HOJE
Dono do garrafão
Por Liga Nacional de Basquete
Nicolas Cavero anotou 14 pontos e pegou 19 rebotes na primeira vitória do Cruzeiro na competição; Pinheiros e Paulistano vencem terceira e, invictos, se enfrentam na próxima rodada
O terceiro dia de jogos da Liga de Desenvolvimento de Basquete da sede em São Paulo ficou marcado pela primeira vitória do Cruzeiro Basquete na competição que acontece com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Pinheiros e Paulistano alcançaram o terceiro triunfo consecutivo e se enfrentam na próxima sexta-feira (28/06), às 13h30, no ginásio Antonio Prado Jr. A rodada com três partidas ainda vai ter LDPG x Cruzeiro (9h) e Mogi Basquete x IVV/Cetaf (11h15). As equipes folgam nesta quinta (27/08).
Nicolas faz duplo-duplo em 1ª vitória do Cruzeiro
Cruzeiro e Instituto Viva Vida/Cetaf começaram o jogo com muita sede de vitória. O primeiro quarto foi pegado, com as equipes buscando a finalização a todo custo, mas também não faltou aplicação na defesa. À medida que os treinadores foram rodando seus atletas, o Cruzeiro encaixou melhor o jogo e terminou a parcial com 22 a 13 no placar. O IVV/Cetaf aumentou o ritmo no segundo quarto e conseguiu desconcentrar o Cruzeiro na defesa, ocasionando um grande número de faltas, mas não conseguiu aproveitar essa vantagem e transformá-las em cestas. Atacando o rebote ofensivo e explorando Guilherme Natan no perímetro, o Cruzeiro fez 19 a 13 na parcial e foi para o intervalo com uma vantagem de 15 pontos.
Na volta para o terceiro período, o IVV/Cetaf voltou desligado e o Cruzeiro não perdoou. Com intensidade e maturidade, o time mineiro corrigiu o problema das faltas e colocou seu ritmo: forte defesa, briga pelo rebote ofensivo, bola trabalhada no ataque e procurava o melhor companheiro posicionado no perímetro (muitas vezes o Samuel) para chutar de três. O Cruzeiro fez 23 a 6 no terceiro quarto para apenas administrar no período derradeiro para vencer o primeiro jogo na LDB.

Nicolas Cavero conseguiu um duplo-duplo, com 14 pontos e 19 rebotes, pelo Cruzeiro. Foto: Vitor H. Souza
Nicolas Cavero foi o destaque do Cruzeiro ao registrar um duplo-duplo, com 14 pontos e 19 rebotes, para 26 de eficiência. “A gente entrou firme, o coach cobrou muito a intensidade e a gente entrou com uma mentalidade diferente para esse jogo e isso fez a diferença. No rebote, por exemplo, levamos vantagem sobre eles e na defesa também”, afirmou o pivô. Além dele, Samuel Ribeiro, com 14 pontos, seis rebotes e 17 de eficiência, e Léo Abreu, com seis pontos, sete rebotes e 16 de eficiência, também fizeram um bom jogo.
Pelo IVV/Cetaf, o destaque ficou para Wanderley Bonatti, que anotou um duplo-duplo, com 13 pontos e 10 rebotes. “A gente pegou três times bem montados, com defesas de nível de NBB e eu acho que tivemos dificuldade de achar bons passes para ter um arremessos livres. Vamos trabalhar muito isso para a próxima etapa”, afirmou o ala.
Adyel comanda vitória do Pinheiros
No primeiro quarto, o Ponta Grossa foi previsível nas seleções de arremessos. O Pinheiros fez um jogo intenso dos dois lados da tábua, com uma marcação firme desde a saída de bola até o perímetro, dificultando a criação de jogadas. No ataque atuou em profundidade e finalização em bandejas e venceu por 25 a 14 na parcial. O cenário não mudou no segundo período. Com 21 a 10 no período, o Pinheiros foi para o intervalo com 22 de vantagem.
No terceiro período, o Ponta Grossa repetiu o desempenho que teve nas duas partidas anteriores, atuando com resiliência e paciência. Entrou na partida, com um jogo aguerrido e fatal, anotou o dobro de pontos do adversário: 24 a 12. O jogo ficou aberto no último período. O Pinheiros ligou o sinal de alerta e, apesar de ser superado novamente na parcial, venceu por 79 a 70.

Adyel teve bom desempenho na terceira vitória do Pinheiros na LDB. Foto: Vitor H. Souza
Após um jogo abaixo na terça-feira, Adyel comandou o Pinheiros nesta quarta e terminou o jogo com 14 pontos, 10 rebotes, três assistências, três roubadas de bola e 19 de eficiência. “A equipe de Ponta Grossa está de parabéns, estão jogando duro contra todo mundo, jogando com muita raça, mas esse é o nosso jogo também. A gente conseguiu se impor, demos um vacilo no terceiro quarto, mas é isso, vamos impor o nosso ritmo para ganhar os jogos”, afirmou o armador. Além dele, Enrico Oliveira (18 pontos, oito rebotes e 23 de eficiência) e Agapy (10 pontos, nove rebotes, três tocos e 18 de eficiência) e Omena (seis pontos, oito rebotes, três assistências, três roubadas de bola e 15 de eficiência) também se destacaram
No Ponta Grossa, Naka se destacou com 14 pontos, sete rebotes, três assistências e 18 de eficiência. “Os times paulistas gostam de jogar muito no contra-ataque. A gente falou isso no vestiário, o plano era rodar bastante a bola e todo mundo voltar para a defesa, porque o contra-ataque deles é muito bom, mas foi isso que fizemos fez hoje. Além disso, jogamos muito no individual também”, afirmou o armador. Lucas Brandão, com 20 pontos, Gabriel Machado, com nove pontos, oito rebotes, três assistências e 16 de eficiência, e JP de Paula, com nove pontos, oito rebotes, quatro assistências e 15 de eficiência, também tiveram bom desempenho.
Paulistano supera o Mogi
O jogo foi muito estudado e nervoso no primeiro quarto. As equipes foram cautelosas para finalizar suas jogadas e usufruíram muito da bola de 3. O Paulistano chutando nos segundos finais do cronômetro de 24 segundos e o Mogi, com dificuldade de passar pela forte defesa imposta pelo adversário, mas, mesmo assim, venceu na parcial por 12 a 10. No segundo período, o equilíbrio se manteve, mas o Paulistano conseguiu aproveitar o seu momento e assumiu o controle do placar ao fazer 18 a 12 na parcial.
O Paulistano voltou mais intenso após o intervalo. Com forte defesa e jogo coletivo, impôs seu jogo e deixou o Mogi acuado. A equipe mogiana até reagiu durante o quarto, mas o Paulistano fez um período muito mais dominante e vence por 21 a 14. Com um esforço extra na defesa, o Mogi voltou para o jogo no período derradeiro. Mas o Paulistano também se aplicou e segurou sua vantagem para vencer por 61 a 47.

Vinicius Mogi foi o destaque da vitória do Paulistano contra o Mogi Basquete. Foto: Juninho Rossetti
O principal destaque do Paulistano foi o armador Vinicius Mogi, com 13 pontos, quatro rebotes, quatro assistências, três roubadas de bola e 19 de eficiência. “Nossa equipe trabalha bastante, busca evoluir todo dia. Entramos hoje sabendo que ia ser uma guerra e essa guerra teria que ser disputada durante todos os 40 minutos. A gente fraquejou no primeiro quarto, mas depois que engatamos o jogo, conseguimos imprimir o nosso ritmo e tirar um ponto importante para o time deles que era o Gregate, que tesava explodindo para muitos pontos. Conseguimos diminuir a pontuação deles e sair com uma vitória”, afirmou. Além dele, o pivô Murilo Souza, com 10 pontos e seis rebotes, também teve boa atuação.
No lado do Mogi, Lukas Josuel, com 16 pontos, nove rebotes e 17 de eficiência, foi o principal destaque. “Tivemos o jogo contra o Cruzeiro ontem (terça) e a gente precisava garantir a vitória, e uma das principais peças nossas jogou 37 ou 38 minutos e isso pesou hoje. Mas isso não é desculpa, como time, temos pontos a melhorar, sabíamos que a equipe do Paulistano era muito forte e estamos aprendendo com essa guerra para chegar com o time mais estabilizado no final”, afirmou o pivô. Além dele, o armador Felipe Gregate, com 12 pontos e nove rebotes, teve boa atuação, mas um pouco abaixo do que produziu nos dois primeiros jogos da LDB.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca