#JOGAJUNTO

LDB

Diarra começou com tudo

20-06-2024 | 09:56
Por Liga Nacional de Basquete

Em sua última LDB, o pivô se destaca na vitória do Flamengo sobre o União Corinthians na sede do Rio; Botafogo bate o Vasco/Tijuca e o Sesi Franca supera o São José em noite de Zu Jr.

A edição de 2024 da Liga de Desenvolvimento de Basquete começou nesta quinta-feira (20/06), com seis jogos pelo Grupo B da competição que acontece com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). No ginásio do Tijuca Tênis Clube, local da sede do Rio de Janeiro, vitória de Flamengo, Botafogo e Sesi Franca sobre União Corinthians, Vasco/Tijuca e São José Basketball, respectivamente.

Nesta sexta-feira (21/06), mais três jogos movimentam o Tijuca Tênis Clube, pelo Grupo B, da LDB: Botafogo x União Corinthians (15h), São José Basketball x Vasco/Tijuca (17h15) e Sesi Franca x Flamengo (19h30), no confronto entre os dois finalistas do NBB CAIXA 2023/24.

N’Tio Diarra dá linda enterrada em vitória do Flamengo na LDB. Foto: Maurício Almeida/LNB

 

Diarra com tudo no Flamengo

O Flamengo estreou com uma vitória contundente sobre o União Corinthians. Liderando o placar desde o início, o time rubro-negro abriu 15 pontos de vantagem já no primeiro quarto e não diminuiu o ritmo até fechar com um triunfo por 95 a 43.

N’Tio Diarra foi o destaque do Flamengo, com 17 pontos (de 18 tentados), seis rebotes e quatro tocos, com 26 de eficiência. O pivô malinês está em sua última edição da LDB por causa da idade. “Trabalhamos muito duro para essa estreia, essa LDB é muito importante pra mim, já que é minha última. Ficamos satisfeitos com o resultado”, afirmou.

+  Confira fotos do jogo entre União Corinthians e Flamengo

Gueiros, com 19 pontos, e Matheus Leoni, com 10 pontos, sete rebotes, seis assistências e 21 de eficiência, também tiveram grande contribuição no triunfo do Flamengo.

Pelo lado do União Corinthians, Montipõ foi o destaque, com seis pontos, cinco rebotes, sendo três ofensivos, e duas assistências. “Foi um jogo de aprendizado, estamos nos adaptando à competição. Temos de pegar o que fizemos de bom e melhorar o que fizemos de ruim para evoluir”, disse.

Botafogo vence o clássico carioca

O Clássico da Amizade movimentou o primeiro dia da LDB no Rio de Janeiro. A partida começou com o Vasco/Tijuca melhor. O Botafogo reagiu e virou o placar, vencendo o quarto por 20 a 19. O segundo período começou com o Alvinegro melhor e abrindo uma vantagem de seis pontos. O adversário até melhorou, mas para o intervalo perdendo: 32 a 29.

Jogadores do Botafogo comemoram vitória sobre o Vasco/Tijuca. Foto: Maurício Almeida/LNB

No segundo tempo, as duas equipes continuavam a jogar no seu estilo: o Vasco/Tijuca apostando nas bolas de três e o Botafogo aproveitando sua maior estatura para jogar no garrafão. Gustavo Xisto converteu uma arremesso do perímetro para levar o Cruzmaltina ao último período com vantagem: 44 a 43. Nos últimos 10 minutos, o Vasco/Tijuca chegou a abrir sete pontos, mas a defesa do Botafogo pressionou, roubou bolas, virou e venceu por 61 a 54.

+ Confira fotos do jogo entre Vasco/Tijuca x Botafogo

Com 13 pontos, 12 rebotes, sendo seis ofensivos, e 21 de eficiência, Felipe, do Botafogo, foi o grande destaque do clássico. Para ele, o desempenho defensivo foi fundamental. “Clássico sempre é um jogo muito pegado, o nosso treinador pede muita entrega na defesa e isso fez total diferença.”

Pelo lado do Vasco/Tijuca, Euler foi o cestinha da partida, com 19 pontos. Segundo o armador, faltou concentração para fechar o jogo. “Estávamos sete pontos na frente e começamos a acelerar o jogo, fazendo o que o nosso adversário queria, e eles chegaram no placar. Faltou um pouco de concentração e calma para garantir uma vitória”, afirmou.

Zu Jr. lidera o Sesi Franca

O confronto entre equipes paulistas fechou o primeiro dia de jogos no Rio de Janeiro. Os dois ataques sofreram no começo de jogo, com as defesas levando a melhor. No segundo quarto, o ataque do Sesi Franca apareceu. Na liderança de Zu Jr., com 16 pontos no primeiro tempo, a equipe francana foi para o intervalo vencendo por 41 a 24.

Zu Jr. (dir.) foi o cestinha do Sesi Franca na vitória sobre o São José. Foto: Maurício Almeida/LNB

O terceiro quarto foi de São José. Com outra postura defensiva, a equipe joseense foi diminuindo a vantagem, que chegou a ser de três pontos. Após um pedido de tempo, a equipe comandada por Pablo Costa se recuperou, evoluiu defensivamente e garantiu a vitória por 65 a 56.

+ Confira fotos do jogo entre Sesi Franca e São José Basketball

Zu Jr. foi o maior pontuador da partida, com 25 pontos, além de nove rebotes. O armador falou sobre o poder de reação de Franca no último quarto. “É muito bom começar com vitória. Somos uma equipe muito jovem, tivemos momentos em que baixamos a intensidade, todo mundo fica ansioso em querer pontuar. Após o pedido de tempo conseguimos se recuperar e garantir a vitória”, afirmou.

No São José, Vitor foi o principal jogador, com 21 pontos, além de nove rebotes. “Tivemos um apagão no segundo quarto, no momento que chegamos a três pontos, não soubemos controlar a partida e eles tiveram o mérito de acertar os contra-ataques e garantir a vitória.”

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.