HOJE
Só temcampeão
Por Liga Nacional de Basquete
Com Pinheiros, Paulistano, Flamengo e Franca, fase semifinal da LDB 2019 contará com quatro equipes que já venceram a competição
A fase final do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2019 está a todo vapor.
Agora, quatro equipes seguem na disputa pelo título mais cobiçado dos campeonatos de base do Brasil. São elas: Pinheiros, Paulistano/Corpore, Flamengo e Sesi Franca Basquete.
Coincidentemente, as quatro equipes já venceram ao menos uma vez a competição. Por isso, vamos relembrar com vocês quantas conquistas cada um tem, além de refrescarmos um pouco sua memória sobre as campanhas.
Vale lembrar que os confrontos, entre Pinheiros e Flamengo, às 15 horas, e Paulistano/Corpore e Sesi Franca Basquete, às 17h15, serão transmitidos ao vivo no Facebook do NBB CAIXA.
Mas e aí, ficou curioso, né? Então continua com a gente para saber mais sobre esses times ‘campeões’!
#1 – Pinheiros (bicampeão – 2015 e 2018)
O Pinheiros é bicampeão da LDB, com títulos nas edições de 2015 e 2018. O primeiro, ainda em 2015, contou com uma seleção de jogadores que, atualmente, se firmaram como bons atletas profissionais.
Esse é o caso do Lucas Dias, hoje no Franca, Georginho, atualmente no São Paulo, e Humberto, que joga no Corinthians. Com essas, e outras peças, a equipe superou o Minas na finalíssima, por 81 a 78, e se consagrou campeão da competição pela primeira vez.
Já o bicampeonato foi mais recente. Com um gostinho especial, ele veio na última edição, frente ao Paulistano, seu principal rival, em uma vitória por 81 a 62, na casa do adversário.
Daquele time, alguns já começaram a trilhar seus passos no adulto, casos de Felipe Ruivo, que se transferiu para o Paulistano. Além de alguns que são aproveitados no time de cima do Pinheiros, como Jonas Buffat e Danilo Sena.
#2 – Flamengo (bicampeão – 2011 e 2013)
Outro com tradição na maior competição de base do país é o Flamengo. O rubro-negro carioca detém dois títulos, conquistados em 2011 e 2013.
Primeiro campeão da história da LDB, o Flamengo conquistou o título em cima do forte Sendi/Bauru Basket, por 70 a 68, após um jogo acirradíssimo. Na época, a equipe rubro-negra foi responsável por lançar, o que hoje são, dois grandes nomes do basquete nacional: Paranhos, atualmente no Mogi, e Gegê, pentacampeão do NBB CAIXA, atualmente no Pato Basquete.
A segunda conquista não demorou e em 2013 o bicampeonato se tornou realidade. Após uma vitória, por 51 a 42, sobre o Minas Tênis Clube, o torcedor rubro-negro pode soltar mais uma vez o grito de “é campeão”.
No time, nomes como o do pivô Cristiano Felício, hoje na NBA, e, mais uma vez, do armador Gegê, foram presença garantida na campanha do título.
#3 – Paulistano/Corpore (1x campeão – 2017)
Já o Pauistano/Corpore, finalista nas últimas duas edições, conquistou o título em 2017, contra o São José Basketball, por 83 a 73.
Com uma campanha consistente, o título serviu para firmar o Paulistano como um dos times com as melhores bases do país. Não à toa, a equipe tem como mote a frase “antecipe o futuro”.
#4 – Sesi Franca Basquete (1x campeão – 2016)
O maior campeão nacional também já sentiu o gostinho de vencer uma LDB. Isso aconteceu em 2016, após a vitória na finalíssima contra o São José Basketball, por 66 a 50.
Na equipe francana nomes como Didi, Alexey, Du Sommer e João Pedro já atuavam nas quadras da LDB. Com essas, e outras, peças, a equipe da Capital do Basquete conseguiu o título inédito, ainda por cima de forma invicta.