HOJE
Diarra começou com tudo
Por Liga Nacional de Basquete
Em sua última LDB, o pivô se destaca na vitória do Flamengo sobre o União Corinthians na sede do Rio; Botafogo bate o Vasco/Tijuca e o Sesi Franca supera o São José em noite de Zu Jr.
A edição de 2024 da Liga de Desenvolvimento de Basquete começou nesta quinta-feira (20/06), com seis jogos pelo Grupo B da competição que acontece com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). No ginásio do Tijuca Tênis Clube, local da sede do Rio de Janeiro, vitória de Flamengo, Botafogo e Sesi Franca sobre União Corinthians, Vasco/Tijuca e São José Basketball, respectivamente.
Nesta sexta-feira (21/06), mais três jogos movimentam o Tijuca Tênis Clube, pelo Grupo B, da LDB: Botafogo x União Corinthians (15h), São José Basketball x Vasco/Tijuca (17h15) e Sesi Franca x Flamengo (19h30), no confronto entre os dois finalistas do NBB CAIXA 2023/24.

N’Tio Diarra dá linda enterrada em vitória do Flamengo na LDB. Foto: Maurício Almeida/LNB
Diarra com tudo no Flamengo
O Flamengo estreou com uma vitória contundente sobre o União Corinthians. Liderando o placar desde o início, o time rubro-negro abriu 15 pontos de vantagem já no primeiro quarto e não diminuiu o ritmo até fechar com um triunfo por 95 a 43.
N’Tio Diarra foi o destaque do Flamengo, com 17 pontos (de 18 tentados), seis rebotes e quatro tocos, com 26 de eficiência. O pivô malinês está em sua última edição da LDB por causa da idade. “Trabalhamos muito duro para essa estreia, essa LDB é muito importante pra mim, já que é minha última. Ficamos satisfeitos com o resultado”, afirmou.
+ Confira fotos do jogo entre União Corinthians e Flamengo
Gueiros, com 19 pontos, e Matheus Leoni, com 10 pontos, sete rebotes, seis assistências e 21 de eficiência, também tiveram grande contribuição no triunfo do Flamengo.
Pelo lado do União Corinthians, Montipõ foi o destaque, com seis pontos, cinco rebotes, sendo três ofensivos, e duas assistências. “Foi um jogo de aprendizado, estamos nos adaptando à competição. Temos de pegar o que fizemos de bom e melhorar o que fizemos de ruim para evoluir”, disse.
Botafogo vence o clássico carioca
O Clássico da Amizade movimentou o primeiro dia da LDB no Rio de Janeiro. A partida começou com o Vasco/Tijuca melhor. O Botafogo reagiu e virou o placar, vencendo o quarto por 20 a 19. O segundo período começou com o Alvinegro melhor e abrindo uma vantagem de seis pontos. O adversário até melhorou, mas para o intervalo perdendo: 32 a 29.

Jogadores do Botafogo comemoram vitória sobre o Vasco/Tijuca. Foto: Maurício Almeida/LNB
No segundo tempo, as duas equipes continuavam a jogar no seu estilo: o Vasco/Tijuca apostando nas bolas de três e o Botafogo aproveitando sua maior estatura para jogar no garrafão. Gustavo Xisto converteu uma arremesso do perímetro para levar o Cruzmaltina ao último período com vantagem: 44 a 43. Nos últimos 10 minutos, o Vasco/Tijuca chegou a abrir sete pontos, mas a defesa do Botafogo pressionou, roubou bolas, virou e venceu por 61 a 54.
+ Confira fotos do jogo entre Vasco/Tijuca x Botafogo
Com 13 pontos, 12 rebotes, sendo seis ofensivos, e 21 de eficiência, Felipe, do Botafogo, foi o grande destaque do clássico. Para ele, o desempenho defensivo foi fundamental. “Clássico sempre é um jogo muito pegado, o nosso treinador pede muita entrega na defesa e isso fez total diferença.”
Pelo lado do Vasco/Tijuca, Euler foi o cestinha da partida, com 19 pontos. Segundo o armador, faltou concentração para fechar o jogo. “Estávamos sete pontos na frente e começamos a acelerar o jogo, fazendo o que o nosso adversário queria, e eles chegaram no placar. Faltou um pouco de concentração e calma para garantir uma vitória”, afirmou.
Zu Jr. lidera o Sesi Franca
O confronto entre equipes paulistas fechou o primeiro dia de jogos no Rio de Janeiro. Os dois ataques sofreram no começo de jogo, com as defesas levando a melhor. No segundo quarto, o ataque do Sesi Franca apareceu. Na liderança de Zu Jr., com 16 pontos no primeiro tempo, a equipe francana foi para o intervalo vencendo por 41 a 24.

Zu Jr. (dir.) foi o cestinha do Sesi Franca na vitória sobre o São José. Foto: Maurício Almeida/LNB
O terceiro quarto foi de São José. Com outra postura defensiva, a equipe joseense foi diminuindo a vantagem, que chegou a ser de três pontos. Após um pedido de tempo, a equipe comandada por Pablo Costa se recuperou, evoluiu defensivamente e garantiu a vitória por 65 a 56.
+ Confira fotos do jogo entre Sesi Franca e São José Basketball
Zu Jr. foi o maior pontuador da partida, com 25 pontos, além de nove rebotes. O armador falou sobre o poder de reação de Franca no último quarto. “É muito bom começar com vitória. Somos uma equipe muito jovem, tivemos momentos em que baixamos a intensidade, todo mundo fica ansioso em querer pontuar. Após o pedido de tempo conseguimos se recuperar e garantir a vitória”, afirmou.
No São José, Vitor foi o principal jogador, com 21 pontos, além de nove rebotes. “Tivemos um apagão no segundo quarto, no momento que chegamos a três pontos, não soubemos controlar a partida e eles tiveram o mérito de acertar os contra-ataques e garantir a vitória.”
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca