#JOGAJUNTO

LDB

Quase o 1º triplo-duplo

22-06-2024 | 10:04
Por Liga Nacional de Basquete

Apesar da derrota para o Sesi Franca, Cauã Euler tem grande atuação pelo Vasco/Tijuca, com 14 pontos, 10 assistências e nove roubos de bola; São José e Flamengo vencem

O terceiro dia da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024 na sede do Rio de Janeiro ficou muito perto de registrar um feito inédito em 13 edições. Neste sábado (22/06), no Tijuca Tênis Clube, o Vasco/Tijuca perdeu para o Sesi Franca, mas Cauã Euler quase registrou o primeiro triplo-duplo da história da LDB. Faltou apenas um roubo e bola para ele alcançar os dois dígitos em três quesitos estatísticos (anotou 14 pontos e deu 10 assistências). Já o São José Basketball e o Flamengo venceram União Corinthians e Botafogo, respectivamente, pelo Grupo B, da competição que acontece com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

O domingo será de folga para os times na sede do Rio de Janeiro. Os jogos voltam na segunda-feira (24/06), com mais três confrontos: Botafogo x Sesi Franca (15h), União Corinthians x Vasco/Tijuca (17h15) e Flamengo x São José Basketball (19h30).

Jogo coletivo centenário

Com um bom aproveitamento no ataque e marcação pressão meia quadra, o São José Basketball foi dominante contra o União Corinthians e abriu uma boa vantagem (55 a 25) já no primeiro tempo. A equipe joseense converteu 7/18 (38,8%) nas bolas de 3 pontos e e 11/18 (61,1%) nos arremessos de 2, além de 12/16 (75%) nos lances livres.

No segundo tempo, o técnico Cristiano Montenegro aproveitou para dar bagagem para o elenco. Mesmo com uma rotação maior dos jogadores, o São José manteve o bom jogo ofensivo e conseguiu alcançar o placar centenário: 107 a 50.

São José supera o União Corinthians com um excelente jogo coletivo. Foto: Daniel Ávila

Cinco jogadores registram dois dígitos em pontos no São José: Natã (18), Caio (16), Kauê (14), Bruno (12) e Vitor (11). Além deles, Kaick e Caldeira chegaram perto do duplo-duplo, com nove pontos e 12 rebotes, e oito pontos e 10 assistências, respectivamente. “Todo mundo jogou bem. A confiança aumentou com esse jogo. Apesar de um time jovem, nós estamos indo bem”, disse o pivô Natã, que ainda pegou oito rebotes e terminou com 25 de eficiência.

Pelo lado do União Corinthians, Ferreira foi o principal destaque, com 13 pontos e sete rebotes. “Estamos nos entrosando ao longo da primeira fase, tivemos dificuldades nos treinos por causa das chuvas, mas não podemos nos omitir”, afirmou o ala-pivô de 20 anos.

Euler quase faz um triplo-duplo histórico

A partida começou com o Sesi Franca melhor em quadra. A defesa pressionava os armadores do Vasco/Tijuca, que não conseguiam achar os melhores arremessos. A equipe francana usava o contra-ataque para pontuar, abrindo nove de vantagem. A equipe cruzmaltina conseguiu equilibrar um pouco o confronto, mas sofria para marcar Nathan e Piá, que já tinham mais de 10 pontos no primeiro tempo, que terminou 43 a 31.

No segundo tempo, o Vasco/Tijuca voltou com outra postura defensiva. Marcando zona, o Cruzmaltino dobrava toda vez que o Sesi Franca tentava jogar no poste baixo e, com isso, forçou arremessos e erros. Resultado: encostou no placar (60 a 53). No último quarto, o time carioca fez 17 a 16, mas não foi o suficiente para vencer: 76 a 70.

Euler ficou perto de conseguir um triplo-duplo histórico na LDB. Foto: Daniel Ávila

Apesar da derrota, Cauã Euler teve uma atuação histórica neste sábado. O jogador do Vasco/Tijuca ficou muito próximo de conseguir o primeiro triplo-duplo nas 13 edições da LDB. Ele terminou o jogo com 14 pontos, 10 assistências e impressionantes nove roubos de bola. “Estou muito orgulhoso da minha equipe. Por detalhe, quase conseguimos um vitória. Tenho de agradecer ao meu time que me possibilitou isso”, afirmou Euler.

Pelo Sesi Franca, Nathan Mariano foi o cestinha com 18 pontos, além de 10 rebotes e 28 de eficiência. “Eles vieram mais forte, conversamos e falamos que nós precisávamos de um jogo mais coletivo”, afirmou o pivô. Outro destaque foi Zu Jr., que terminou o jogo com 17 pontos, oito rebotes e seis assistências.

O clássico foi do Diarra

Botafogo e Flamengo protagonizaram um confronto eletrizante. O clássico começou nervoso, com as duas equipes apostando em defesas agressivas e, por isso, cometidas 18 faltas apenas no primeiro quarto. Com um aproveitamento melhor na linha do lance livre (9/10), o Alvinegro venceu a parcial por 21 a 19.

No segundo quarto, o Botafogo diminuiu as faltas e conseguiu parar o ataque do rival, que não encontrava os melhores arremessos. Após pedido de tempo, o Flamengo mostrou evolução, não deixando o adversário jogar. O Rubro-Negro devolveu o placar do primeiro quarto e foram empatados para o intervalo: 40 a 40.

Diarra (14) dominou o garrafão e foi o destaque do Flamengo contra Botafogo. Foto; Daniel Ávila

O segundo tempo começou com o Flamengo melhor. Explorando o bom momento de Yan Marun, de 17 anos, e do pivô N’Tio Diarra, que fizeram 15 dos 20 pontos do Flamengo no quarto. A equipe rubro-negra foi o último quarto vencendo por 60 a 53 e, com uma corrida de 7 a o em dois minutos, afastou qualquer de reação: 84 a 73.

Diarra continua sendo o destaque do Flamengo na LDB. Foram 31 pontos, 15 rebotes e 38 de eficiência para o pivô malinês contra o Botafogo. O armador Yan contribuiu com 15 pontos saindo do banco. “Nos dois primeiros jogos senti que não estava sendo agressivo. Queria fazer um jogo fluído e ajudar a equipe na vitória”, afirmou Yan.

Pelo lado do Botafogo, o ala Felipe foi o principal cestinha da equipe com 19 pontos. Lucas conseguiu se destacar com 11 pontos, seis rebotes e seis assistências. “Pecamos em alguns detalhes, abrimos uma boa diferença e não conseguimos segurar”, comentou Felipe.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.