#JOGAJUNTO

LDB

Final FourConfirmado

29-09-2021 | 09:20
Por Liga Nacional de Basquete

Paulistano e Minas se juntam ao Pinheiros e Franca na Semifinal da LDB 2021

Nesta terça-feira (28/09), a bola subiu para mais quatro jogos da Fase Final do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2021, que está sendo disputada no Ginásio Antonio Prado Jr., sede do Club Athletico Paulistano. O destaque do dia vai para o Paulistano e Minas que venceram e garantiram sua classificação para a Semifinal.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é a maior competição de basquete de base do país, organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Perdeu algum detalhe desse terceiro dia? Dá uma conferida no nosso resumão do dia!

Rio Claro chega a sua primeira vitória na Fase Final 

O Rio Claro/ABDC conseguiu o seu primeiro triunfo dentro da LDB 2021 contra o Corinthians, pelo placar de 75 a 63. A equipe do interior paulista conseguiu um ótimo aproveitamento no ataque durante a primeira etapa, abriu uma boa vantagem e apenas controlou o restante de jogo.

Eltinho, destaque rio-clarense na vitória de hoje (João Pires/LNB)

O primeiro quarto, apesar de equilibrado, terminou com uma leve vantagem para o time de Rio Claro, que conseguiu um aproveitamento de 70% nos arremessos de quadra. No segundo quarto, além de manter o bom aproveitamento, o Rio Claro conseguiu apertar na defesa e ir para o intervalo com 50 a 31 no marcador.

No segundo tempo, o Rio Claro apenas administrou a vantagem que construiu e conseguiu fechar bem o jogo. O Corinthians, desfalcado de algumas peças do seu elenco que estavam completando o time adulto no campeonato estadual, deu oportunidade para jovens jogadores de sua base entrarem no jogo.

Com a equipe rio-clarense usando e abusando do perímetro adversário, Arthur, ala da equipe, foi um dos destaques com suas quatro bolas de três pontos, o que o tornou o cestinha da partida, ao anotar 20 pontos. Além do ala, o armador Eltinho, com 11 pontos, cinco rebotes e cinco assistências, e o pivô Anderson, com 12 pontos, seis rebotes e cinco assistências foram outros bons nomes.

“Estamos vindo de duas derrotas bem difíceis, mas trabalhamos, sabemos que ontem nós não fizemos um bom jogo, mas hoje o nosso basquete encaixou certinho. Trabalhamos um com o outro e merecemos a vitória. Agora vamos em busca de ficar ali entre os cinco primeiros. Venho trabalhando, fico feliz de estar ajudando o time e agora é focar nos próximos jogos”, comentou Arthur

Já pelo lado do Corinthians, os nomes que mais chamaram a atenção individualmente foram o armador Jean, com nove pontos, quatro rebotes e seis assistências, e os alas Calderon, com 14 pontos e três rebotes, e Victor, com 12 pontos e sete assistências.

“Entramos com um ritmo melhor no intervalo, faltou a gente entrar com essa intensidade desde o começo. Se a gente tivesse entrado assim no inicio, o jogo seria mais disputado, conversamos sobre isso no final do jogo e os meus companheiros concordam comigo”, disse Victor

Ambas as equipes estão fora da Semifinal do campeonato, mas ainda irão disputar para ver quem vai ficar do 5° ao 8° lugar. Corinthians enfrenta o Cerrado Basquete, enquanto Franca enfrenta o Paulistano.

Pinheiros fecha Fase Final com 100% de aproveitamento

Assim como em todas suas outras 13 partidas, a equipe do Pinheiros manteve o domínio do jogo do início ao fim e conseguiu uma boa vitória sobre a equipe do Sesi Franca, por 120 a 50. Com o resultado, a equipe pinheirense confirmou a primeira colocação no Grupo D.

Durante o primeiro quarto, a equipe de Franca conseguiu fazer jogo duro, marcou bem a equipe adversária e terminou com uma diferença de apenas 10 pontos. Porém, no segundo período em diante o Pinheiros tomou controle de todas as ações de jogo e conseguiu garantir a vitória.

No segundo tempo de jogo, o Pinheiros voltou com a mesma mentalidade do segundo quarto, ampliou a vantagem que até então já era muito grande e conseguiu fechar o jogo com tranquilidade. Enquanto a equipe de Franca poupou dois dos seus principais jogadores, Márcio e Adyel, o Pinheiros usou até o último instante as suas principais estrelas.

Pelo lado do Pinheiros, o trio Dikembe, Buffat e Scheuer, com 22, 17 e 18 pontos respectivamente, foram grandes destaques da partida, não só pela pontuação, mas pelas diversas jogadas plásticas ao longo do jogo. Dikembe, além da alta pontuação, conseguiu mais 12 rebotes e 31 de eficiência.

“Conseguimos impor o nosso ritmo. No começo foi um pouco mais apertado, mas quando começamos a fazer o que o treinador pediu, demos o nosso máximo e deu tudo certo. O placar largo é consequência do trabalho que a gente vem fazendo, dos treinamentos, é o que buscamos fazer todos os jogos, se não for pra ter um placar assim, pelo menos saímos com a vitória”, falou Dikembe.

Dikembe, do Pinheiros, que teve uma grande atuação (João Pires/LNB)

Já pelo time francano, o ala/armador Reynan, com 13 pontos, quatro rebotes e mais três assistências, junto com ala/pivô Edu Marília, com 11 pontos e três rebotes, foram os jogadores que mais pontuaram.

“A semifinal já é sexta, então temos que recuperar bem. Estamos bem, com a cabeça boa, e contaremos com a volta do Márcio e do Adyel. Viemos desacreditados por ser um dos elencos mais jovens, mas a gente mostrou desde o começo como é o basquete de Franca, de marcação forte e contra-ataque, e vamos manter assim para a semifinal’’, disse Edu.

Com a vitória, o Pinheiros garante o primeiro lugar no Grupo D e enfrenta agora o Minas, que ficou em segundo lugar no grupo C. Franca, também já classificado, enfrenta o Paulistano, primeiro colocado do grupo C.

Minas confirma classificação em jogo extremamente acirrado

No jogo mais disputado do dia, São Paulo e Minas batalharam lance a lance do começo até o fim do jogo. Após diversas trocas de lideranças, a equipe mineira se acertou no ultimo quarto, fechou a defesa e venceu o tricolor por 95 a 86.

O primeiro quarto de jogo foi de ligeiro domínio da equipe minatenista, pois logo nos minutos iniciais mostrou a principal arma do time durante toda a partida: As bolas de 3. O ataque do Minas durante esse primeiro quarto foi muito eficiente, afinal, mesmo com o São Paulo fechando o garrafão, o perímetro foi muito bem utilizado. Já no segundo quarto, o São Paulo conseguiu fechar melhor esses espaços, manteve seu bom jogo no ataque e encostou no marcador. A equipe mineira foi para o vestiário vencendo por 54 a 47.

No segundo tempo, as equipes alteraram por diversas vezes no marcador, trocando de liderança o tempo todo. Porém, no quarto decisivo, brilhou a estrela de alguns jogadores mineiros que, além de defender muito bem as investidas dos são-paulinos, conseguiram ter calma e paciência para fechar o jogo.

Sem duvidas nenhuma, a vitória de hoje passou pelas mãos da dupla Augusto e Gui Santos, que combinou para 51 pontos no jogo. Além da alta pontuação, o pivô Augusto, conseguiu mais 16 rebotes e três assistências, e o ala Gui Santos, anotou também seis rebotes, três assistências e dois roubos de bola.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

“É uma experiência muito bacana você ver a molecada se divertindo dentro de quadra. Você vê, o tempo inteiro a gente fala ‘vai galera’, tentando animar, por que é muito louco dentro de quadra. É natural, mas a gente tenta chamar um pouco mais, liderar, é muito legal”, disse Gui Santos.

Pelo lado do São Paulo, o grande destaque foi o armador Matheus Eugeniusz, que flertou com um triplo duplo ao marcar 19 pontos, oito rebotes e distribuir mais nove assistências. Rafael Bibiano, foi um dos cestinhas do São Paulo, com 14 pontos.

“Faltou um pouco mais de sequência no nosso trabalho. Juntamos nosso time a menos de 30 dias de trabalho com meninos que não tinham tanto contato, que não tinham tanto entrosamento, mas mesmo assim chegamos entre os oito melhores. O que faltou nessa questão do tempo de trabalho, sobrou na entrega e na determinação. Os meninos honraram a história das três cores”, afirmou Dinho Guimarães, técnico do São Paulo

Com a vitória, o Minas confirmou sua classificação para a semifinal do campeonato, onde vai enfrentar o Pinheiros. Por outro lado, o São Paulo vai lutar na outra chave pelo 5° lugar na competição.

Paulistano vence mantém  invencibilidade na competição 

Paulistano e Cerrado se enfrentaram em um jogo que valia a vida dentro do campeonato. Ambas as equipes entregaram tudo de si, mas o Paulistano saiu vencedor no final das contas pelo placar de 67 a 66.

Jonatan, do Paulistano, cestinha da partida (João Pires/LNB)

O primeiro tempo de jogo foi de extremo equilíbrio, com ambas as equipes se entregando na marcação e contabilizando no ataque, o que garantiu um placar também equilibrado ao final do segundo quarto, com 23 pontos no marcador de ambas as equipes.

Na volta dos vestiários, porém, o Paulistano abriu uma ligeira vantagem sobre os adversários. A partir de então a equipe controlou bem o resultado até o final do jogo.

André Barbosa, pivô do Paulistano, foi o grande destaque da equipe ao anotar 15 pontos, 10 rebotes e quatro assistências, além de uma partida muito boa defensivamente, com uma grande imposição dentro do garrafão. O ala Jonatan foi o cestinha com 18 pontos, além de anotar mais cinco rebotes e mais três assistências.

“Sabíamos que o Cerrado seria uma equipe difícil, eles venceram o São Paulo por 10 pontos de diferença, então sabíamos que não seria fácil. Vacilamos um pouco no segundo quarto, mas no terceiro voltamos a ativa e conseguimos vencer. Nossa expectativa é ser campeão, já tivemos um jogo complicado contra Franca na primeira etapa, mas a partir agora queremos ser campeões”, comentou André.

Já pelo lado do Cerrado, os destaques foram Daniel Von Haydin, ala da equipe que anotou 22 pontos (seis bolas de três pontos), dois rebotes, duas assistências e três roubos de bola, e o pivô Serjão, que conseguiu sete pontos e 14 rebotes.

“O Paulistano realmente é um time muito físico, um time grande e bem treinado. Tentamos ao máximo diminuir o volume deles, sabemos que eles cortam pra dentro e passam pra fora. Demos preferencia para isso, tentar tirar a bola deles, e por um momento até deu certo, mas infelizmente o resultado não veio.”, disse Gabriel Barbosa, técnico do Cerrado Basquete “Eu comento que todos os jogadores que aqui estão são bons, todos eles jogam bem, todos eles podem chegar longe. Eu entendo muitas vezes eles colocarem a gente como surpresa, mas eu faço questão de deixar bem claro para eles que eles são bons e que sempre podemos chegar longe” finalizou Gabriel.

Com a vitória, o Paulistano garantiu a primeira colocação do Grupo C, enquanto o Cerrado deu adeus às chances de se classificar para a semifinal do campeonato.

Resultados do dia:

Rio Claro 76 x 53 Corinthians

Sesi Franca 50 x 120 Pinheiros

São Paulo 95 x 86 Minas

Paulistano 67 x 60 Cerrado

Próximos jogos

01/10 (Sexta-feira)

11h15 – Cerrado x Corinthians – ao vivo no canal do Café Belgrado na Twitch

13h30 – Rio Claro x São Paulo –ao vivo no canal do Café Belgrado na Twitch

15h45 – Pinheiros x Minas – ao vivo no canal do NBB no Youtube

18h – Paulistano x Franca – ao vivo no canal do NBB no Youtube

02/10 (Sábado)

11h15 – Disputa do 7º lugar –ao vivo no canal do Café Belgrado na Twitch

13h30 – Disputa do 5º lugar – ao vivo no canal do Café Belgrado na Twitch

15h45 – Disputa de 3º e 4º lugar – ao vivo no canal do NBB no Youtube

18h – Final – ao vivo no canal do NBB no Youtube