 17 de eficiência).
“Tínhamos o objetivo de sair daqui com, no mínimo, duas vitórias e conseguimos. Não tem jogo fácil para a nossa equipe e focamos no jogo a jogo. Dentro da competição vamos adquirir ritmo e confiança. Cobro muito deles o foco, e os meninos estão de parabéns. Eles se empenham muito para poder estar aqui e valorizam cada momento dentro quadra. Agora vamos voltar para Santa Cruz do Sul, trabalharmos para a próxima etapa para irmos em busca da classificação”, afirmou o técnico Athos Calderaro, do União Corinthians.
Já no Basquete Cearense, o armador Gabriel se destacou e saiu de quadra com 19 pontos, cinco rebotes e cinco assistências.
#3 – Pinheiros 87 x 77 Flamengo
No último jogo do dia, tivemos o confronto entre Pinheiros e Flamengo, um dos mais esperados da etapa. No duelo, quem conseguiu sair com a vitória foi a equipe pinheirense, que venceu pelo placar de 87 a 77 o rubro-negro carioca.
O grande destaque do lado da equipe do Jardim Europa foi o ala Danilo Sena, com 21 pontos, três rebotes, seis assistências e 24 de eficiência. Além dele, o armador Buffat, com 16 pontos, sete rebotes, seis assistências e 17 de eficiência, e o ala/pivô Maicon, com 11 pontos e nove rebotes, também foram protagonistas na vitória sobre o Flamengo.
Para o treinador David Pelosini, a equipe fez um ótimo trabalho dentro do que foi planejado para a partida.
“Estudamos o Flamengo e conseguimos fazer um bom trabalho nesse sentido. Mesmo assim, eles foram muito capazes durante o jogo. Nosso ataque fluiu bem e conseguimos explorar bem o momento certo de atacar e tivemos uma boa leitura da partida”, disse o treinador, que completou:
“Abrir a vantagem foi realmente atípico, porque o Flamengo é uma grande equipe. Mas isso nos deu tranquilidade para fechar bem o jogo. Por ter jogadores altos, o Flamengo conseguia pressionar muito a bola. Tanto que no momento em que falhamos tecnicamente eles conseguiram encostar, mas quando conseguíamos fazer um trabalho mais técnico, apurado e com poucos erros de passe, dificilmente perdíamos o ataque”, finalizou.

David Pelosini comandou o Pinheiros na campanha de cinco vitórias em cinco jogos na 1ª etapa da LDB 2019 (Fotojump/LNB)
Já do lado do Flamengo, o grande destaque foi o armador Matheusinho, que flertou com um triplo-duplo e saiu de quadra com 16 pontos, nove rebotes e nove assistências, além de quatro roubos de bola e 20 de eficiência.
Além dele, o ala Matheus Weber foi outro que protagonizou um bela partida. O jogador saiu de quadra com 20 pontos, seis rebotes, duas assistências e 22 de eficiência.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca