#JOGAJUNTO

LDB

LDB 2021:As semifinais

30-09-2021 | 11:24
Por Liga Nacional de Basquete

Pinheiros, Minas, Paulistano e Franca disputam vaga na Final da LDB 2021; jogos serão transmitidos no canal do NBB no Youtube

A Fase Final da LDB 2021 está afunilando. Após as disputas entre os oito melhores da Fase de Classificação, Pinheiros, Sesi Franca Basquete, Paulistano e Minas Tênis Clube garantiram vaga nas semifinais e seguem na disputa pelo título da maior competição de base do país.

As partidas acontecerão nesta sexta-feira (01/10) no Ginásio Antônio Prado Jr., casa do Paulistano. O primeiro duelo, entre Pinheiros e Minas Tênis Clube, será às 15h45, enquanto o segundo, entre Paulistano e Sesi Franca Basquete, começará às 18h. A Final, por sua vez, será no sábado, também às 18h – a disputa de 3º lugar será no mesmo dia, mas um pouco antes, às 15h45. Todos esses confrontos serão transmitidos ao vivo no canal oficial do NBB no Youtube.

Pinheiros, Franca, Paulistano e Minas seguem na disputa do título da LDB 2021 (Arte/LNB)

No Grupo C da Fase Final, o Paulistano fez bonito. A equipe, que é uma das favoritas ao título desde o início da competição, chega nas semifinais com uma campanha invicta em 13 jogos disputados, tendo vencido nessa última fase partidas difíceis contra adversários como Minas, Cerrado e São Paulo FC.

O principal fator para a boa campanha do time alvirrubro no campeonato está no forte jogo coletivo, usando e abusando de jogadores que não pontuam muito individualmente, mas que no todo fazem muita diferença. A maior prova disso é que os cinco principais cestinhas da equipe até aqui têm médias entre 12 e 7 pontos por jogo. Mesmo assim o time detém o segundo melhor ataque da competição, com 79 pontos por partida, ficando atrás somente do Pinheiros (109).

Paulistano não perdeu até aqui na LDB 2021 (João Pires/LNB)

+ Estatísticas completas do Paulistano

Outro que também garantiu vaga nas semifinais pelo Grupo C foi o Minas. A equipe, que chegou na Fase Final após muita luta e suor na Etapa de Classificação, conseguiu se manter viva na luta pelo título da mesma forma: com muita raça.

Foram três jogos difíceis contra Paulistano, Cerrado e São Paulo, com diferenças curtas no placar em todos eles. Mas graças as vitórias primordiais sobre a equipe do Distrito Federal (70 a 66) e o Tricolor do Morumbi (95 a 86) a vaga ficou com o time de Gui Santos e companhia.

Gui Santos é o grande nome do Minas na competição (João Pires/LNB)

Estatísticas completas do Minas

Já pelo Grupo D, Pinheiros e Franca levaram as duas vagas da chave. O primeiro, um dos francos favoritos ao título, chega para o momento decisivo da competição com uma campanha invicta em 13 jogos disputados.

Sob o comando de David Pelosini, a equipe é uma das mais experientes da competição e conta com jogadores com rodagem no time de cima pelo NBB. Seus principais destaques, entre os muitos que a equipe conta no elenco, fica por conta da dupla formada pelos pivôs Paulo Scheuer (19,1 pontos, 4,3 rebotes e 20,5 de eficiência) e Dikembe (14,5 pontos, 10,1 rebotes e 22,5 de eficiência), cruciais nas duas tábuas da quadra da equipe paulista.

Com médias de duplo-duplo, Dikembe é um dos grandes nomes do Pinheiros na LDB (João Pires/LNB)

+ Estatísticas completas do Pinheiros

Já o Franca, por sua vez, chega com uma equipe jovem, leve e versátil. A campanha, positiva, é de 11 vitórias em 13 jogos (84,6% de aproveitamento), tendo perdido somente para o Pinheiros, já na Fase Final, e para o Paulistano na Etapa de Classificação.

Seus principais destaques ficam por conta do pivô Márcio (18,0 pontos, 11,8 rebotes e 21,5 de eficiência) e do armador Adyel (14,3 pontos, 4,7 rebotes e 11,3 de eficiência), dois dos principais nomes não só da equipe do interior paulista, como também de toda LDB.

Márcio é o principal nome do garrafão francano na competição (João Pires/LNB)

O primeiro é arrasador nos dois lados da quadra, pontuando, defendendo, pegando rebotes e contribuindo de maneira ativa para os triunfos da equipe. Enquanto o segundo funciona como um dos principais ‘motores’ do time francano, pensando e organizando o jogo.

Estatísticas completas do Franca

Disputa do 5º ao 8º lugar também começa nesta sexta-feira

Além dos duelos valendo vaga na Final, as outras quatro equipes que não garantiram presença nas semifinais disputarão entre sexta e sábado para definir as posições entre o 5º e o 8º colocado da LDB 2021.

Em um primeiro momento, na sexta-feira, os confrontos serão entre Cerrado e Corinthians, às 11h15, e Rio Claro e São Paulo, às 13h30. Já no sábado, teremos a disputa do 7º lugar entre os perdedores do dia anterior, às 11h15, e a de 5º entre os vencedores, às 13h30. Todos estes confrontos contarão com transmissão ao vivo no canal do Café Belgrado na Twitch.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é a maior competição de basquete de base do país, organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Tabela de Jogos:

01/10 (Sexta-feira)

11h15 – Cerrado x Corinthians – ao vivo no canal do Café Belgrado na Twitch

13h30 – Rio Claro x São Paulo –ao vivo no canal do Café Belgrado na Twitch

15h45 – Pinheiros x Minas – ao vivo no canal do NBB no Youtube

18h – Paulistano x Franca – ao vivo no canal do NBB no Youtube

02/10 (Sábado)

11h15 – Disputa do 7º lugar –ao vivo no canal do Café Belgrado na Twitch

13h30 – Disputa do 5º lugar – ao vivo no canal do Café Belgrado na Twitch

15h45 – Disputa de 3º e 4º lugar – ao vivo no canal do NBB no Youtube

18h – Final – ao vivo no canal do NBB no Youtube