#JOGAJUNTO

LDB

Dono do garrafão

26-06-2024 | 04:36
Por Liga Nacional de Basquete

Nicolas Cavero anotou 14 pontos e pegou 19 rebotes na primeira vitória do Cruzeiro na competição; Pinheiros e Paulistano vencem terceira e, invictos, se enfrentam na próxima rodada

O terceiro dia de jogos da Liga de Desenvolvimento de Basquete da sede em São Paulo ficou marcado pela primeira vitória  do Cruzeiro Basquete na competição que acontece com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Pinheiros e Paulistano alcançaram o terceiro triunfo consecutivo e se enfrentam na próxima sexta-feira (28/06), às 13h30, no ginásio Antonio Prado Jr. A rodada com três partidas ainda vai ter LDPG x Cruzeiro (9h) e Mogi Basquete x IVV/Cetaf (11h15). As equipes folgam nesta quinta (27/08).

Nicolas faz duplo-duplo em 1ª vitória do Cruzeiro

Cruzeiro e Instituto Viva Vida/Cetaf começaram o jogo com muita sede de vitória. O primeiro quarto foi pegado, com as equipes buscando a finalização a todo custo, mas também não faltou aplicação na defesa. À medida que os treinadores foram rodando seus atletas, o Cruzeiro encaixou melhor o jogo e terminou a parcial com 22 a 13 no placar. O IVV/Cetaf aumentou o ritmo no segundo quarto e conseguiu desconcentrar o Cruzeiro na defesa, ocasionando um grande número de faltas, mas não conseguiu aproveitar essa vantagem e transformá-las em cestas. Atacando o rebote ofensivo e explorando Guilherme Natan no perímetro, o Cruzeiro fez 19 a 13 na parcial e foi para o intervalo com uma vantagem de 15 pontos.

Na volta para o terceiro período, o IVV/Cetaf voltou desligado e o Cruzeiro não perdoou. Com intensidade e maturidade, o time mineiro corrigiu o problema das faltas e colocou seu ritmo: forte defesa, briga pelo rebote ofensivo, bola trabalhada no ataque e procurava o melhor companheiro posicionado no perímetro (muitas vezes o Samuel) para chutar de três. O Cruzeiro fez 23 a 6 no terceiro quarto para apenas administrar no período derradeiro para vencer o primeiro jogo na LDB.

Nicolas Cavero conseguiu um duplo-duplo, com 14 pontos e 19 rebotes, pelo Cruzeiro. Foto: Vitor H. Souza

Nicolas Cavero foi o destaque do Cruzeiro ao registrar um duplo-duplo, com 14 pontos e 19 rebotes, para 26 de eficiência. “A gente entrou firme, o coach cobrou muito a intensidade e a gente entrou com uma mentalidade diferente para esse jogo e isso fez a diferença. No rebote, por exemplo, levamos vantagem sobre eles e na defesa também”, afirmou o pivô. Além dele, Samuel Ribeiro, com 14 pontos, seis rebotes e 17 de eficiência, e Léo Abreu, com seis pontos, sete rebotes e 16 de eficiência, também fizeram um bom jogo.

Pelo IVV/Cetaf, o destaque ficou para Wanderley Bonatti, que anotou um duplo-duplo, com 13 pontos e 10 rebotes. “A gente pegou três times bem montados, com defesas de nível de NBB e eu acho que tivemos dificuldade de achar bons passes para ter um arremessos livres. Vamos trabalhar muito isso para a próxima etapa”, afirmou o ala.

Adyel comanda vitória do Pinheiros

No primeiro quarto, o Ponta Grossa foi previsível nas seleções de arremessos. O Pinheiros fez um jogo intenso dos dois lados da tábua, com uma marcação firme desde a saída de bola até o perímetro, dificultando a criação de jogadas. No ataque atuou em profundidade e finalização em bandejas e venceu por 25 a 14 na parcial. O cenário não mudou no segundo período. Com 21 a 10 no período, o Pinheiros foi para o intervalo com 22 de vantagem.

No terceiro período, o Ponta Grossa repetiu o desempenho que teve nas duas partidas anteriores, atuando com resiliência e paciência. Entrou na partida, com um jogo aguerrido e fatal, anotou o dobro de pontos do adversário: 24 a 12. O jogo ficou aberto no último período. O Pinheiros ligou o sinal de alerta e, apesar de ser superado novamente na parcial, venceu por 79 a 70.

