#JOGAJUNTO

LDB

Dominantes

25-06-2024 | 07:07
Por Liga Nacional de Basquete

Bauru Basket e BRB/Brasília/AACB começam competição com vitórias contundentes na Arena BRB Nilson Nelson; Minas Tênis Clubes derrota o Cerrado Basquete de virada

A bola subiu nesta terça-feira (25/06) para o primeiro dia da edição de 2024 da Liga de Desenvolvimento de Basquete em Brasília. Válidas pelo Grupo A da competição, que acontece com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), as partidas foram disputadas na Arena BRB Nilson Nelson durante todo o dia. O Bauru Basket superou a Unifacisa por 89 a 40, enquanto o Minas Tênis Clube triunfou contra o Cerrado Basquete por 89 a 79 e o BRB/Brasília/AACB venceu o Basquete Cearense por 95 a 56. 

Os jogos do Grupo A na Capital Federal continuam nesta quarta-feira (26/06), com Unifacisa e Minas Tênis Clube  abrindo às 11h30, seguido de Basquete Cearense e Bauru Basket, às 13h45 e finalizando com AEGB/GO encarando o BRB/Brasília/AACB, às 16h.   

Gustavo comanda o Bauru

O primeiro quarto começou animado e de amplo domínio do Bauru. Com Matheus acertando duas bolas de 3 no início da partida e Jean liderando na pontuação, marcando sete pontos, a equipe paulista se manteve em vantagem durante todo o período e venceu por 27 a 12. No segundo quarto, a Unifacisa continuou cometendo erros ofensivos e sofreu com os ataques precisos do Bauru, que chegou a uma corrida de oito pontos. O Dragão manteve sua eficiência durante o período, aumentou sua vantagem em quadra, contando principalmente com o ótimo desempenho de Gustavo que anotou 10 pontos, oito rebotes e cinco assistências. O Bauru terminou o primeiro tempo com boa vantagem: 50 a 21. 

No terceiro quarto, o jogo retomou equilibrado nos primeiros minutos, mas o Bauru logo tomou novamente a frente, seguindo a pressão constante para cima da Unifacisa. Acertando 21 pontos de 51 tentados, os paulistas triunfaram no período. Administrando o resultado e com o técnico Artur Leandro rodando a equipe, o Bauru também venceu o último quarto, conquistando a primeira vitória na LDB 2024 por 89 a 40.

Gustavo foi o destaque do Bauru Basket na estreia da LDB. Foto: Matheus Maranhão

O ala Gustavo anotou um duplo-duplo, sendo o cestinha da partida com 15 pontos e dividindo 12 rebotes com Jean. Além disso, ainda deu sete assistências. “Fico feliz de estar aqui ajudando a equipe. Para mim, o destaque individual sem o destaque coletivo não adianta”, afirmou Gustavo. “Isso é resultado do nosso trabalho. A gente vem trabalhando forte e vamos continuar para tentar ganhar todos os jogos”, completou. Pelo lado da Unifacisa, o ala Davi foi um dos destaques com 12 pontos, quatro rebotes e duas assistências. “Faltou mais defesa e encaixar melhor o ataque, mas vamos se erguer e trabalhar para as próximas partidas”, afirmou.

Equilíbrio marca Minas x Cerrado

O confronto entre mineiros e candangos movimentou o segundo jogo da LDB 2024 em Brasília. A partida começou equilibrada – e se manteve até o fim -, com ambos os times pontuando, sem largar a frente do placar, até que o Cerrado Basquete iniciou uma forte ofensiva, explorando o garrafão, abrindo 10 pontos à frente do Minas. Porém, o Alviceleste não desanimou em quadra e logo tentou se recuperar. A reação não foi o suficiente para virar, mas deu ânimo para o time, que saiu derrotado no período por 19 a 13. O destaque ficou por conta do armador Ramires, do Cerrado, que marcou nove pontos no quarto.

O segundo quarto foi de mais equilíbrio. A equipe do Minas voltou melhor nos minutos iniciais, diminuindo a vantagem conquistada pelo adversário. Mas, assim como o Minas reagiu no primeiro quarto, os candangos se acertaram e voltaram a abrir pontos à frente. Apesar dos tocos feitos por Wini Silva pelos mineiros, o Cerrado aproveitou bem as bolas de três pontos (3/8) para vencer o período por 40 a 29. 

Minas e Cerrado fizeram um jogo muito disputado em Brasília. Foto: Matheus Maranhão

A equipe do Minas voltou do intervalo mais concentrada, abriu uma corrida de 5 a 0 e diminuiu a superioridade que era de 11 pontos para dois em poucos minutos do segundo tempo. O Cerrado até tentou reviver no período e voltou a pontuar no jogo, mas viram o ala Fernando fazer um quarto quase perfeito com 70% de aproveitamento nos arremessos (17 pontos de 24 tentados), deixando a vantagem para os candangos mais curta em 61 a 59. No último período, os mineiros continuaram fortes ofensivamente e sofrendo pouco na defesa. Fernando continuou sendo destaque, ao lado de Rodriguez, que juntos marcaram 15 pontos, ajudando o Minas a virar o jogo e superar o Cerrado Basquete por 89 a 79. 

Fernando, cestinha do jogo pelo Minas, anotando 27 pontos. “No começo a gente entrou nervoso, mas logo foi colocando energia. A troca de tempos foi importante pra gente conversar e acertar algumas coisas”, disse. O destaque pelo lado do Cerrado foi Ramires. O armador anotou 21 pontos, cinco rebotes e seis assistências. “Fizemos bons primeiros quartos, mas pecamos na defesa e no ataque nos dois últimos e o Minas soube aproveitar bem isso”. 

BRB/Brasília/AACB tem boa eficiência e vence

O BRB/Brasília/AACB começou imprimindo um ritmo forte em quadra. O ala-pivô Allan comandou o primeiro quarto para os mandantes, com 11 pontos e 100% de aproveitamento na zona de três pontos, auxiliando os candangos a se manterem à frente do marcador até o fim do primeiro período. Mesmo com Manoel marcando 13 pontos para os cearenses, o triunfo no quarto ficou para o BRB/Brasília/AACB por 26 a 17. Apesar do equilíbrio ter tomado conta do segundo quarto do jogo, o BRB/Brasília/AACB seguiu se impondo frente ao adversário, que não conseguia se aproximar do placar. Com 21 pontos de vantagem, os candangos foram para o intervalo vencendo por 51 a 30. 

Com o Allan decisivo nas bolas de longa distância, os candangos abriram o segundo tempo como terminaram o primeiro e a vantagem mantida acima dos 20 pontos. A baixa eficiência do Basquete Cearense atrapalhava a equipe que, apesar das tentativas, pecava no ataque e sofria na defesa. O terceiro quarto terminou com um BRB/Brasília/AACB dominante, ganhando o período por 71 a 46. Buscando administrar o resultado, os candangos mantinham a posse até próximo de estourar o cronômetro quando tinham a posse. Na defesa, o time aproveitava os erros do Basquete Cearense para matar as jogadas em contra-ataques. Com isso, o BRB/Brasília/AACB venceu o confronto com larga vantagem frente ao adversário: 95 a 56.

BRB/Brasília/AACB  derrotou o Basquete Cearense. Foto: Matheus Maranhão

O ala-pivô do BRB/Brasília/AACB, Allan, destaque da equipe com 23 pontos, quatro rebotes e quatro assistências falou sobre a estreia do time. “Foi uma boa tarde pra gente, é muito importante esse começo. Tanto taticamente, quanto individualmente e agora é focar para os próximos jogos”, disse. O camisa 77 teve ótimo aproveitamento nas bolas de três com 66,7% nos arremessos. 

Pelo Basquete Cearense, o armador Manoel foi o cestinha do time com 20 pontos. Mesmo assim, não foi o suficiente para evitar a derrota dos cearenses na estreia da LDB. “Somos um time novo, montado a praticamente um mês. Tem muito menino novo, com 17, 18 anos, mas vamos trabalhar para melhorar no próximo jogo”, afirmou. O atleta ainda pontuou os erros principais que levaram ao resultado controverso. “Precisamos defender melhor, aumentar a intensidade e ter mais organização ofensiva”, completou.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.