HOJE
Clifford gigante
Por Liga Nacional de Basquete
Haitiano estreia na atual edição da LDB com duplo-duplo (17 pontos e 13 rebotes) e garante vitória do Cruzeiro sobre o Bauru; Ponta Grossa e Paulistano também vencem
Três jogos completaram a rodada deste domingo (14/07) do Grupo A da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024, no ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo. Destaque para o desempenho de Clifford Charles, pivô haitiano que estreou pelo Cruzeiro Basquete na competição e registrou um duplo-duplo na vitória sobre o Bauru Basket. Ponta Grossa e Paulistano venceram AEGB-GO e Unifacisa, respectivamente. A LDB conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
A segunda rodada acontece nesta segunda-feira (15/07). O primeiro jogo do dia será entre Basquete Cearense e Pinheiros, às 8h30. Na sequência, às 10h45, Bauru Basket e Mogi Basquete se enfrentam no duelo entre paulistas. Já Cerrado Basquete e Cruzeiro Basquete entram em quadra às 13h. Minas Tênis Clube e Ponta Grossa jogam às 15h15, enquanto AEGB-GO e IVV/Cetaf medem força às 17h30. Por fim, às 19h45, Brasília e Paulistano fecham o dia. Vale lembrar que o sinal de transmissão do NBB BasquetPass continua aberto nesta etapa da competição, sendo necessário apenas se cadastrar.
Clifford Charles comanda o triunfo do Cruzeiro
Em um confronto em que os times encontraram muita dificuldade para pontuar (o aproveitamento de pontos das equipes foi inferior aos 37%), o Cruzeiro Basquete superou o Bauru Basket por 58 a 52 e conquistou o terceiro triunfo na LDB. A vitória foi definida apenas no último período, com uma corrida de 11 a 0, quando o time mineiro marcou pressão na saída de bola, forçou os erros consecutivos da equipe bauruense e fez 25 a 17 na parcial.
Clifford Charles foi o destaque do Cruzeiro Basquete, registrando um duplo-duplo. O pivô haitiano anotou 17 pontos e pegou 13 rebotes, sendo sete ofensivos, para 26 de eficiência. “A gente veio na pegada, querendo ganhar, querendo sete vitórias seguidas em oito dias. Não joguei na primeira etapa e vim já querendo morder, indo em cada rebote, indo para cesta e com muita coragem”, afirmou o jogador de 20 anos. “Vamos manter o foco, concentrar, que amanhã já tem mais um jogo.”
+ Confira as estatísticas do jogo entre Cruzeiro Basquete e Bauru Basket
Além dele, o armador Léo Abreu também teve bom desempenho pelo Cruzeiro, com 11 pontos, oito rebotes e sete assistências para 18 de eficiência. Guilherme Nathan também contribuiu com 14 pontos. Pelo lado do Bauru Basket, Osmar foi o melhor em quadra e terminou como cestinha da partida ao anotar 19 pontos. Ele ainda pegou quatro rebotes e deu quatro assistências para registrar 22 de eficiência. Além dele, Gustavo fez um jogo bastante equilibrado, com nove pontos, cinco assistências, quatro roubos de bola e três rebotes.
Manaus garante primeira vitória de Ponta Grossa
No duelo entre duas equipes que ainda não tinham vencido nesta edição da LDB, melhor para o Ponta Grossa, que superou o AEGB-GO por 85 a 50. O equilíbrio prevaleceu apenas no primeiro quarto, quando o time paranaense venceu por 19 a 16. Depois disso, o domínio foi quase que total da LDPG, que abriu vantagem com um forte trabalho próximo ao aro, registrando um aproveitamento de 77,8% (28/36) nos arremessos para dois pontos. A terceira parcial foi a mais elástica: 32 a 5.
O destaque de Ponta Grossa foi Carlos Victor, o Manaus, que terminou o jogo como cestinha ao anotar 22 pontos, como 2/4 (50%) nas tentativas para 3 pontos. O ala de 22 anos registrou ainda oito rebotes e três roubos de bola para alcançar 30 de eficiência. “Nós treinamos bastante para a segunda etapa e focamos em melhorar o que já tínhamos feito melhor na primeira parte, que foi o jogo coletivo, a intensidade e felizmente hoje conseguimos botar isso em prática. Esperamos fazer isso em todos os jogos”, afirmou. Além de Manaus, o armador Naka também teve boa atuação pela equipe paranaense, com nove pontos, cinco rebotes, quatro assistências e quatro bolas recuperadas, registrando 20 de eficiência.
+ Confira as estatísticas da partida entre LDPG e AEGB-GO
Pelo lado do AEGB-GO, Maia e Fonseca foram os maiores pontuadores, com 14 pontos cada. “O nosso time é jovem, a maioria dos jogadores tem pelo menos mais três edições de LDB. Viemos para ver mesmo o nível da competição, para que possamos direcionar o trabalh. Tínhamos expectativa de classificação, mas sabíamos que ela ia se confirmar ou não depois que estivéssemos de frente com os times. A diferença física e técnica realmente é muito grande, mas estamos começando um trabalho e essa LDB vai servir para norteá-lo”, afirmou o técnico Breno Pinheiro.
Seixas lidera o Paulistano em mais uma vitória
Após ser tetracampeão do Interligas, o Paulistano manteve o bom desempenho no início da segunda etapa da primeira fase da LDB. Jogando em seu ginásio, o time do técnico Renan Spínola fez 112 a 48 diante da Unifacisa e conquistou o quinto triunfo em seis jogos. O treinador pôde rodar bastante o elenco e, sem perder o ritmo, foi construindo o placar que terminou centenário desde o primeiro quarto, dominando os rebotes, inclusive na tábua ofensiva, e pontuando com facilidade.
Henrique Seixas foi o destaque do Paulistano, com 28 pontos, sendo 18 no primeiro tempo, e um bom aproveitamento do perímetro: 6/11 (54,5%). O ala-armador registrou ainda cinco roubos de bola e três rebotes para terminar com 26 de eficiência. “O nosso time tem bastante coisa para trabalhar ainda e essa fase é muito importante para gente melhorar detalhes e acertar tudo que vem errando para não dar brecha na fase final”, afirmou o ala-armador de 21 anos.
+ Confira as estatísticas da partida entre Paulistano e Unifacisa
Além dele, o armador Vitinho também teve bom desempenho, com 13 pontos, oito assistências e quatro rebotes, com 23 de eficiência. O pivô Brunão registrou 19 de eficiência, com 11 pontos, cinco rebotes, três assistências e três roubos de bola. Já o ala-armador Atauri fechou o jogo com 11 pontos, seis assistências, seis roubos de bola, cinco rebotes e 19 de eficiência. Pela Unifacisa, Davi foi o cestinha com 13 pontos.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.