#JOGAJUNTO

LDB

Vibra, Adyel!

20-07-2024 | 09:10
Por Marcius Azevedo

Armador tem boa atuação contra o Minas Tênis Clube e comanda o décimo primeiro triunfo do invicto Pinheiros na competição; Mogi Basquete e Paulistano vencem

O sábado (20/07) marcou o sexto e penúltimo dia de jogos da segunda etapa do Grupo A da Liga de Desenvolvimento de Basquete. Nas últimas três partidas do dia no Antônio Prado Jr., em São Paulo, destaque para o Pinheiros, que contou com bom desempenho de Adyel para superar o Minas Tênis Clube e alcançar o décimo primeiro triunfo na LDB. Mogi Basquete e Paulistano venceram Unifacisa e AEGB-GO, respectivamente, na competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

+ Veja a classificação da LDB 2024

A última rodada da primeira fase do Grupo A acontece neste domingo (21/07), quando teremos definições dos integrantes das Séries Ouro, Prata e Bronze. Instituto Viva Vida/Cetaf e Bauru Basket abrem o dia, às 8h30. Na sequência, às 10h45, Ponta Grossa e Cerrado Basquete entram em quadra. Mogi Basquete e BRB/Brasília/AACB se enfrentam às 13h, enquanto Cruzeiro e Basquete Cearense jogam às 15h15. Pinheiros e Unifacisa duelam às 17h30 e, por fim, às 19h45, Paulistano e Minas Tênis Clube fecham o dia.

Adyel comanda mais uma vitória do invicto Pinheiros

Após dois jogos sendo preservado pelo técnico Guilherme Giovannoni, o armador Adyel voltou à equipe neste sábado (20/07) e comandou o Pinheiros em mais uma vitória na LDB 2024. O triunfo por 80 a 60 sobre o Minas Tênis Clube foi o décimo primeiro, o que manteve o time invicto na competição. A equipe pinheirense jogou com muita intensidade desde o começo, forçando 28 erros dos mineiros nos 40 minutos, e aproveitou minicorridas, como um 10 a 1 no terceiro período, para construir o placar.

Adyel vibra em lance da vitória do Pinheiros sobre o Minas. Foto: Yasmin Freitas

Adyel foi o destaque do Pinheiros, terminando o jogo com 18 pontos, quatro rebotes, quatro assistências e quatro roubos de bola para 22 de eficiência. “Fizemos um plano para todos jogarem, para todos serem utilizados e ninguém ficar muito sobrecarregado, treinar também, porque nesses dias que eu fiquei de folga, eu treinei. Estamos construindo, estamos trabalhando sempre, muito focados, o time todo, os 15, 16 que têm atuado estão muito focados. Vamos continuar construindo para chegar na final e alcançar o nosso objetivo”, afirmou o armador.

+ Confira as estatísticas da partida entre Minas e Pinheiros

Pelo lado do Minas, Wini Braga foi mais uma o vez o destaque da equipe, colocando outro duplo-duplo na conta, ao terminar com 27 pontos e 11 rebotes. O pivô converteu 100% no lance livre (10/10) e registrou 30 de eficiência. “Não desmerecendo o Pinheiros, que é um time de muita qualidade, mas faltou um pouco mais de entrega, de leitura, faltou combinar nossas defensivas, nossas ofensivas também. São coisas simples, pequenas, que, no final, deixou essa pontuação muito grande. Eles fizeram muitos pontos de bolas roubadas”, afirmou o pivô. “Erramos bastante. Eu errei, Lucas errou, o Yuri, todos erraram muito. Temos um time de qualidade, só que tem dias ruins também. É corrigir isso para entrar forte na fase final”, completou.

Vitinho tem 100% de aproveitamento em triunfo do Mogi

Após perder para o Minas Tênis Clube em um confronto direto pela vaga na Série Ouro na sexta-feira (19/07), o Mogi Basquete respondeu positivamente neste sábado (20/07), diante da Unifacisa, e conquistou o oitavo triunfo na competição. O primeiro quarto mogiano foi muito forte, com uma corrida inicial de 11 a 0. A equipe de Campina Grande equilibrou o confronto com bastante energia em quadra no segundo e terceiro períodos, mas não conseguiu virar o placar na derradeira parcial e perdeu por 90 a 64.

Vitinho registrou 100% de aproveitamento nos arremessos. Foto: Suelenn Ladessa/Mogi

O armador Vitinho foi um dos destaques do Mogi. O armador terminou o jogo com 17 pontos e 100% de aproveitamento nos arremessos: 3/3 para três pontos e 4/4 para dois pontos. “Ontem foi um dia difícil. Nós contávamos com uma vitória contra o Minas. A nossa situação, talvez, tenha ficado um pouco complicada, porque se o Minas perder para o Paulistano, vai dar um tríplice empate e ficamos fora. Mas, apesar da noite em claro, é reconectar as energias. Ter feito um bom jogo é importante. Temos de dar continuidade no trabalho. São nesses momentos que temos de reconectar, aprender e melhorar. É levar o aprendizado. Não acabou. Temos uma batalha difícil contra o Brasília amanhã. Temos de ganhar e torcer para o Minas para conseguir se  classificar para a Série Ouro”, afirmou. Além dele, o Mogi contou com boa atuação de Felipe Gregate, que terminou o jogo com 20 pontos, sete rebotes e sete assistências para 30 de eficiência.

+ Confira as estatísticas da partida entre Unifacisa e Mogi Basquete

Pelo Unifacisa, Gabriel foi o maior pontuador com 16 pontos, além de quatro assistências e três rebotes. “Foi o nosso melhor jogo na competição. Como eu sempre falo, o nosso time foi um time que teve muito pouco tempo de treino, uma semana, duas, no máximo. Estamos melhorando a cada jogo. Conseguimos fazer um jogo apertado contra o Mogi, que é uma equipe de tradição, uma equipe que treina há muito tempo para estar aqui. A felicidade é de fazer um bom jogo, mas sempre buscando evoluir, buscando resultados melhores”, afirmou.

Neto se destaca na vitória do Paulistano

O Paulistano entrou em quadra com uma rotação bem diferente dos últimos jogos, mas não abdicou da intensidade defensiva que se tornou uma marca registrada da equipe na atual edição. O time alvirrubro abriu com uma corrida de 11 a 1, marcou pressão e foi ampliando sua vantagem, indo para o intervalo com 41 pontos de frente: 63 a 22. No segundo tempo, mesmo sem repetir o mesmo ritmo da etapa inicial, o time do técnico Renan Custódio continuou pontuando e fechou o jogo com uma triunfo por 102 a 45.

Neto foi o destaque do Paulistano na vitória sobre o AEGB-GO. Foto: Willian Oliveira/Paulistano

+ Confira as estatísticas da partida entre AEGB-GO e Paulistano  

O destaque do Paulistano foi Neto, que terminou o jogo com um duplo-duplo, ao anotar 20 pontos e pegar 10 rebotes. O ala-pivô conseguiu ainda quatro roubos de bola e três assistências para 34 de eficiência. “Hoje foi uma estratégia diferente, usamos os meninos mais novos para ganhar um pouco mais de bagagem. Cumprimos o que estava previsto, marcarmos firme e corrermos bastante”, afirmou

+ Veja o álbum de fotos da vitória  do Paulistano  

Pelo AEGB-GO, André Santos foi o destaque, com 14 pontos, cinco rebotes e duas assistências. Foi o último jogo da equipe goiana na atual edição da LDB. “Uma experiência, no âmbito nacional, sempre é difícil. A maioria do nosso time não viveu isso. Conseguimos alternar entre bons momentos e momentos ruins. A nossa equipe é jovem e vamos tentar treinar mais para voltar mais fortes no ano que vem”, afirmou o armador.

+ Confira a tabela de jogos da LDB 2024

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.