#JOGAJUNTO

LDB

A Grande final!

30-08-2024 | 08:13
Por Marcius Azevedo

Corinthians e Paulistano superam Flamengo e Pinheiros, respectivamente, e decidem o título da Série Ouro da LDB neste sábado (31/08)

A final da Série Ouro do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) – Liga de Desenvolvimento de Basquete de 2024 – está definida. Nesta sexta-feira (30/08), no ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo, o Corinthians derrotou o Flamengo e se garantiu pela primeira vez na história na decisão da LDB. O adversário será o Paulistano, que superou o Pinheiros no clássico dos Jardins. A briga pelo título da competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) será neste sábado (31/08), às 18h, com transmissão do YouTube do NBB. Pouco antes, às 15h45, Flamengo e Pinheiros decidem o terceiro lugar.

Corinthians se garante na final pela primeira vez

A primeira semifinal foi um duelo carregado de emoção. O Flamengo começou com tudo, abrindo 21 a 11. Após um pedido de tempo do técnico Guilherme Filipin, o Corinthians voltou em alta voltagem e conseguiu uma corrida de 9 a 0. Enrico Bianchi converteu uma bola de 3 pontos para fechar o primeiro período: 23 a 23. O segundo quarto também foi bastante equilibrado, com uma pequena vantagem para o Alvinegro, que foi para o intervalo com três pontos de vantagem: 44 a 41. No terceiro período, o Rubro-Negro igualou o placar (61 a 61) com duas bolas consecutivas de Felipe Motta do perímetro, mas o dia era de Tiago Faria, o Tico, e do Corinthians, que foi mais efetivo na parcial derradeira para vencer por 82 a 70.

Tico teve boa atuação na vitória do Corinthians sobre o Flamengo. Foto: João Pires/LNB

+ Confira as estatísticas do jogo entre Corinthians e Flamengo

Tico foi um dos destaques do Corinthians ao terminar o jogo com 24 pontos, sete assistências e quatro rebotes para 23 de eficiência. “Fiquei num clube (Pinheiros) por muitos anos e, quando cheguei ao Corinthians, fui muito bem recebido pela molecada. O Corinthians nunca tinha ido para uma final de LDB e hoje nós todos conseguimos colocar o Corinthians lá. Fizemos um ótimo jogo. O Flamengo é um time duríssimo, físico demais, mas o nosso time teve muita maturidade, apesar de jovem, e estamos na final. Estou muito feliz e agora queremos esse título mais do que tudo. Vamos fazer de tudo. Se tiver de pular de cabeça, vamos pular para ganhar essa LDB”, afirmou o armador. Além dele, o Alvinegro contou com boa atuação de Enrico Bianchi, que terminou o jogo com 21 pontos, e Kauan Raymundo, que registrou um duplo-duplo com 10 pontos e 13 rebotes.

+ Veja fotos da vitória do Corinthians sobre o Flamengo

Pelo Flamengo, Matheus Gueiros foi o maior pontuador com 22 pontos, além de quatro rebotes e duas assistências. “É até difícil falar, mas demos o nosso máximo. Todo mundo sabe disso. Tivemos um monte de desfalques na competição, mas, mesmo assim, demos o máximo. Amanhã (sábado) vamos buscar o terceiro lugar para ser o melhor possível na Série Ouro da LDB”, afirmou o armador. Além dele, o Rubro-Negro contou com boa participação de N’tio Diarra, que registrou um duplo-duplo com 20 pontos e 13 rebotes.

Paulistano derrota o Pinheiros no clássico dos Jardins

O primeiro tempo do clássico dos Jardins foi bastante tenso. As duas equipes cometeram muitos erros, com os ataques sem funcionar diante das defesas. O Paulistano foi um pouco melhor e fez 16 a 14 no quarto inicial. O cenário não mudou no segundo período. Não à toa, os três primeiros pontos foram anotados por Andrezão com quase três minutos de parcial. Pedro Pastre anotou oito pontos para manter o Pinheiros não muito distante no placar: 38 a 31. O terceiro período teve o brilho de Adyel, que anotou todos os 19 pontos do Pinheiros na parcial, mas o jogo coletivo do Paulistano também foi efetivo. No derradeiro quarto, o equilíbrio foi favorável ao time alvirrubro, que garantiu vaga na segunda final consecutiva da LDB.

Paulistano e Pinheiros disputaram um grande clássico nesta sexta-feira. Foto: João Pires/LNB

+ Confira as estatísticas do jogo entre Paulistano e Pinheiros 

Brunão foi um dos destaques do Paulistano ao registrar um duplo-duplo, com 12 pontos e 14 rebotes para 24 de eficiência. “É clássico e viemos na pegada. Tínhamos perdido para eles na primeira fase e estávamos com esse gostinho amargo. Tínhamos de ganhar esse jogo. Agora vamos atrás do tricampeonato e do meu bi da LDB. Estamos muito felizes, mas ainda não acabou, o trabalho ainda não está finalizado. É descansar hoje, comemorar um pouquinho, que amanhã é final”, afirmou o pivô, Além dele, Seixas (20 pontos) e Atauri (17) foram importantes na contribuição ofensiva.

+ Veja fotos da vitória do Paulistano sobre o Pinheiros

Pelo Pinheiros, Adyel teve outra grande atuação, com 36 pontos e seis rebotes para 28 de eficiência. “É difícil até falar, mas lutamos até o fim. É isso que eu pedi desde o começo para os meninos. Estou muito orgulhoso da equipe, independentemente do que aconteceu hoje, fomos um time muito guerreiro. Lutamos até o final. Estou saindo daqui triste pela derrota, mas muito feliz com tudo que eu conquistei até aqui”, afirmou o armador.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.