HOJE
Título na casa adversária
Por Juvenal Dias
Com um duplo-duplo e muita personalidade, Davi Santos leva o Vasco/Tijuca ao título da Série Bronze contra o Pato Branco, na casa do adversário; último dia teve outra marca histórica
A Liga de Desenvolvimento de Basquete teve seu quinto e último dia de embates na Série Bronze. Nesta quinta-feira (29/08), foram disputadas as finais no Ginásio do Sesi, em Pato Branco. E o Vasco/Tijuca é o grande campeão ao derrotar o Pato Basquete na decisão na casa do adversário. Campo Mourão Basquete ficou com o terceiro lugar, Bauru Basket venceu a disputa de quinto e Basquete Cearense/Cuca, a de sétimo. A LDB conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Campeão – Davi Santos e o duplo-duplo vitorioso
Demorou cinco minutos para o Vasco da Gama/Tijuca entrar na partida contra o Pato Basquete. Quando o Cruzmaltino entrou na pontuação, a equipe da casa vencia por 10 a o. Ainda no primeiro quarto, o clube carioca encostou e terminou em desvantagem de três pontos, com 14 a 11 no placar. A reação não veio propriamente no segundo período, pois as duas equipes foram ao ataque e terminaram empatas as parciais em 20 a 20. Mesmo assim, o time visitante voltou do intervalo com um ritmo ainda mais intenso, não só virando como impondo dez pontos de diferença no 54 a 44. A parcial terminou 23 a 12 para os cariocas.
O Pato não se seu por vencido e foi empatar em 56 a 56 faltando pouco menos de quatro minutos e meio. Até virou com a bola de três de Raul Risso, mas não sustentou e o Vasco/Tijuca deu sua arrancada final para conquistar o título da Série Bronze, com o 67 a 62. Do lado do Pato Basquete, o ala João Pedro Azevedo, o JP, foi um dos cestinhas da partida, com 18 pontos. Outro destaque foi o pivô Patrick dos Santos, que teve um duplo-duplo, com 12 pontos e 15 rebotes.
Mas a dupla que merece maior destaque é do time campeão. O armador Euler, principal nome do Vasco/Tijuca na LDB 2024 e ainda mais nessa reta final na Série Bronze, foi outro cestinha com 18 pontos. Além dele, vale ressaltar a grande atuação, que se torna maior pela conquista, do ala/pivô Davi Santos, que até os últimos segundos estava lutando no garrafão para coletar rebotes e fechou com um duplo-duplo (18 pontos sendo um dos cestinhas e 12 rebotes).
“Fiquei muito feliz com o desempenho da equipe. Desde o começo da competição, brigamos para sempre melhorar. Agora, no final, formamos um time mais consistente. Só tenho a agradecer aos meus companheiros, se não fossem eles, nada disso (meu duplo-duplo) estaria acontecendo e gostaria de agradecer a Deus também por esse desempenho”, comemorou Davi.
Outro que celebrou bastante foi Juan Nascimento, ala/armador que anotou nove pontos e pegou quatro rebotes. “Foi uma competição que agregou muito ao nosso basquete, nos mantivemos unidos até o final pelo propósito de ser campeão. Evoluímos com o decorrer da competição, terminando da melhor forma possível. Particularmente, gostaria de fazer melhor, mas pude agregar ao time e conseguimos chegar ao objetivo de sermos campeões.”
Seu treinador, Daniel Bello, avaliou o desempenho Cruzmaltino na LDB. “Nós fizemos uma primeira etapa em que perdemos um ou dois jogos que não poderíamos ter perdido, isso comprometeu nossa classificação. Fomos mais regulares na segunda janela, a equipe se comportou bem na maioria dos jogos. Aqui em Pato Branco já foi um formato diferente. Ganhamos do primeiro do outro grupo (Campo Mourão) por sete pontos e dos donos da casa (Pato Basquete) por cinco. Gostei muito do desenvolvimento da equipe ao longo da competição, principalmente de ver os garotos na principal competição de base do país. É uma competição que sempre revela grandes jogadores, alguns chegam à Seleção Brasileira, muitos estão defendendo as principais equipes dentro do NBB CAIXA. Foi nosso terceiro ano de parceria entre o Tijuca com o Vasco, nosso primeiro troféu, então estamos bem felizes, tanto pelo resultado como pelo desempenho da equipe e comissão técnica. Que essa parceria dure muitos anos!”
+ Confira as imagens do duelo e as estatísticas
3º Lugar – Trio forte para subir ao pódio
Foi disputado, o União Corinthians dificultou bastante, mas o Campo Mourão Basquete que rugiu mais alto na luta pelo bronze na Série Bronze. O time paranaense venceu por 76 a 66, só desgarrando no placar no quarto decisivo. A equipe gaúcha saiu na frente, sofreu a virada, esteve atrás com 38 a 26, foi buscar algumas vezes, mas sucumbiu à correria e ao maior volume de rebotes que Campo Mourão coletava. O trio poderoso titular fez a diferença, com o armador Lucas Pio sendo o cestinha da partida com 18 pontos, o ala Rogério Bittar vindo na sequência, com 17, e o ala/pivô Augusto dos Anjos anotando um duplo-duplo, com 13 pontos e 12 rebotes. Assim, o time que já esteve no NBB CAIXA e quer retornar à elite profissional, conquista um pódio no campeonato de base.
+ Confira as imagens do duelo e as estatísticas
5º Lugar – Dragão alado arrasa com triplo-duplo histórico
Se tem uma posição que o Bauru Basket está bem servido e poderá usar no time principal é de alas. Simplesmente três deles arrebentaram com o confronto contra o Cerrado Basquete, que terminou em 91 a 74 e valeu o quinto lugar para o Dragão na Série. A começar pelo Gustavo Henrique Almeida, que se tornou o décimo jogador da história da LBD a anotar um triplo-duplo, com 14 pontos, 12 rebotes e dez assistências, para 27 de eficiência. Além dele, Leandro Silva anotou 26 pontos e teve 30 de eficiência e Osmar Ventura Neto foi o cestinha da partida, com 27 pontos e 31 de eficiência. Osmar empatou em pontos com o ala do Cerrado, Nathan Gomes, que fez um duplo-duplo, com 13 rebotes além da pontuação, que rendeu 34 de eficiência.
+ Confira as imagens do duelo e as estatísticas
7º Lugar – Um Leão mineiro para vencer clássico nordestino
Na partida que abriu as disputas do dia, um duelo nordestino para decidir quem está melhor na base da região. O embate valia o sétimo lugar da Série. E deu Basquete Cearense/Cuca, com o placar de 55 a 51 sobre a Unifacisa. Após uma alternância na ponta pela oscilação dos dois times, a equipe de Fortaleza assumiu definitivamente a liderança durante o terceiro quarto e não foi mais ameaçado. O armador Fernando Leão liderou o Carcará com 12 pontos anotados, mas o cestinha da partida foi o ala/armador do Jack, João Gabriel Roriz, com 14 pontos.
+ Confira as imagens do duelo e as estatísticas
+ Confira a tabela completa de jogos e transmissões da LDB
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.