HOJE
Orgulho do vice
Por Marcius Azevedo
Corinthians vê saldo positivo pela campanha na LDB 2024 com uma equipe jovem e aposta em bons resultados no futuro
A derrota para o Paulistano, neste sábado (31/08), na final da Série Ouro, não apagou o ótimo desempenho do Corinthians no Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) – Liga de Desenvolvimento de Basquete de 2024. A equipe alvinegra chegou à decisão pela primeira vez na história com méritos e brigou até o último instante, mesmo diante de um adversário muito forte.
Capitão da equipe, Tiago Faria, o Tico, estava visivelmente emocionado ao falar sobre o desempenho do Corinthians na LDB. “Difícil falar assim depois de uma final com derrota. Cheguei para ser o capitão do time e espero ter passado esse espírito de competitividade para todos. Competimos até o final. O nosso primeiro tempo foi muito ruim e isso fez o jogo ir para um caminho. Sentimos um pouco no primeiro tempo e, no segundo, jogamos basquete. Lutamos até o fim e esse é o espírito do Corinthians. Estou feliz na medida do possível e bem orgulhoso do time. Ainda tenho mais uma LDB e vamos voltar fortes no ano que vem”, afirmou o armador, que chegou ao clube nesta temporada após muitos anos defendendo o Pinheiros.
O pivô Kauan Raymundo adotou discurso similar ao do companheiro. Ele foi um dos grandes destaques do Corinthians na competição, registrando média de duplo-duplo, com 16,1 pontos e 10,9 rebotes, para 25,1 de eficiência. “É doloroso ficar em segundo lugar, não era o que queríamos, mas aprendemos que tínhamos de ter uma outra postura na final. Pagamos o preço de fazer um primeiro tempo horroroso. Mas, independentemente do resultado, tenho de agradecer aos meus companheiros. Lutamos do começo ao fim dessa LDB. Ninguém acreditou na gente, enfrentamos muitas dificuldades desde o começo e provamos que somos capazes. Infelizmente batemos na trave.”
+ Paulistano derrota o Corinthians e é campeão da LDB 2024
O técnico Guilherme Filipin elogiou bastante o grupo. “Sabemos que depois de uma final, ainda mais com derrota, vivemos uma mistura de sentimentos. Mas o principal sentimento é o de orgulho desses meninos. Estou feliz porque jogamos um bom basquete desde o primeiro jogo, lá na primeira etapa em Pato Branco, depois no Rio de Janeiro e agora na fase final em São Paulo. Estão todos de parabéns. Uma derrota não tira o mérito do grupo”, afirmou o treinador, que fez questão de lembrar que o time é jovem e, com certeza, pode conquistar títulos nos próximos anos.
+ Andrezão conquista o prêmio de MVP da Final da LDB
“O mais legal é que terminamos o jogo com três meninos sub-19, um menino sub-17 e outro sub-18. É um time que, se continuar junto, vai dar muitos frutos ao Corinthians. Estou feliz demais por isso, só tenho de agradecer à diretoria do Corinthians, que me deu esse suporte, esse apoio e essa confiança para trabalhar. Estou no basquete há tantos anos e agora é olhar para frente. Outras vitórias virão, outras derrotas virão, mas, o mais importante, é o jeito que você perde e o jeito que você ganha. Tenho de elogiar esses garotos, que jogaram firme até o último segundo”, finalizou o treinador, que assumiu o time sub-20 no final de maio e foi escolhido para comandar o time na LDB.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.