HOJE
Só temcampeão
Por Liga Nacional de Basquete
Com Pinheiros, Paulistano, Flamengo e Franca, fase semifinal da LDB 2019 contará com quatro equipes que já venceram a competição
A fase final do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2019 está a todo vapor.
Agora, quatro equipes seguem na disputa pelo título mais cobiçado dos campeonatos de base do Brasil. São elas: Pinheiros, Paulistano/Corpore, Flamengo e Sesi Franca Basquete.
Coincidentemente, as quatro equipes já venceram ao menos uma vez a competição. Por isso, vamos relembrar com vocês quantas conquistas cada um tem, além de refrescarmos um pouco sua memória sobre as campanhas.
Vale lembrar que os confrontos, entre Pinheiros e Flamengo, às 15 horas, e Paulistano/Corpore e Sesi Franca Basquete, às 17h15, serão transmitidos ao vivo no Facebook do NBB CAIXA.
Mas e aí, ficou curioso, né? Então continua com a gente para saber mais sobre esses times ‘campeões’!
#1 – Pinheiros (bicampeão – 2015 e 2018)
O Pinheiros é bicampeão da LDB, com títulos nas edições de 2015 e 2018. O primeiro, ainda em 2015, contou com uma seleção de jogadores que, atualmente, se firmaram como bons atletas profissionais.
Esse é o caso do Lucas Dias, hoje no Franca, Georginho, atualmente no São Paulo, e Humberto, que joga no Corinthians. Com essas, e outras peças, a equipe superou o Minas na finalíssima, por 81 a 78, e se consagrou campeão da competição pela primeira vez.
Já o bicampeonato foi mais recente. Com um gostinho especial, ele veio na última edição, frente ao Paulistano, seu principal rival, em uma vitória por 81 a 62, na casa do adversário.

Pinheiros foi o campeão da LDB 2018 (João Pires/LNB)
Daquele time, alguns já começaram a trilhar seus passos no adulto, casos de Felipe Ruivo, que se transferiu para o Paulistano. Além de alguns que são aproveitados no time de cima do Pinheiros, como Jonas Buffat e Danilo Sena.
#2 – Flamengo (bicampeão – 2011 e 2013)
Outro com tradição na maior competição de base do país é o Flamengo. O rubro-negro carioca detém dois títulos, conquistados em 2011 e 2013.
Primeiro campeão da história da LDB, o Flamengo conquistou o título em cima do forte Sendi/Bauru Basket, por 70 a 68, após um jogo acirradíssimo. Na época, a equipe rubro-negra foi responsável por lançar, o que hoje são, dois grandes nomes do basquete nacional: Paranhos, atualmente no Mogi, e Gegê, pentacampeão do NBB CAIXA, atualmente no Pato Basquete.
A segunda conquista não demorou e em 2013 o bicampeonato se tornou realidade. Após uma vitória, por 51 a 42, sobre o Minas Tênis Clube, o torcedor rubro-negro pode soltar mais uma vez o grito de “é campeão”.

Agora na NBA, Felício viveu grandes momentos nas quadras da LDB em anos anteriores (Luiz Pires/LNB)
No time, nomes como o do pivô Cristiano Felício, hoje na NBA, e, mais uma vez, do armador Gegê, foram presença garantida na campanha do título.
#3 – Paulistano/Corpore (1x campeão – 2017)

Paulistano, campeão da LDB 2017 (Marcelo Zambrana/LNB)
Já o Pauistano/Corpore, finalista nas últimas duas edições, conquistou o título em 2017, contra o São José Basketball, por 83 a 73.
Com uma campanha consistente, o título serviu para firmar o Paulistano como um dos times com as melhores bases do país. Não à toa, a equipe tem como mote a frase “antecipe o futuro”.
#4 – Sesi Franca Basquete (1x campeão – 2016)

Franca foi o campeão da LDB 2016 (Fotojump/LNB)
O maior campeão nacional também já sentiu o gostinho de vencer uma LDB. Isso aconteceu em 2016, após a vitória na finalíssima contra o São José Basketball, por 66 a 50.
Na equipe francana nomes como Didi, Alexey, Du Sommer e João Pedro já atuavam nas quadras da LDB. Com essas, e outras, peças, a equipe da Capital do Basquete conseguiu o título inédito, ainda por cima de forma invicta.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca