HOJE
Clifford gigante
Por Liga Nacional de Basquete
Haitiano estreia na atual edição da LDB com duplo-duplo (17 pontos e 13 rebotes) e garante vitória do Cruzeiro sobre o Bauru; Ponta Grossa e Paulistano também vencem
Três jogos completaram a rodada deste domingo (14/07) do Grupo A da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024, no ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo. Destaque para o desempenho de Clifford Charles, pivô haitiano que estreou pelo Cruzeiro Basquete na competição e registrou um duplo-duplo na vitória sobre o Bauru Basket. Ponta Grossa e Paulistano venceram AEGB-GO e Unifacisa, respectivamente. A LDB conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
A segunda rodada acontece nesta segunda-feira (15/07). O primeiro jogo do dia será entre Basquete Cearense e Pinheiros, às 8h30. Na sequência, às 10h45, Bauru Basket e Mogi Basquete se enfrentam no duelo entre paulistas. Já Cerrado Basquete e Cruzeiro Basquete entram em quadra às 13h. Minas Tênis Clube e Ponta Grossa jogam às 15h15, enquanto AEGB-GO e IVV/Cetaf medem força às 17h30. Por fim, às 19h45, Brasília e Paulistano fecham o dia. Vale lembrar que o sinal de transmissão do NBB BasquetPass continua aberto nesta etapa da competição, sendo necessário apenas se cadastrar.
Clifford Charles comanda o triunfo do Cruzeiro
Em um confronto em que os times encontraram muita dificuldade para pontuar (o aproveitamento de pontos das equipes foi inferior aos 37%), o Cruzeiro Basquete superou o Bauru Basket por 58 a 52 e conquistou o terceiro triunfo na LDB. A vitória foi definida apenas no último período, com uma corrida de 11 a 0, quando o time mineiro marcou pressão na saída de bola, forçou os erros consecutivos da equipe bauruense e fez 25 a 17 na parcial.

Clifford Charles (número 1) foi o destaque do Cruzeiro Basquete contra o Bauru Basket. Foto: Natália Bergonso/LNB
Clifford Charles foi o destaque do Cruzeiro Basquete, registrando um duplo-duplo. O pivô haitiano anotou 17 pontos e pegou 13 rebotes, sendo sete ofensivos, para 26 de eficiência. “A gente veio na pegada, querendo ganhar, querendo sete vitórias seguidas em oito dias. Não joguei na primeira etapa e vim já querendo morder, indo em cada rebote, indo para cesta e com muita coragem”, afirmou o jogador de 20 anos. “Vamos manter o foco, concentrar, que amanhã já tem mais um jogo.”
+ Confira as estatísticas do jogo entre Cruzeiro Basquete e Bauru Basket
Além dele, o armador Léo Abreu também teve bom desempenho pelo Cruzeiro, com 11 pontos, oito rebotes e sete assistências para 18 de eficiência. Guilherme Nathan também contribuiu com 14 pontos. Pelo lado do Bauru Basket, Osmar foi o melhor em quadra e terminou como cestinha da partida ao anotar 19 pontos. Ele ainda pegou quatro rebotes e deu quatro assistências para registrar 22 de eficiência. Além dele, Gustavo fez um jogo bastante equilibrado, com nove pontos, cinco assistências, quatro roubos de bola e três rebotes.
Manaus garante primeira vitória de Ponta Grossa
No duelo entre duas equipes que ainda não tinham vencido nesta edição da LDB, melhor para o Ponta Grossa, que superou o AEGB-GO por 85 a 50. O equilíbrio prevaleceu apenas no primeiro quarto, quando o time paranaense venceu por 19 a 16. Depois disso, o domínio foi quase que total da LDPG, que abriu vantagem com um forte trabalho próximo ao aro, registrando um aproveitamento de 77,8% (28/36) nos arremessos para dois pontos. A terceira parcial foi a mais elástica: 32 a 5.

Ponta Grossa conquistou o primeiro triunfo na atual edição da LDB. Foto: Natália Bergonso/LNB
O destaque de Ponta Grossa foi Carlos Victor, o Manaus, que terminou o jogo como cestinha ao anotar 22 pontos, como 2/4 (50%) nas tentativas para 3 pontos. O ala de 22 anos registrou ainda oito rebotes e três roubos de bola para alcançar 30 de eficiência. “Nós treinamos bastante para a segunda etapa e focamos em melhorar o que já tínhamos feito melhor na primeira parte, que foi o jogo coletivo, a intensidade e felizmente hoje conseguimos botar isso em prática. Esperamos fazer isso em todos os jogos”, afirmou. Além de Manaus, o armador Naka também teve boa atuação pela equipe paranaense, com nove pontos, cinco rebotes, quatro assistências e quatro bolas recuperadas, registrando 20 de eficiência.
+ Confira as estatísticas da partida entre LDPG e AEGB-GO
Pelo lado do AEGB-GO, Maia e Fonseca foram os maiores pontuadores, com 14 pontos cada. “O nosso time é jovem, a maioria dos jogadores tem pelo menos mais três edições de LDB. Viemos para ver mesmo o nível da competição, para que possamos direcionar o trabalh. Tínhamos expectativa de classificação, mas sabíamos que ela ia se confirmar ou não depois que estivéssemos de frente com os times. A diferença física e técnica realmente é muito grande, mas estamos começando um trabalho e essa LDB vai servir para norteá-lo”, afirmou o técnico Breno Pinheiro.
Seixas lidera o Paulistano em mais uma vitória
Após ser tetracampeão do Interligas, o Paulistano manteve o bom desempenho no início da segunda etapa da primeira fase da LDB. Jogando em seu ginásio, o time do técnico Renan Spínola fez 112 a 48 diante da Unifacisa e conquistou o quinto triunfo em seis jogos. O treinador pôde rodar bastante o elenco e, sem perder o ritmo, foi construindo o placar que terminou centenário desde o primeiro quarto, dominando os rebotes, inclusive na tábua ofensiva, e pontuando com facilidade.

Vitinho (esq.), do Paulistano, recebe passe para anotar mais dois pontos. Foto: Natália Bergonso/LNB
Henrique Seixas foi o destaque do Paulistano, com 28 pontos, sendo 18 no primeiro tempo, e um bom aproveitamento do perímetro: 6/11 (54,5%). O ala-armador registrou ainda cinco roubos de bola e três rebotes para terminar com 26 de eficiência. “O nosso time tem bastante coisa para trabalhar ainda e essa fase é muito importante para gente melhorar detalhes e acertar tudo que vem errando para não dar brecha na fase final”, afirmou o ala-armador de 21 anos.
+ Confira as estatísticas da partida entre Paulistano e Unifacisa
Além dele, o armador Vitinho também teve bom desempenho, com 13 pontos, oito assistências e quatro rebotes, com 23 de eficiência. O pivô Brunão registrou 19 de eficiência, com 11 pontos, cinco rebotes, três assistências e três roubos de bola. Já o ala-armador Atauri fechou o jogo com 11 pontos, seis assistências, seis roubos de bola, cinco rebotes e 19 de eficiência. Pela Unifacisa, Davi foi o cestinha com 13 pontos.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca