#JOGAJUNTO

LDB

Tapinha decisivo

20-07-2024 | 12:16
Por Juvenal Dias

Com Game Winner, Felipe Motta decide, Flamengo supera o Corinthians e termina invicto na primeira fase; Sesi Franca e Caxias vencem

Três jogos completaram a última rodada na sexta-feira (19/07) do Grupo B da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024, no ginásio Hélio Maurício, na Gávea, sede do Flamengo. O Sesi Franca levou a melhor diante do ADRM/Maringá, enquanto o Flamengo venceu a decisão pela liderança contra o Corinthians para fechar como único invicto da chave. Por fim, o Caxias do Sul Basquete superou o Vasco/Tijuca e classificou o São José Basketball para a Série Ouro. A LDB conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Com o término da primeira fase no Grupo B, do primeiro ao quarto seguem para a Série Ouro. Do quinto ao oitavo vão para os jogos da Série Prata. E do nono ao 12º, a disputa será na Série Bronze. Os classificados aguardam as definições do Grupo A para conhecerem seus adversários.

João Paulo vence, João Pedro se despede

Depois da derrota no dia anterior, o Sesi Franca terminou sua participação na primeira fase com uma vitória sobre o ADRM/Maringá, por 70 a 46, com o time paranaense complicando a vida da equipe do interior paulista no segundo quarto e tomando a frente do marcador. Mas o Sesi Franca retomou a vantagem em sequência abrindo 19 pontos nos dois últimos períodos. Dois atletas, um de cada lado, chamaram a atenção por motivos diferentes.

João Paulo, do Sesi Franca, foi o maior pontuador contra o ADRM/Maringá. Foto: Felipe Martins

+ Confira as estatísticas da partida

O ala/pivô do Sesi Franca, João Paulo, pelo desempenho em quadra. Foi o cestinha da partida, com 21 pontos, teve sete rebotes e 25 de eficiência. “O jogo foi muito importante para nós encerrar com chave de ouro. Hoje começamos muito abaixo da intensidade habitual, muito aquém que podemos jogar, mas depois imprimimos o nosso ritmo de jogo. Abrimos um pouco, o Maringá chegou a encostar, até passar, mas depois acordamos para a partida e impusemos o nosso jogo, a nossa intensidade e abrimos o placar para finalizar bem essa etapa. Vamos para a Série Ouro no mês que vem com força para ganhar o campeonato.”

Já o ala do ADRM/Maringá, João Pedro, que teve um duplo-duplo (18 pontos e 11 rebotes), pelo choro na conversa com seu grupo ao final da partida. O atleta atingiu o limite de idade e, com a não classificação do time a nenhuma das séries, se despediu da LDB com muita emoção. “Eu fico muito emocionado porque eu lembro de tudo que eu já passei, muitos ‘nãos’ que eu recebi também por vários times, só queria uma chance e o Maringá me deu essa oportunidade para mostrar que eu tenho basquete, eu tenho qualidade para jogar a LDB. Não sabia se eu conseguiria jogar a minha última LDB e passou um filme na minha cabeça, por isso que eu me emocionei ali, eu não consegui conter as lágrimas e tive que colocar para fora mesmo porque tem muito valor isso para mim, eu sei, minha família sabe o que eu já passei. Quantas lágrimas já rolaram para eu chegar onde eu cheguei aqui e conseguir mostra o que eu consigo aqui.”

Game Winner de Felipe Motta

Foi na prorrogação, com toda a carga emocional e drama que uma decisão merece. Era um jogo que Flamengo e Corinthians já estavam classificados para a Série Ouro. Mas a rivalidade é muito forte e valeria a alcunha de único invicto no grupo B da competição. As duas equipes puderam mostrar seu melhor jogo e alternaram momentos de grande produção ofensiva (Flamengo fez 21 pontos no segundo quarto e Corinthians, 24 no terceiro) com grande efetividade defensiva (o último quarto foi 9 a 4). O placar terminou em 59 a 59.

Felipe Motta, do Flamengo, no jogo contra o Thalia. Mas foi decisivo contra o Corinthians. Foto: Yasmin Freitas/LNB

Na prorrogação, estava 72 a 72, faltando oito segundos. Saiu Túlio para entrada de Felipe Motta. Yan faz uma tentativa errada, que a bola só bate na tabela e, pegando o rebote, Motta já empurra a bola, levantando em direção à cesta antes de aterrissar. O 66º rebote Rubro-Negro na partida (contra 47) determinou a vitória por 74 a 72 e a manutenção da invencibilidade, terminando com 12 triunfos.

+ Confira as estatísticas da partida

Motta terminou com dez pontos e três rebotes, sendo um ofensivo, o do Game Winner de levantamento. “Jogamos muito bem, ficamos focados no jogo, nunca desistimos e no final foi aquele toquezinho de vôlei para ganhar. Estou muito feliz com a minha equipe, fizemos um trabalho muito bom, ganhamos 12 jogos, não perdemos nenhum, feliz demais. O Corinthians é uma equipe muito boa, bem treinada, com jogadores experientes, jogam basquete muito certo. Fomos muito na raça hoje, muito na energia, é uma característica do nosso time. Tivémos uns quartos nos quais defendemos muito bem, isso foi o diferencial para ficar no jogo, até quando, no ataque, as coisas não estavam fluindo muito bem.”

Pelo Corinthians, Kauan Raymundo anotou um duplo-duplo, com 29 pontos e 12 rebotes, para 34 de eficiência. “Foi um ótimo jogo. Perdemos no final, no detalhe, no tapinha. Pecamos bastante no rebote ofensivo durante o jogo, mas iremos para a próxima fase melhor, vamos melhorar bastante. Fica uma excelente primeira fase do Corinthians, mesmo com os desfalques, é uma equipe muito mais nova, sou muito orgulhoso de estar jogando com os meus companheiros de equipe e sou muito feliz de estar integrado nessa equipe.”

Caxias vence, Sanja vai para a Ouro

O último jogo da primeira fase do Grupo B ainda valia alguma coisa, mas não para os times diretamente envolvidos no embate. Caxias do Sul Basquete poderia igualar a campanha de São José Basketball e Botafogo. Porém, pelos critérios de desempate, já estava sem chances de seguir para a Série Ouro. Então, caso vencesse o Vasco/Tijuca, a vaga iria para o São José; se perdesse, a vaga iria para o Botafogo. Não encontrou tanta resistência e construiu um 88 a 52, que deu a vaga à equipe do interior paulista.

Fabrizzio Rojas em foto posada com uniforme do Caxias, no media day do clube na LDB. Foto: Yasmin Freitas/LNB

+ Confira as estatísticas da partida

O armador paraguaio Fabrizzio Rojas, que acertou 12/12 pontos, falou pelo Caxias. “Nosso time teria condições de brigar até pelo título. Mas perdemos uns jogos que eram importantes, as lesões também jogaram contra nós. Soubemos que, se ficássemos firmes na quadra, conseguiriamos impor o nosso jogo, que é botar intensidade, contra-ataque, matar a bola. Então, acho que essa foi a diferença.”

O ala-pivô Samuel, do Vasco/Tijuca, acertou 9/9 pontos e também se pronunciou. “O Caxias usou uma equipe forte, temos dificuldade dentro do garrafão porque o nosso time é baixo, mas tentamos, porém no terceiro e quarto quartos demos mole. Acabamos tomando mais de 20 pontos de diferença e tentamos correr atrás, mas acabou que não conseguimos.”

+ Confira a tabela completa de jogos e transmissões da LDB

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.