#JOGAJUNTO

LDB

MEU NOME NÃO É CARLOS

19-08-2024 | 01:43
Por Gabriel Rocha

Dono da 9ª atuação mais eficiente da história da LDB, Manaus usa inspiração em Olivinha para buscar voos mais altos na carreira e representar sua cidade natal

19 de agosto de 2024.

 

Dicionário Aurélio.

representatividade

substantivo
1.1
qualidade de representativo.
1.2
qualidade de alguém, de um partido, de um grupo ou de um sindicato, cujo embasamento na população faz que ele possa exprimir-se verdadeiramente em seu nome.
1.3
Carlos Victor Farias Paiva.

O lugar onde as pessoas nascem nem sempre é o local onde as oportunidades da vida aparecem, mas o sentimento de pertencimento da localização onde tudo começou é algo extremamente vivo nas pessoas. E para quem está acostumado a acompanhar esportes, não é difícil perceber o grande número de manifestações de orgulho e agradecimento dos atletas para com as origens de onde vieram, seja em comemorações, entrevistas ou qualquer oportunidade de demonstrar gratidão pelo começo, pela base. Esse é o caso de Carlos Victor Farias Paiva.

“O meu maior sonho é representar a cidade de onde eu venho, o povo que torce por mim de lá”. Prazer, Manaus! Nascido e criado na capital do Amazonas, o ala de 22 anos do LDPG/Ponta Grossa está inserido e envolvido com o esporte da bola laranja desde bebê por influência de seu pai, que sempre jogou basquete e colocou o pequeno Manaus nas quadras durante toda a infância. Foi questão de tempo até que o tamanho chamasse a atenção e a inserção em uma escolinha de basquete, aos 10 anos, fosse concluída.

Vibração, raça e representatividade: Manaus! Foto: Yasmin Santos.

O destaque no contexto escolar e universitário da cidade foi constante e regular, até que o Concórdia, equipe de basquete de Santa Catarina, recrutou o atleta aos 16 anos, para que ele finalizasse a base no basquete por lá. E foi nessa mudança de estado, repentina e sem companhias da cidade natal, que a representatividade de Carlos Victor começou a florescer.

“Foi uma experiência diferente, sair da minha cidade, ficar longe da família, sozinho. Desde quando eu saí de Manaus e cheguei em Concórdia, sou chamado de Manaus. Quando eu escuto meu nome, eu não sei quem estão chamado. Levar o nome da cidade é muito gratificante, ainda mais em uma competição gigante como a LDB”, comentou.

+ Kauan Raymundo se tornou o reflexo do basquete bonito e bem jogado do Corinthians

Após três anos em Concórdia, o Blumenau, também de Santa Catarina, foi o clube para qual Manaus se transferiu. Foram três anos por lá, até que o destaque como revelação em um campeonato nacional ocasionou no convite para jogar a Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024 pelo LDPG/Ponta Grossa Basquete.

E o manauara vem fazendo bonito na atual edição do maior campeonato de base do Brasil. Em 10 partidas, Manaus detém médias de duplo-duplo, com 15,2 pontos, 10,4 rebotes e 18,8 eficiência, além de ajudar a conduzir o LDPG para a disputa da Série Prata da competição – foram 5 vitórias em 12 jogos no Grupo A.

Além de boas médias, Manaus escreveu o nome na história da LDB. Em duelo com a Unifacisa, na Fase de Classificação, o ala anotou a 9ª maior eficiência de todas as atuações já registradas no campeonato – foram 46 de eficiência, 26 pontos, 15 rebotes e cinco assistências. Os 46 no quesito figuram como a 2ª melhor marca da edição 2024, fato que engrandece ainda mais a partida de Manaus.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Fora a atuação histórica e as boas médias na competição, Manaus demonstrou muita garra e vontade de vencer nas partidas, sempre brigando por todos os lances e não desistindo de nenhuma bola. Foi assim que o jogador foi decisivo para uma das vitórias do LDPG na competição, com um toco game winner, na última posse do adversário. Tal comportamento em quadra se justifica no jogador que inspira o estilo de jogo de Manaus: a lenda Olivinha!

“Um jogador que desde criança eu vi jogar e pensei: ‘quero ser que nem esse cara’ é o Olivinha. Eu vi ele em Manaus, em um Flamengo x Vasco e vi que ele era um monstro. A entrega e a energia dele em quadra, pulando no rebote, chamando todo mundo para cima, me contagiou. Isso para mim é o que mais importa. Meu estilo de jogo é esse: fazer tudo o que o time precisar”, analisou Manaus.

+ Nathan Mariano contou com apoio familiar para se tornar uma das principais promessas

A similaridade com um dos maiores jogadores da história do NBB não se reflete apenas na quadra. O carisma e atenção de Manaus com todas as pessoas ao seu redor também lembra o trato que Olivinha demonstrou durante toda a carreira com os fãs e pessoas do ecossistema do basquete. O jovem atleta conta com uma marca registrada: o coraçãozinho.

Além do talento no basquete, Manaus usa o tempo livre para desenvolver habilidades em outras vertentes, como cozinhar e tempo de qualidade com as pessoas amadas. “Gosto de cozinhar. Gosto de fazer strogonoff, é diferente. Macarrão com carne moída é o prato da casa. Simples, mas sensacional! Parmegiana… cozinhar para mim é legal demais.”

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

As boas atuações na LDB 2024 renderam ao Manaus a oportunidade de jogar o Campeonato Paulista Adulto com a camisa do Basket Osasco. E o conterrâneo da capital do Amazonas não quer parar por aí. ”Meu sonho é ganhar o NBB CAIXA. Ganhar o MVP da LDB e das Finais. Ganhar tudo o que for possível no Brasil. Esses são os meus maiores sonhos”, afirmou.

”Agradecer a todos que torcem por mim da minha cidade. Agradecer a minha namorada que está comigo todo dia nessa evolução. Agradecer também aos meus treinadores, Álvaro, André Germano e André Soares, que me ajudaram muito. O que esses caras me falaram mudou o meu estilo de jogo. Só tenho a agradecer a todos que passaram pela minha vida. E a galera de Manaus, né? Não tem como, esse povo é sensacional”, finalizou o jogador.

Independentemente do rumo que a carreira de Manaus tomará, a única certeza é que o jogador seguirá representando suas raízes com muito orgulho e paixão. Já está no sangue. Já está no nome. Já está em Manaus.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.