HOJE
Dominante no garrafão
Por Marcius Azevedo
Com duplo-duplo, pivô Andrezão comanda o triunfo do Paulistano contra o BRB/Brasília/AACB; Minas Tênis Clube supera o Ponta Grossa em jogo apertado e IVV/Cetaf ganha terceira
Três jogos completaram a rodada desta segunda-feira (15/07) do Grupo A da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024, no ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo. Destaque para o pivô Andrezão, que comandou o Paulistano na vitória sobre o BRB/Brasília/AACB. O Minas Tênis Clube venceu o Ponta Grossa em um jogo equilibrado e continua invicto ao alcançar sete vitórias. Já o Instituto Viva Vida/Cetaf superou o AEGB-GO. A competição conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
A terceira rodada acontece nesta terça-feira (16/07). O primeiro jogo do dia será Mogi e Cerrado, às 8h30. Na sequência, às 10h45, Ponta Grossa e Unifacisa se enfrentam. Bauru Basket e Pinheiros fazem o duelo paulista, às 13h. IVV/Cetaf e Minas Tênis Clube entram em quadra às 15h15. Já Cruzeiro e AEGB-GO jogam às 17h30. Por fim, às 19h45, o jogo é entre Paulistano e Basquete Cearense.
Yuri comanda virada do invicto Minas
Minas Tênis Clube e Ponta Grossa protagonizaram um grande jogo, que foi decidido apenas nos últimos instantes. A equipe paranaense controlou o placar até o quarto derradeiro, mas o time mineiro não desistiu, foi mais assertivo nas escolhas ofensivas e venceu por 66 a 61, se mantendo invicto na competição com sete vitórias. Os rebotes ofensivos foram um diferencial na partida, com dominância dos mineiros, que pegando 26 contra 16, proporcionando mais segundas chances.
+ Confira as estatísticas da partida entre Minas e Ponta Grossa
Yuri foi um dos destaques do Minas, registrando um duplo-duplo. O ala terminou como o cestinha da partida com 17 pontos e ainda pegou 14 rebotes, sendo seis ofensivos. “O nosso time está bem focado em sair daqui com o máximo de vitórias possíveis. Em nenhum momento, nós pensamos que o jogo estava acabado, sabemos da nossa qualidade. O nosso dia a dia tem sido muito bom, a nossa equipe está muito unida, muito focada, o resultado não me surpreende. Ninguém tremeu em nenhuma hora. A molecada chamando responsabilidade na hora que precisou. Essa é só a primeira de muitas dessa etapa, estou muito orgulhoso”, afirmou. Além dele, Wini Braga também alcançou um duplo-duplo, com 16 pontos e 15 rebotes.
+ Veja o álbum de foto do Minas sobre o Ponta Grossa
Pelo lado do Ponta Grossa, Manaus foi mais uma vez o destaque, registrando um duplo-duplo, com 15 pontos e 13 rebotes. “Faltou atacar do jeito certo. Escolher a menor bola, faltou um pouco de leitura do nosso time na questão do ataque. E na defesa pecamos nos rebotes ofensivos. Eles pegaram muito o rebote e acabaram fazendo muitas bolas de segunda chance. Mas foi detalhe, acabou que eles resolveram o jogo no último minuto praticamente”, afirmou o ala. Além dele, o pivô Lucas também teve bom desempenho, com 15 pontos e sete rebotes.
A eficiência de JV Martins garante o triunfo do IVV/Cetaf
Após perder o primeiro quarto por 22 a 16 para o AEGB-GO, o Instituto Vila Velha/Cetaf se encontrou em quadra, colocando mais pressão na bola e com melhores escolhas no ataque. A equipe do Espírito Santo virou o placar no começo do segundo período com uma corrida de 8 a 0 e permaneceu até o fim. O triunfo por 89 a 62 foi o terceiro da equipe capixaba em sete jogos. O time goiano continua sem vencer na competição.
+ Veja as estatísticas da partida entre AEGB-GO e IVV/Cetaf
O IVV/Cetaf teve como destaque JV Martins, que terminou o jogo com 14 pontos, seis assistências, seis roubos de bola e cinco rebotes para 23 de eficiência. “Essa vitória foi muito importante. Nós viemos da primeira etapa com apenas uma vitória e viemos querendo mais agora. Já são duas vitórias e vamos buscar mais”, afirmou o armador. “Comecei meio avoado, mas depois concentrei para o jogo e consegui ajudar o time com mais eficiência”, completou. O maior pontuador da equipe foi Elvis, com 22 pontos.
+ Confira o álbum de fotos da vitória do IVV/Cetaf sobre o AEGB-GO
Pelo AEGB-GO, Maia foi o cestinha com 21 pontos, além de pegar cinco rebotes e dar três assistências para 17 de eficiência. “Começamos muito ligados, mas depois tivemos um apagão e ele foi muito longo. A nossa defesa deu uma relaxada e eles aproveitaram as chances. Mas vamos corrigir os erros e ir para o próximo jogo ainda mais fortes. Vamos ganhar um jogo na LDB, pode anotar aí”, prometeu o armador.
Andrezão é dominante em vitória do Paulistano
Com muita intensidade na defesa desde o primeiro quarto, quando fez 26 a 7, o Paulistano dominou o BRB/Brasília/AACB, venceu por 86 a 28 e conquistou o sexto triunfo em sete jogos, ficando atrás apenas de Minas Tênis Clube e Pinheiros na tabela de classificação. Apesar da vantagem construída até o intervalo (41 a 12), o técnico Renan Spínola não quis rodar muito o elenco e deixou mais tempo em quadra sua principal rotação.
+ Confira as estatísticas da partida entre Brasília e Paulistano
Andrezão foi o destaque da vitória do Paulistano ao registrar um duplo-duplo, com 23 pontos e 15 rebotes, sendo sete ofensivos, e terminar com 33 de eficiência. “Estou muito feliz com a minha atuação, mas mais feliz com o desempenho do time. A defesa foi muito boa, tomamos apenas 28 pontos. Eu estava precisando de uma atuação como essa. Venho de um campeonato não muito bom e hoje eu fui numa crescente muito boa. Espero continuar assim para o restante da LDB”, afirmou o pivô. Além dele, o armador Gabriel Landeira se destacou com 14 assistências.
+ Veja o álbum de fotos da vitória do Paulistano
Pelo lado do Brasília, Gustavo foi o maior pontuador, com nove pontos. “Tiramos de lição que precisamos melhorar na defesa e tomar melhores decisões no ataque. Erramos bastante hoje, pecamos bastante na defesa e nos rebotes, principalmente, porque é difícil jogar contra o Paulistano, eles têm jogadores altos. Temos de melhorar bastante”, afirmou o armador.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.