HOJE
Tira-teima
Por Juvenal Dias
Fellipe anota duplo-duplo e ajuda Botafogo a virar partida na prorrogação para classificar time carioca à final da Série Prata, que terá o terceiro confronto contra o São Paulo nessa LDB
A Liga de Desenvolvimento de Basquete teve seu quarto dia de embates na Série Prata. Nesta quarta-feira (28/08), foram disputadas as semifinais no Sesi, em Caxias do Sul. Assim, o São Paulo e Botafogo farão a grande final da Série. LD Ponta Grossa e Caxias do Sul Basquete, que perderam, decidem terceiro lugar. Além disso, o Mogi Basquete e o BRB/Brasília/AACB venceram as semifinais B e fazem a decisão de 5º lugar. IVV/Cetaf/Vila Velha e Soc. Thalia jogam pelo 7º posto. A LDB conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Na primeira semifinal, muitos duelos individuais poderiam chamar a atenção, mas os cinco titulares do São Paulo tiveram dois dígitos em suas pontuações, contra um armador Naka, do LD Ponta Grossa, que destoou dos demais companheiros, anotando 23 pontos. Para o Tricolor Paulista, Tiago Marques puxou a fila com 21 pontos, mas teve Jackson Jr, Igor e Reyes com 14 pontos cada e Jhow, que teve a pontuação mais baixa, 11, mas com um duplo-duplo, com 15 rebotes.
Foi um jogo que valeu mais pelos rebotes (59 a 40) para o Tricolor, do que as assistências de Ponta Grossa (17 a 4). O São Paulo liderou a maior parte do tempo, mas a equipe paranaense incomodou agrediu bastante e passou certos momentos à frente do marcador. Faltando quatro minutos e meio, Naka acertou uma bola de três e empatou o jogo em 61 a 61. O São Paulo abriu nove pontos, depois o adversário encostou de novo, com 73 a 70. No fim, o time da capital paulista levou por 78 a 70 para ser o primeiro finalista da Prata.
+ Confira as estatísticas

Fellipe, ala do Botafogo, anotou duplo-duplo que frustrou os donos da casa, Caxias do Sul. Foto: Geremias Orlandi
Em mais uma partida que foi para a prorrogação para decidir um finalista, o Botafogo derrotou o Caxias do Sul Basquete pelo placar de 79 a 65. No tempo regulamentar, 61 a 61, com o time da casa liderando até os primeiros momentos do quarto decisivo. O Fogão, que esteve perdendo por 26 a 11, não só empatou, mas também passou à frente com 51 a 49 no último quarto. Mas não sustentou a liderança que voltou para as mãos do Caxias. Este também não sou aproveitar e viu o Alvinegro empatar novamente em dois lances livres faltando oito segundos.
Claramente os ânimos do Botafogo estavam lá em cima e a equipe fez uma arrancada de 15 a 0 na prorrogação. Capitaneados pelo ala Fellipe Paulino, que anotou seu duplo-duplo, com 18 pontos e 15 rebotes, e o ala/armador Vinícius Flores, cestinha do time com 19 pontos, a equipe carioca não deu margens para reação no tempo extra e assegurou a última vaga para a decisão da Série Prata, em uma espécie de tira-teima contra o São Paulo. Teve game winner para o Fogão na primeira fase da LDB, revanche Tricolor já na fase de grupos da Prata. Agora os dois se encontram para a terceira partida na competição.
+ Confira as estatísticas
A disputa do 5º ao 8º mostrou que os duelos foram de times parelhos e que também mostraram ímpeto em busca a melhor classificação. Começando com Mogi Basquete e IVV/Cetaf/Vila Velha, que terminou com a vitória do time paulista por 84 a 72. Após dois quartos em que a diferença era apenas de três pontos, o Mogi conseguiu desgarrar no final do terceiro período. Foi um grande encontro entre o ala/pivô Gustavo Luiz, que anotou um duplo-duplo, com 23 pontos e 11 rebotes, contra o ala/pivô Wanderley Bonatti, do Cetaf, que foi o cestinha da partida, com 25 pontos e teve oito rebotes.
+ Confira as estatísticas
Outro confronto que foi interessante de acompanhar ocorreu entre o ala/pivô Adriel Pereira, do BRB/Brasília/AACB, que anotou duplo-duplo com 28 pontos e 11 rebotes, contra o armador porto-riquenho Christopher Vazquéz, da Soc. Thalia, que fez nada menos do que 35 pontos. No fim, melhor para o time da Capital Federal, com a vitória por 82 a 77. Ainda no primeiro quarto, o Brasília chegou a abrir 25 a 6, mas viu o time curitibano reagir e virar o marcador. Brasília ainda foi para o intervalo em vantagem, todavia precisou ter cuidado no restante da partida pois a Soc. Thalia manteve a pressão e a distância próxima até a última bola.
+ Confira as estatísticas
Na quinta-feira (29/08), ocorrem as partidas decisivas da Série Prata. IVV/Cetaf/Vila Velha x Soc. Thalia, às 13h; Mogi Basquete x BRB/Brasília/AACB, às 15h15; LD Ponta Grossa x Caxias do Sul Basquete, às 17h30; e São Paulo x Botafogo, às 19h45. Todas as partidas de todas as séries têm transmissão do NBB BasquetPass.
+ Confira a tabela completa de jogos e transmissões da LDB
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca