#JOGAJUNTO

LDB

LUTA INTENSA

17-07-2024 | 03:30
Por Liga Nacional de Basquete

BRB/Brasília/AACB e IVV/Cetaf triunfam comandados por Beller e Elvis, respectivamente, e se mantêm vivos pela Série Prata; Mogi vence a terceira seguida e mira a Série Ouro

A quarta-feira (17/07) marcou o quarto dia de jogos da segunda etapa do Grupo A da Liga de Desenvolvimento de Basquete. As três primeiras partidas agitaram o Antônio Prado Jr., em São Paulo, com destaques para a quarta vitória do BRB/Brasília Basquete/AACB em duelo definido apenas nos momentos finais, uma atuação dominante do Instituto Viva Vida/CETAF e a sétima vitória do Mogi Basquete na competição, sendo a terceira seguida. A competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

+ Classificação da LDB 2024

Vivos pela Série Prata

Um duelo apertado e emocionante abriu o dia. O Brasília levou a melhor sobre o LDPG por 80 a 73, após sair atrás do marcador no intervalo devido à superioridade da equipe de Ponta Grossa nos dois primeiros quartos – parcial de 42 a 33. Na volta dos vestiários, o time do Distrito Federal mostrou resiliência e, aos poucos, começou a cortar a vantagem construída pelos paranaenses, com destaque para o triunfo conquistado no derradeiro e decisivo último quarto: 27 a 16 e a quarta vitória na conta na classificação do Grupo A – com o resultado positivo, o Brasília continua vivo em busca da classificação para a Série Prata.

A vibração de Allan Beller, o cestinha do Brasília na quarta vitória da equipe na LDB 2024 (Foto: Yasmin Freitas)

O armador Gustavo, do Brasília, flertou com o nono triplo duplo da história da LDB após anotar 18 pontos, nove rebotes e nove assistências, além de 25 de eficiência. Muitas de suas assistências foram para o ala Allan Beller, cestinha do time vencedor com 25 pontos (6/9 2PT) e também para o ala-pivô Adriel, que comandou o perímetro candango com 4/9 nas bolas de três, 19 pontos e 20 de eficiência. Já pelo lado do LDPG, que lutou até o final da partida, o ala Brandão foi o destaque com um duplo-duplo de peso: 31 pontos, 11 rebotes e 31 de eficiência

+ Confira as estatísticas da partida entre Brasília e Ponta Grossa

”Tivemos um começo nervoso, não encaixamos bem, comecei um pouco desacordado. A partir do segundo tempo, dei 110% de mim, quase fiz um triplo-duplo mas o mais importante é a vitória”, disse Gustavo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Triunfo dominante

Na sequência, o IVV/Cetaf superou a Unifacisa pelo segundo duelo da rodada, com vitória em todos os quartos da partida e um placar final dominante: 72 a 44. Assim como o Brasília, o time de Vila Velha, no Espírito Santo, somou a quarta vitória na LDB 2024 e também continua em busca da vaga na Série Prata do Grupo A da maior competição de base do país.

+ Confira as estatísticas do jogo entre IVV/Cetaf e Unifacisa

Experiente em LDBs, o ala Elvis, de 22 anos, foi o cestinha do triunfo do IVV/Cetaf, com 14 pontos (Foto: Yasmin Freitas)

O ala Elvis comandou o ataque do IVV/Cetaf com 14 pontos e 15 de eficiência. Além dele, o pivô Thiago Almeida, com oito pontos, 10 rebotes e 16 de eficiência também foi um contribuinte importante para manter o time do Espírito Santo vivo na briga pela classificação à Série Prata.

”Viemos depois de uma derrota que não foi legal para a gente. Graças a Deus fizemos um bom trabalho hoje contra a Unifacisa. Ainda estamos pensando muito na Série Prata, a depender dos resultados podemos conseguir a classificação, então foi uma vitória muito importante. Estamos com foco total nos próximos jogos, precisamos da vitória para classificar na melhor posição possível”, analisou Elvis.

Pela Unifacisa, que figura com duas vitórias na classificação e ainda busca vencer na 2ª etapa da LDB 2024, o ala/pivô  Kayque tomou as rédeas do ataque paraibano, com 14 pontos e 50% nas bolas de três (4/8).

De olho na Série Ouro

Coletividade foi a chave do Mogi Basquete para conseguir a sétima vitória em nove jogos na LDB 2024 e se continuar em vantagem na briga pela classificação à Série Ouro da competição. Com o triunfo por 112 a 63 sobre o AEGB, a equipe do interior paulista continua no 4º lugar do Grupo A e abriu ao menos uma vitória de diferença em relação ao 5º colocado, o Cruzeiro, que conta com cinco triunfos em oito jogos. No resultado positivo desta quarta-feira, seis atletas do Mogi ultrapassaram a marca de 10 pontos, fato que contribuiu para a marca centenária no placar.

Aos 18 anos, Luiz Henrique foi o cestinha do Mogi na sétima vitória da equipe na LDB 2024 (Foto: Yasmin Freitas)

Entre os pontuadores com dois dígitos, estão o ala-armador Luiz Henrique (15 pontos), o ala-armador Ricardo Teixeira (15 pontos, sete rebotes, 22 de eficiência), o armador Akin Irae (13 pontos), o ala/pivô Gustavo Luiz (13 pontos, 14 de eficiência), o armador Vitinho (12 pontos, seis assistências, 17 de eficiência) e o ala/pivô Lucas Josuel (11 pontos, quatro rebotes, 21 de eficiência).

+ Confira as estatísticas da partida entre Mogi Basquete e AEGB-GO

”Primeiramente, quero agradecer a oportunidade. Sou um jogador mais novo e estou conseguindo ter tempo de quadra no sub-22, o que é muito importante para a minha evolução. Estamos perto da classificação para a Série Ouro, não tem nada definido mas o Mogi só depende dele. Se cercarmos o nosso, nada tira a nossa vaga”, comentou o ala-armador Luiz Henrique.

O AEGB contou com uma dupla de destaques na partida: o armador Davi Maia (21 pontos) e o armador João Pedro Fonseca (2o pontos) coordenaram o lado ofensivo da equipe de Goiânia.

+ Tabela de jogos da LDB 2024

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.