HOJE
Clássico cabuloso
Por Marcius Azevedo
Com boa atuação de Emerson, Cruzeiro derrota o Minas Tênis Clube no duelo entre mineiros na LDB; Pinheiros e Paulistano conquistam mais uma vitória na competição
A quarta-feira (17/07) marcou o quarto dia de jogos da segunda etapa do Grupo A da Liga de Desenvolvimento de Basquete. Nas últimas três partidas do dia no Antônio Prado Jr., em São Paulo, destaque para o clássico mineiro, que terminou com vitória do Cruzeiro Basquete sobre o Minas tênis Clube em um jogo bastante físico e com temperatura elevada. Já Pinheiros e Paulistano conquistaram mais uma vitória sobre Cerrado Basquete e Bauru Basket, respectivamente, pela competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
As equipes da sede de São Paulo folgam nesta quinta-feira (18/07) e voltam à quadra na sexta (19/07) para mais seis jogos. Cruzeiro Basquete e Unifacisa abrem o dia às 8h30. Na sequência, às 10h45, Ponta Grossa e Basquete Cearense se enfrentam, enquanto, às 13h, o jogo será entre Pinheiros e AEGB-GO. IVV/Cetaf e BRB/Brasília/AACB duelam às 15h15. Depois, às 17h30, temos o confronto direto entre Mogi Basquete e Minas Tênis Clube. Por fim, às 19h45, Paulistano e Cerrado Basquete fecham o dia.
Emerson impulsiona o Cruzeiro no clássico com o Minas
A palavra clássico relacionado ao esporte significa o encontro entre equipas de clubes importantes, geralmente rivais. Minas Tênis Clube e Cruzeiro Basquete comprovaram que o embate entre eles pode ser considerado um clássico. Em uma partida bastante física, com os jogadores brigando por cada espaço e, claro, provocações no limite do aceitável, o Cruzeiro venceu por 77 a 66. A chave para o triunfo foi uma corrida de 11 a 0 no terceiro quarto. A Tempestade reagiu no último período, mas não conseguiu virar o placar e sofreu sua primeira derrota na atual edição da LDB. O Cabuloso alcançou sua sexta vitória e continua na briga por uma vaga na Série Ouro.
+ Confira as estatísticas da partida entre Minas e Cruzeiro
Emerson foi o jogador mais eficiente do Cruzeiro. O ala terminou o clássico com 18 pontos, com 50% da linha de 3 pontos (2/4), oito rebotes e duas assistências para 23 de eficiência. “A rivalidade é sempre muito boa. Jogar contra um time tão competitivo, trabalhamos bastante para poder jogar contra essas equipes que são grandes, como o Minas. O gosto é maior ainda porque precisávamos dessa vitória. O time jogou demais. Tenho de parabenizar todo time”, afirmou. “O time me ajuda todo santo dia a trabalhar. É sensacional fazer o que fizemos aqui hoje, uma equipe que todo mundo se apoia. Fico muito feliz em estar fazendo parte dessa equipe. Hoje foi o meu dia, amanhã vai ser o de outra pessoa, vamos batalhando juntos.”
+ Veja o álbum de fotos da vitória do Cruzeiro no clássico
Pelo lado do Minas Tênis Clube, Yuri foi o destaque ao terminar com 15 pontos, sete rebotes e três assistências para terminar com 18 de eficiência. “É meio frustrante perder esse jogo por toda a nossa preparação para esta etapa. Nosso ataque travou, nossa defesa muitas vezes não funcionou. Não acho que tenha sido que entramos na zona de conforto, ou que respeitamos demais eles, ou não tivesse se preparado para o jogo. Eles foram merecedores. A estratégia deles deu certo”, afirmou o ala. “Agora temos de nos cobrar para não deixar isso acontecer. Um momento ruim não pode durar mais do que cinco minutos, mais de um quarto, como aconteceu no jogo de hoje. O nosso time está unido, estamos fortes. Nosso objetivo não foi por água abaixo, longe disso. Temo três jogos para ganhar. Nosso foco é esse.”