Adyel teve bom desempenho na terceira vitória do Pinheiros na LDB. Foto: Vitor H. Souza

Após um jogo abaixo na terça-feira, Adyel comandou o Pinheiros nesta quarta e terminou o jogo com 14 pontos, 10 rebotes, três assistências, três roubadas de bola e 19 de eficiência. “A equipe de Ponta Grossa está de parabéns, estão jogando duro contra todo mundo, jogando com muita raça, mas esse é o nosso jogo também. A gente conseguiu se impor, demos um vacilo no terceiro quarto, mas é isso, vamos impor o nosso ritmo para ganhar os jogos”, afirmou o armador. Além dele, Enrico Oliveira (18 pontos, oito rebotes e 23 de eficiência) e Agapy (10 pontos, nove rebotes, três tocos e 18 de eficiência) e Omena (seis pontos, oito rebotes, três assistências, três roubadas de bola e 15 de eficiência) também se destacaram

No Ponta Grossa, Naka se destacou com 14 pontos, sete rebotes, três assistências e 18 de eficiência. “Os times paulistas gostam de jogar muito no contra-ataque. A gente falou isso no vestiário, o plano era rodar bastante a bola e todo mundo voltar para a defesa, porque o contra-ataque deles é muito bom, mas foi isso que fizemos fez hoje. Além disso, jogamos muito no individual também”, afirmou o armador. Lucas Brandão, com 20 pontos, Gabriel Machado, com nove pontos, oito rebotes, três assistências e 16 de eficiência, e JP de Paula, com nove pontos, oito rebotes, quatro assistências e 15 de eficiência, também tiveram bom desempenho.

Paulistano supera o Mogi

O jogo foi muito estudado e nervoso no primeiro quarto. As equipes foram cautelosas para finalizar suas jogadas e usufruíram muito da bola de 3. O Paulistano chutando nos segundos finais do cronômetro de 24 segundos e o Mogi, com dificuldade de passar pela forte defesa imposta pelo adversário, mas, mesmo assim, venceu na parcial por 12 a 10. No segundo período, o equilíbrio se manteve, mas o Paulistano conseguiu aproveitar o seu momento e assumiu o controle do placar ao fazer 18 a 12 na parcial.

O Paulistano voltou mais intenso após o intervalo. Com forte defesa e jogo coletivo, impôs seu jogo e deixou o Mogi acuado. A equipe mogiana até reagiu durante o quarto, mas o Paulistano fez um período muito mais dominante e vence por 21 a 14. Com um esforço extra na defesa, o Mogi voltou para o jogo no período derradeiro. Mas o Paulistano também se aplicou e segurou sua vantagem para vencer por 61 a 47.

Vinicius Mogi foi o destaque da vitória do Paulistano contra o Mogi Basquete. Foto: Juninho Rossetti

O principal destaque do Paulistano foi o armador Vinicius Mogi, com 13 pontos, quatro rebotes, quatro assistências, três roubadas de bola e 19 de eficiência. “Nossa equipe trabalha bastante, busca evoluir todo dia. Entramos hoje sabendo que ia ser uma guerra e essa guerra teria que ser disputada durante todos os 40 minutos. A gente fraquejou no primeiro quarto, mas depois que engatamos o jogo, conseguimos imprimir o nosso ritmo e tirar um ponto importante para o time deles que era o Gregate, que tesava explodindo para muitos pontos. Conseguimos diminuir a pontuação deles e sair com uma vitória”, afirmou. Além dele, o pivô Murilo Souza, com 10 pontos e seis rebotes, também teve boa atuação.

No lado do Mogi, Lukas Josuel, com 16 pontos, nove rebotes e 17 de eficiência, foi o principal destaque. “Tivemos o jogo contra o Cruzeiro ontem (terça) e a gente precisava garantir a vitória, e uma das principais peças nossas jogou 37 ou 38 minutos e isso pesou hoje. Mas isso não é desculpa, como time, temos pontos a melhorar, sabíamos que a equipe do Paulistano era muito forte e estamos aprendendo com essa guerra para chegar com o time mais estabilizado no final”, afirmou o pivô. Além dele, o armador Felipe Gregate, com 12 pontos e nove rebotes, teve boa atuação, mas um pouco abaixo do que produziu nos dois primeiros jogos da LDB.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.