#JOGAJUNTO

LDB

Seriedade para classificar

17-07-2024 | 06:27
Por Juvenal Dias

Caio Rocha conduz vitória do São José Basketball no máximo do comprometimento pela Série Ouro; Timão bate Fogão e Thalia vence mais uma

A segunda janela da primeira fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024 teve sua quinta rodada de partidas nesta quarta-feira (17/07), no ginásio Hélio Maurício, na Gávea, sede do Flamengo. Nos três primeiros jogos do dia, o Corinthians venceu o Botafogo e manteve sua invencibilidade, o São José Basketball derrotou o ADRM/Maringá e a Soc. Thalia/SMEIJ superou o União Corinthians pelo Grupo B da competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Duplo-duplo com gosto amargo

Na primeira partida do dia, um grande jogo para quem assistiu Botafogo e Corinthians, que terminou com o placar de 93 a 90 para o time paulista. Mas os times saíram com sentimentos ambíguos. O Timão ficou satisfeito por conquistar a décima vitória em dez jogos e se manter na liderança do grupo, porém não ficou contente com sua atuação defensiva. Já o Glorioso mostrou que tem condições de jogar de igual para igual com qualquer adversário, mas seus jogadores sentiram a dor de uma derrota apertada.

Raymundo anotou duplo-duplo para o Corinthians conta o Botafogo, mas se cobrou por mais. Foto: Felipe Martins

+ Confira as estatísticas da partida

Dois atletas do Corinthians alcançaram duplo-duplo, o ala/pivô Lucas Cardoso (18 pontos e 10 rebotes) e o pivô Kauan Raymundo (21 pontos e 12 rebotes, para 34 de eficiência). Mesmo com esses números, o pivô não gostou de sua atuação. “Fizemos uma partida abaixo do que esperávamos. Não ficamos tão felizes assim com a vitória. Jamais desmerecendo o adversário, pois o Botafogo é um excelente time. Sabíamos que eles viriam nessa pegada e fizeram um excelente jogo, tem grandes jogadores. Mas podemos render, principalmente defensivamente. Ganhamos, mas ficou com um gosto meio amargo. E eu achei que a minha atuação não foi tão boa. Agora, é seguir para o próximo jogo e continuar vencendo”.

+ Veja as fotos do duelo

O ala Mateus foi um dos que mais contribuíram com assistências para o Botafogo, com 4 bolas servindo os companheiros. “Sempre apostamos na maior filosofia do time, que é o conjunto, o coletivo, todo mundo tocando a bola. Todos têm oportunidade, todo mundo tocando a bola, todo mundo joga. Sabemos que o Corinthians é uma grande equipe, mas não baixamos a cabeça para ninguém. Vamos para cima, faltou o detalhe de novo, ficamos triste porque não foi o primeiro jogo que perdemos no finalzinho, já ganhamos com Game Winner aqui também. Mas o basquete é isso, é detalhe, infelizmente faltou hoje, mas é sair de cabeça erguida.”

Seriedade para buscar Série Ouro

Já no início do segundo duelo, o São José Basketball mostrou que está focado no objetivo alcançar a vaga na Série Ouro, ao sair de 10 a 1 para 27 a 1 e terminar o quarto com 34 a 5 contra o ADRM/Maringá. A equipe paranaense melhorou sua produção ofensiva nos quartos seguintes, mas não fez menção de ameaçar o time do interior paulista, que conquistou sua sexta vitória e luta com Caxias do Sul Basquete e Botafogo pela vaga na Série Ouro. O encontro terminou 125 a 62.

Caio Rocha foi o segundo maior pontuador pelo São José Basketball contra o ADRM/Maringá. Foto: Felipe Martins

+ Confira as estatísticas da partida

Todos os atletas do São José Basketball pontuaram, com o ala/armador Caio Rocha sendo um dos seis que atingiram dois dígitos na pontuação, 18. “A equipe quer manter uma postura séria sempre, em todos os jogos, independente de quem for o adversário. Temos que manter o trabalho e todo mundo estava querendo jogar, todo mundo estava animado, nosso treinador deu oportunidade para alguns que não estavam tendo durante o campeonato, proporcionou isso a eles. Nós desenvolvemos mais, como nosso jogo em equipe, todo mundo apareceu, todo mundo pontuou e foi natural.”

+ Veja as fotos do duelo

Com o calor da derrota, João Pedro, que anotou 15 pontos e deu 5 assistências, saiu inconformado com o desempenho geral do ADRM/Maringá. “Tivemos muitos erros bobos que não podemos cometer. São detalhes, nosso time é bom individualmente, mas estamos pecando muito no coletivo”, que mostra o desejo do time empenhado em competir até a última rodada.

Dois lados de quem vence

Na cultura dos povos de língua espanhola, há o verbo desfrutar, que equivale ao apreciar o momento no português. O armador Christopher Vazquéz, porto-riquenho, certamente está desfrutando da oportunidade de jogar a LDB 2024 no Brasil e aproveitando as oportunidades. Teve um duplo-duplo na vitória da Soc. Thalia/SMEIJ sobre o União Corinthians por 80 a 56, com 14 pontos e dez assistências.

Vazquéz foi um maestro para a vitória do Thalia/SMEIJ sobre o União Corinthians. Foto: Felipe Martins

+ Confira as estatísticas da partida

Seu companheiro, Caleu Mozart atuou por 6min19, ficou feliz pela vitória do time, mas se cobrou de sua atuação. “O Fábio (técnico) fala que na nossa chave tem oito times do principal nível de NBB CAIXA e deixar alguns times desses para trás é um grande feito para um time de Curitiba que não era nem visto antes do campeonato. Sobre o time não tem o que falar, os moleques são muito bravos, sempre com vontade de ganhar. Eu não fiquei muito satisfeito com minha atuação em si.” Entre as lições que o esporte ensina é que nem sempre haverá um dia bom, mas terá um dia seguinte para melhorar e desfrutar de uma conquista. Caleu teve sua importância na rotação e dar descanso aos companheiros, algo que é vital no basquete.

+ Veja as fotos do duelo

Gabriel Coelho, ala do União Corinthians foi o maior pontuador do time, com 11 pontos. Para o atleta, faltou um nível maior de intensidade.”Mesmo que tenhamos perdido a partida, foi uma diferença grande que não esperávamos, mas é sempre um ensinamento. Sempre pode tirar alguma coisa do jogo. Entramos muito mole, poderíamos mais, era uma partida que tínhamos que fazer um jogo intenso contra eles. Mas, infelizmente, não fizemos, é aprendizado para os próximos jogos.”

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.