#JOGAJUNTO

LDB

Duplas que classificam

26-08-2024 | 09:45
Por Juvenal Dias

Joãozinho e Lucas (Botafogo) e Gabriel e Diogo (Ponta Grossa) garantem vitórias e classificações às semifinais da Série Prata; Tiago Marques, do São Paulo, faz 7ª maior pontuação da LDB

A Liga de Desenvolvimento de Basquete teve seu terceiro dia de disputas nas séries Prata e Bronze. Agora, as equipes estão divididas de acordo com suas classificações para as séries Ouro, Prata ou Bronze e já estão finalizados os grupos dessas duas últimas séries. Nesta segunda-feira (26/08) quatro jogos decidiram os confrontos da Série Prata no Sesi, em Caxias do Sul, enquanto outros quatro definiram as semifinais da Série Bronze no Ginásio do Sesi, em Pato Branco. O São Paulo levou, Botafogo conseguiu a vaga também no grupo, similarmente ao LD Ponta Grossa em seu grupo, que teve mais uma vitória do Caxias do Sul Basquete. O União Corinthians venceu e o Vasco/Tijuca garantiu a segunda vaga no grupo, assim como Campo Mourão Basquete e Pato Basquete, que venceram e avançaram, na Bronze. A LDB conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Em cada Série, dois grupos com quatro equipes em cada. Esses times jogam entre si em turno único, com os dois melhores avançando para às semifinais que decidem o título da Série. Os dois piores vão para semifinal B, para decidir de 5º a 8º da Série. Sempre o primeiro de um grupo enfrenta o segundo do outro, assim como o terceiro enfrenta o quarto em suas respectivas semifinais. Os vencedores das semifinais A fazem a final, os perdedores disputam 3º e 4º lugares. Os vencedores das semifinais B decidem 5º e 6º, enquanto os perdedores definem 7º e 8º. Ou seja, são poucos jogos e não há tempo para vacilar e recuperar pontos, toda partida se torna decisiva.

Série Prata – 7ª marca da história e duplas decisivas de Bota e Ponta

No embate que abriu os trabalhos na Série, o São Paulo fez um duelo contra o BRB/Brasília/AACB sem a preocupação da tabela, por estar garantido com a primeira colocação do Grupo E. Logo, quem aproveitou para colocar mais uma vez seu nome na história da competição foi Tiago Marques. O ala do Tricolor já tinha batido o recorde de pontos em uma partida, quando anotou 54 pontos ainda na primeira janela da primeira fase. Dessa vez, não estipulou uma nova marca, mas seus 40 pontos é a maior pontuação entre as Séries Prata e Bronze até o momento e a sétima maior da história. Foram 7/11 em bolas de três em um jogo que o São Paulo controlou o placar na maior parte do tempo, mas que terminou em uma margem pequena para o time paulista, com 94 a 91. O ala/pivô Adriel, do Brasília, ainda teve um duplo-duplo (22 pontos e 11 rebotes).

+ Confira as estatísticas

Joãozinho, do Botafogo, foi decisivo para a classificação do Alvinegro carioca. Foto: Geremias Orlandi

No jogo que valia diretamente a classificação às semifinais do Grupo E, o armador Joãozinho e o ala Lucas fizeram a diferença para o Botafogo contra o Mogi Basquete, na vitória por 84 a 66. O primeiro teve duplo-duplo (13 pontos e dez rebotes) e o segundo foi o cestinha da partida (21 pontos). Desde o princípio, o Alvinegro carioca controlou as ações de manteve-se com a ponta da contagem, com raros momentos em que o time do interior paulista ameaçou. Desse modo, o Fogão avança para enfrentar os donos da casa, o Caxias do Sul Basquete, por um lugar na final da Série e o Mogi Basquete vai para a disputa de 5º lugar, começando contra o IVV/Cetaf/Vila Velha.

+ Confira as estatísticas

Na decisão da última vaga que restava pelo Grupo F, o LD Ponta Grossa teve um terceiro quarto imponente perante a Soc. Thalia que foi determinante para o resultado final, com a parcial em 30 a 9. Até então, o embate virou o intervalo empatado em 39 a 39. A Soc. Thalia até descontou no último período, mas não o suficiente para virar o 91 a 76 do placar final. Curiosamente, os dois times tiveram dois atletas que pontuaram acima dos 20. Pelo Ponta Grossa, os alas Gabriel Machado (26) e Diogo Tognozzi (23) combinaram para 49 pontos. Já na Soc. Thalia, o armador porto-riquenho Christopher Vazquéz (27) e o ala Lucas Sabino (20) anotaram 47 pontos em conjunto.

+ Confira as estatísticas

Por fim, a vitória de honra no Grupo F do IVV/Cetaf/Vila Velha, que frustrou a torcida que compareceu para apoiar o Caxias do Sul Basquete. O placar de 62 a 61 não alterava a tabela, mas valeu para o Cetaf ir para a disputa de quinto lugar com a moral de ter vencido o líder do grupo na casa do adversário. Desde a primeira bola, o time capixaba esteve empenhado em garantir um bom resultado. Mesmo nas vezes que esteve atrás do placar, não deixou-se abater e retomou a liderança em duas oportunidades. Dois jogadores deram tudo em quadra, com o ala Pedro dos Santos ficando de fora por apenas 12 segundos e o armador João Vitor Martins atuando pelos 40 minutos. Foram compensados como cestinhas do time, ao lado do ala/pivô Wanderley Bonatti, com 15 pontos cada.

+ Confira as estatísticas

Na terça-feira, não haverá partidas da Série Prata. As semifinais ocorrem na quarta-feira (28/08). Todas as partidas de todas as séries têm transmissão do NBB BasquetPass.

Série Bronze – Euler e JP para classificar Vasco e Pato

Na primeira partida do dia, um duelo animado e franco de dois times que já tinham suas colocações definidas no Grupo H. O União Corinthians já estava garantido como primeiro lugar do grupo e a Unifacisa sabia que ficaria com a quarta posição. Então, O UNICO foi para cima, mas o Jack ensaiou uma recuperação e passou à frente por alguns minutos do segundo quarto. Contudo, os gaúchos fizeram prevalecer a melhor campanha, retomaram a liderança e não largaram mais para vencer por 63 a 53. E teve duplo-duplo para os dois lados, o ala/pivô Jonathan Ferreira, do União Corinthians, anotou 12 pontos e pegou 12 rebotes, enquanto ala/armador João Gabriel Roriz, da Unifacisa, atuou nos 40 minutos, marcou 19 pontos e buscou 12 rebotes.

+ Confira as estatísticas

João Pedro, o JP, fez 20 pontos para ajudar na classificação do Pato Basquete às semifinais. Foto: @weslleytremba

Em seguida, veio a partida que valia definição no Grupo H. Quem vencesse entre Vasco/Tijuca e Bauru Basket, avançava à semifinal A e o perdedor iria para disputa de 5º lugar. Com mais clima de decisão e tensão, o armador Euler, do Cruzmaltino, mostrou porque é um dos destaques da equipe durante toda LDB. Um duplo-duplo na sua conta (16 pontos e 14 rebotes) e uma vitória nos minutos finais para o time carioca, 62 a 55. Nem a boa atuação da dupla de alas do Dragão, Gustavo (duplo-duplo com 10 pontos e 13 rebotes) e Leandro (cestinha com 19 pontos) foi suficiente para reverter. E olha que o time paulista chegou a empatar em 55 a 55 faltando pouco mais de dois minutos. Assim, o Vasco/Tijuca pega o primeiro do Grupo G.

+ Confira as estatísticas

Que será o Campo Mourão Basquete. Graças à sua vitória sobre o Basquete Cearense/Cuca por 82 a 47, aliado ao resultado que veio na sequência entre Cerrado e Pato Basquete. A equipe paranaense conquistou sua segunda vitória no Grupo G e, pelos critérios de desempate, terminou com a primeira colocação do grupo. Coincidentemente, foi a segunda boa atuação do ala/pivô Augusto, que foi cestinha do embate com 24 pontos. Já sabendo que permaneceria na quarta colocação, o Basquete Cearense/Cuca não ofereceu tanta resistência defensiva e chegou a estar perdendo por 56 a 14 nos primeiros minutos após o intervalo. Mesmo assim, o ala/armador (Edmilson) Neto anotou 21 pontos em 50 tentados (42%).

+ Confira as estatísticas

E eis que a grande reviravolta da Série Bronze veio para os donos da casa. Encabeçados por JP e Ferrugem, o Pato Basquete, que começou a rodada em terceiro, bateu o então líder do Grupo G, Cerrado Basquete, por 80 a 63 e tirou a equipe calanga da zona de classificação às semifinais. A partida desenhava-se para o Cerrado na frente do marcador até menos de três minutos para o intervalo. A equipe parou de pontuar no 31 a 28 a favor e só acertou um lance livre na metade da terceira etapa, quando estava 44 a 31 para o Pato Basquete. Foi a injeção de ânimo que o mandante do ginásio precisava para não largar mais a classificação. O ala João Pedro Azevedo (JP) foi o cestinha do time com 20 pontos e o ala/armador Ferrugem teve um duplo-duplo de 15 pontos e 11 rebotes.

+ Confira as estatísticas

Na terça-feira, não haverá partidas da Série Bronze. As semifinais ocorrem na quarta-feira (28/08), a partir das 8h30. Todas as partidas de todas as séries têm transmissão do NBB BasquetPass.

+ Confira a tabela completa de jogos e transmissões da LDB

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.