Pastre completa linda ponte área para mais uma vitória do Pinheiros
Após um primeiro tempo equilibrado, o Pinheiros segurou o Cerrado Basquete com uma defesa mais agressiva, forçando nove dez erros do adversário apenas no terceiro período, deslanchou em quadra e conquistou o nono triunfo na competição por 93 a 63. Com 100% de aproveitamento, o time do técnico Guilherme Giovanonni está muito próximo de confirmar classificação para disputa da Série Ouro. Já o time candango está com uma campanha de 50% (5-5).
+ Confira as estatísticas da partida entre Cerrado Basquete e Pinheiros
Pedro Pastre foi um dos destaques do Pinheiros, terminando o jogo com 10 pontos, quatro rebotes, quatro assistências e três roubos de bola para 15 de eficiência. “Hoje foi uma vitória boa. Sabíamos que não seria um jogo fácil. No começo, demoramos para abrir, foi mais para o final da partida. Hoje jogamos como uma equipe que não está acostumada. Demoramos para encaixar na defesa, mas, quando conseguimos, abrimos uma vantagem e ficou um jogo mais tranquilo”, afirmou o ala-armador, que ainda completou uma linda ponte área. “No primeiro jogo eu tinha pedido uma e não consegui pegar, porque o joelho falhou. Nessa eu pulei e falei, nossa, peguei, e não tem melhor sensação”, completou. Além dele, Anthony também teve boa atuação, com 20 pontos e nove rebotes para 24 de eficiência.
+ Veja o álbum de fotos da vitória do Pinheiros
Pelo lado do Cerrado Basquete, Gustavo Ribeiro foi o destaque, com 16 pontos e cinco rebotes para 20 de eficiência. “A parte mental puxou muito. Fizemos um bom primeiro tempo, mas voltamos do vestiário um pouco desligados. Eles conseguiram abrir uma gordura muito grande. Foi difícil de buscar no final. Como é um time muito forte, quando você abre 10, 20 pontos, fica muito difícil de buscar. Mas, no geral, fizemos um bom jogo”, afirmou o ala. “Tem muito o que melhorar. A gente tem mais dois jogos muito difíceis, que vão ajudar muito na classificação. É bola para frente. Tem de ter memória curta, esquecer esse jogo.”
Henrique Seixas comanda o triunfo do Paulistano
A oitava vitória do Paulistano na LDB foi construída desde o primeiro quarto, com bastante intensidade na defesa e boas escolhas no ataque. O Bauru Basket não conseguia produzir ofensivamente, com um baixo aproveitamento nos arremessos de quadra. A equipe do técnico Renan Custódio foi para o intervalo com uma boa vantagem (41 a 23) no placar e, no segundo tempo, soube controlar o jogo, ampliar o placar e fechar com um triunfo por 82 a 50.
Henrique Seixas foi o destaque da vitória do Paulistano. O ala terminou o jogo com 19 pontos, convertendo 80% dos arremessos da linha de 3 pontos (4/5), seis rebotes e quatro assistências para 28 de eficiência. “Esses primeiros quatro dias de jogos serviram para crescermos e evoluirmos muito como time. Estamos nos se preparando para a fase final. O nosso time, em particular, tinha muita coisa para melhorar, até porque o time da LDB foi montado agora, vários jogadores estavam jogando em outros lugares. Tivemos teve que se apressar e se unir como um time mesmo, como um todo, como a família paulistano mesmo. Sobre o jogo de hoje, a minha atuação, eu acho que a gente sempre busca uma constância, eu acho que o foco é treinar e sempre criar o objetivo para mim mesmo, para que eu possa alcançar. Vou alcançar esses objetivos e, degrau por degrau, vou evoluindo sempre”, completou.
+ Confira as estatísticas da partida entre Bauru Basket e Paulistano
Pelo lado do Bauru Basket, Bruno se destacou com 12 pontos e sete rebotes. “Viemos com a proposta de conseguir tirar o grande deles (pivô) do jogo, que que tem uma diferença de altura, de força. Mas isso acabou desestabilizando também. Eles estavam derrubando muita bola de três e tiveram um aproveitamento muito melhor que o nosso. Nossa bola não caiu hoje. Essa foi a diferença do jogo”. afirmou.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.