HOJE
Vaga e liderança
Por Marcius Azevedo
Corinthians entra em quadra garantido na semifinal com vitória do Minas sobre o Sesi Franca, faz grande jogo e tira invencibilidade do Pinheiros
A terceira rodada do Grupo C da Série Ouro do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) – Liga de Desenvolvimento de Basquete de 2024 -, nesta quarta-feira (28/08), no ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo, teve um jogo emocionante entre Minas Tênis Clube e Sesi Franca, que terminou com um triunfo do time mineiro por oito pontos. O resultado colocou o Corinthians na semifinal da Série Ouro antes mesmo da partida contra o Pinheiros, mas o time alvinegro quis mais e venceu para terminar na liderança da chave. A competição conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
+ Confira tabela completa da LDB 2024
Yuri lidera triunfo do Minas… Mas não deu
A chance de classificação estava em jogo e os dois times não decepcionaram. Com obrigação de vencer por pelo menos nove pontos, o Minas Tênis Clube começou com muita intensidade, utilizou uma eficiente marcação por zona e fez 23 a 9 na primeira parcial. O Sesi Franca respondeu no segundo período, venceu por 20 a 9 e foi para o intervalo com três de desvantagem: 32 a 29. A partida ficou nervosa no terceiro período, com o time mineiro se mantendo na frente do placar. No quarto derradeiro, o Minas continuou forçando o ritmo e quase conseguiu alcançar o objetivo nos instantes finais, mas o triunfo por oito pontos (71 a 63) colocou o Corinthians na semifinal da Série Ouro.
O destaque da vitória do Minas foi Yuri Neptune, que terminou o jogo com 22 pontos, oito rebotes e quatro assistências para 24 de eficiência. “O jogo decisivo tem uma carga emocional maior e o nosso time é muito jovem. É bom passar por isso, por situações como essa. Jogos assim nos preparam para coisas muito maiores. Infelizmente, por um ponto, não conseguimos alcançar o nosso objetivo principal que era chegar na semifinal. Viemos para brigar por coisas grandes. Agora é alinhar as expectativas e brigar pelo máximo que conseguirmos, que agora é o quinto lugar”, afirmou o ala. “Estou muito orgulhoso do que o time apresentou hoje. Entramos bem, tivemos nossos momentos de deslizes, somos um time jovem, um pouco inexperiente, mas fico feliz de estar vivendo isso com essa molecada, porque eu sei que soma muito na vida de cada um e eu sou referência para eles, um líder, fico feliz de estar contribuindo para a carreira e para a vida de cada um do time”, completou.
+ Confira as estatísticas do jogo entre Minas e Sesi Franca
Pelo Sesi Franca, Nathan Mariano foi o destaque, ao registrar um duplo-duplo com 16 pontos e 12 rebotes para 24 de eficiência. João Paulo também teve boa atuação, com 18 pontos e sete rebotes para 18 de eficiência. “Foi uma derrota bem doída. Sabíamos que precisávamos da vitória e entramos com esse intuito. Infelizmente não fizemos o jogo que esperávamos, o que tínhamos conversado sobre o que iriámos fazer. Infelizmente não temos mais como classificar”, lamentou João Mini, um dos jogadores mais experientes do time.
Corinthians tira invencibilidade do Pinheiros e termina como líder
O Corinthians entrou classificado em quadra e, sem pressão de decidir o seu destino na LDB, fez um grande jogo contra o Pinheiros. A equipe alvinegra brigou por cada bola do começo ao fim. A equipe do técnico Guilherme Giovannoni foi um pouco melhor na primeira metade, indo para o intervalo com dois pontos de vantagem: 36 a 34. O time de Guilherme Filipin voltou um pouco desatento, mas não demorou muito para acordar e iniciar uma corrida para vencer por 23 a 16 na parcial e ir para o último período na dianteira do placar. Um ataque de quatro pontos com Tiago Faria, o Tico, convertendo um arremesso de 3 pontos e o lance livre adicional por causa da falta, impediu qualquer reação do Pinheiros. Vitória do Corinthians por 83 a 68.
+ Veja fotos da vitória do Corinthians sobre o Pinheiros
Tico terminou o jogo com 17 pontos, quatro rebotes e duas assistências e foi um dos destaques do Corinthians. “No vestiário, no dia seguinte ao primeiro jogo, o Filipin perguntou o que tinha sido aquela minha fala. Não que tinha sido ruim, mas ele me perguntou se eu estava desanimado. Sabíamos que tínhamos de jogar até o fim. O Corinthians é isso. Tivemos um jogo muito difícil contra o Minas e ganhamos apenas no final. E hoje, com o Pinheiros, que não tinha perdido. É um time muito bom, que eu conheço, joguei muitos anos lá. A vitória foi do grupo. Ninguém se sobressaiu mais do que o outro. Pensamos apenas na vitória. Agora é semifinal e estamos com ótimas expectativas”, afirmou o armador, citando uma declaração que ele deu após o primeiro jogo, quando o Corinthians perdeu para o Sesi Franca.
+ Confira as estatísticas da partida entre Pinheiros e Corinthians
Pelo Pinheiros, Omena foi o principal pontuador ao terminar com 19 pontos e arremessar para 6/10 (56,3%) para 3 pontos. “Foi um resultado que ninguém esperava, que ninguém queria, nossa primeira derrota na LDB. Mas também temos de dar mérito ao pessoal do Corinthians. Eles jogaram muito bem. Não foi o nosso melhor jogo, mas, mesmo assim, impossível tirar o mérito deles, fizeram um grande trabalho. Agora temos que nos preparar para o jogo de sexta-feira. Temos uma mentalidade de passar por cima de todo mundo, não importa quem seja. Sexta-feira é um novo jogo, cabeça boa e pode ter certeza que esta derrota vai nos fazer crescer”, afirmou o ala.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.