HOJE
A Grande final!
Por Marcius Azevedo
Corinthians e Paulistano superam Flamengo e Pinheiros, respectivamente, e decidem o título da Série Ouro da LDB neste sábado (31/08)
A final da Série Ouro do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) – Liga de Desenvolvimento de Basquete de 2024 – está definida. Nesta sexta-feira (30/08), no ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo, o Corinthians derrotou o Flamengo e se garantiu pela primeira vez na história na decisão da LDB. O adversário será o Paulistano, que superou o Pinheiros no clássico dos Jardins. A briga pelo título da competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) será neste sábado (31/08), às 18h, com transmissão do YouTube do NBB. Pouco antes, às 15h45, Flamengo e Pinheiros decidem o terceiro lugar.
Corinthians se garante na final pela primeira vez
A primeira semifinal foi um duelo carregado de emoção. O Flamengo começou com tudo, abrindo 21 a 11. Após um pedido de tempo do técnico Guilherme Filipin, o Corinthians voltou em alta voltagem e conseguiu uma corrida de 9 a 0. Enrico Bianchi converteu uma bola de 3 pontos para fechar o primeiro período: 23 a 23. O segundo quarto também foi bastante equilibrado, com uma pequena vantagem para o Alvinegro, que foi para o intervalo com três pontos de vantagem: 44 a 41. No terceiro período, o Rubro-Negro igualou o placar (61 a 61) com duas bolas consecutivas de Felipe Motta do perímetro, mas o dia era de Tiago Faria, o Tico, e do Corinthians, que foi mais efetivo na parcial derradeira para vencer por 82 a 70.

Tico teve boa atuação na vitória do Corinthians sobre o Flamengo. Foto: João Pires/LNB
+ Confira as estatísticas do jogo entre Corinthians e Flamengo
Tico foi um dos destaques do Corinthians ao terminar o jogo com 24 pontos, sete assistências e quatro rebotes para 23 de eficiência. “Fiquei num clube (Pinheiros) por muitos anos e, quando cheguei ao Corinthians, fui muito bem recebido pela molecada. O Corinthians nunca tinha ido para uma final de LDB e hoje nós todos conseguimos colocar o Corinthians lá. Fizemos um ótimo jogo. O Flamengo é um time duríssimo, físico demais, mas o nosso time teve muita maturidade, apesar de jovem, e estamos na final. Estou muito feliz e agora queremos esse título mais do que tudo. Vamos fazer de tudo. Se tiver de pular de cabeça, vamos pular para ganhar essa LDB”, afirmou o armador. Além dele, o Alvinegro contou com boa atuação de Enrico Bianchi, que terminou o jogo com 21 pontos, e Kauan Raymundo, que registrou um duplo-duplo com 10 pontos e 13 rebotes.
+ Veja fotos da vitória do Corinthians sobre o Flamengo
Pelo Flamengo, Matheus Gueiros foi o maior pontuador com 22 pontos, além de quatro rebotes e duas assistências. “É até difícil falar, mas demos o nosso máximo. Todo mundo sabe disso. Tivemos um monte de desfalques na competição, mas, mesmo assim, demos o máximo. Amanhã (sábado) vamos buscar o terceiro lugar para ser o melhor possível na Série Ouro da LDB”, afirmou o armador. Além dele, o Rubro-Negro contou com boa participação de N’tio Diarra, que registrou um duplo-duplo com 20 pontos e 13 rebotes.
Paulistano derrota o Pinheiros no clássico dos Jardins
O primeiro tempo do clássico dos Jardins foi bastante tenso. As duas equipes cometeram muitos erros, com os ataques sem funcionar diante das defesas. O Paulistano foi um pouco melhor e fez 16 a 14 no quarto inicial. O cenário não mudou no segundo período. Não à toa, os três primeiros pontos foram anotados por Andrezão com quase três minutos de parcial. Pedro Pastre anotou oito pontos para manter o Pinheiros não muito distante no placar: 38 a 31. O terceiro período teve o brilho de Adyel, que anotou todos os 19 pontos do Pinheiros na parcial, mas o jogo coletivo do Paulistano também foi efetivo. No derradeiro quarto, o equilíbrio foi favorável ao time alvirrubro, que garantiu vaga na segunda final consecutiva da LDB.

Paulistano e Pinheiros disputaram um grande clássico nesta sexta-feira. Foto: João Pires/LNB
+ Confira as estatísticas do jogo entre Paulistano e Pinheiros
Brunão foi um dos destaques do Paulistano ao registrar um duplo-duplo, com 12 pontos e 14 rebotes para 24 de eficiência. “É clássico e viemos na pegada. Tínhamos perdido para eles na primeira fase e estávamos com esse gostinho amargo. Tínhamos de ganhar esse jogo. Agora vamos atrás do tricampeonato e do meu bi da LDB. Estamos muito felizes, mas ainda não acabou, o trabalho ainda não está finalizado. É descansar hoje, comemorar um pouquinho, que amanhã é final”, afirmou o pivô, Além dele, Seixas (20 pontos) e Atauri (17) foram importantes na contribuição ofensiva.
+ Veja fotos da vitória do Paulistano sobre o Pinheiros
Pelo Pinheiros, Adyel teve outra grande atuação, com 36 pontos e seis rebotes para 28 de eficiência. “É difícil até falar, mas lutamos até o fim. É isso que eu pedi desde o começo para os meninos. Estou muito orgulhoso da equipe, independentemente do que aconteceu hoje, fomos um time muito guerreiro. Lutamos até o final. Estou saindo daqui triste pela derrota, mas muito feliz com tudo que eu conquistei até aqui”, afirmou o armador.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca