HOJE
Em forma para a final
Por Juvenal Dias
Com direito à prorrogação, o ala/armador Ferrugem mostra que tem muita capacidade e lidera o Pato Basquete na virada para fazer a final da Série Bronze em casa contra o Vasco/Tijuca
A Liga de Desenvolvimento de Basquete teve seu quarto dia de embates na Série Bronze. Nesta quarta-feira (28/08), foram disputadas as semifinais no Ginásio do Sesi, em Pato Branco. Assim, Vasco/Tijuca e Pato Basquete farão a grande final da Série. Campo Mourão Basquete e União Corinthians, que perderam, decidem terceiro lugar. Além disso, Cerrado Basquete e Bauru Basket venceram as semifinais B e fazem a decisão de 5º lugar. Unifacisa e Basquete Cearense/Cuca jogam pelo 7º posto. A LDB conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Na primeira semifinal, o Vasco/Tijuca superou o Campo Mourão Basquete por 62 a 55, desgarrando apenas no quarto final. Mais uma vez, o armador Euler, de 21 anos e que está em sua terceira LDB pela equipe carioca, chamou a responsabilidade e anotou 22 pontos para ser o cestinha da partida. Foi um embate contra o ala Rogério Bittar, que também vive sua terceira edição, porém por times distintos, e que anotou um duplo-duplo, com 14 pontos e 15 rebotes.
Durante os três primeiros quartos, teve um grande equilíbrio com as duas equipe se alternando na liderança do placar. Houve um momento que Campo Mourão liderava por 25 a 23, mas ficou sem pontuar na arrancada do Cruzmaltino que fez doze pontos seguidos. O time paranaense se recuperou, passou à frente e chegou nos primeiros minutos da última parcial empatado em 49 a 49. Mas, a equipe carioca teve uma tranquilidade maior para selecionar os melhores arremessos no final e abrir a vantagem necessária para minar as forças do adversário.
+ Confira as estatísticas

LH Ferrugem fez 29 pontos para ajudar na vitória do Pato Basquete que levou o time à final da Série Bronze. Foto: @weslleytremba
Com muita emoção e direito à prorrogação, o Pato Basquete derrotou o União Corinthians por 76 a 68 e se tornou o segundo finalista da Série Bronze. No tempo regulamentar, o União Corinthians vencia 64 a 56, mas permitiu uma aproximação e o time da casa empatou em 66 a 66 na última bola. Com a moral elevada, o Pato Basquete arrancou em 7 a 0 nos três primeiros minutos do período extra. Erros do UNICO que concederam turnovers foram determinantes para a diferença final.
Como dava para esperar, dois times bem equivalentes, que mostraram boa qualidade e muito empenho em um duelo imprevisível, pois ambos buscavam a liderança e não deixaram o adversário escapar. Duas duplas de cada lado mostraram que havia muita vontade de chegar à final. No lado do Pato Basquete, o ala/armador Ferrugem foi o cestinha da partida, com 29 pontos, e o ala/pivô Raul Risso teve um duplo-duplo, com 15 pontos e 12 rebotes, todos defensivos. Já pelo União Corinthians, o armador Thaylor (22) e o ala Renan (20) combinaram para 42 pontos
+ Confira as estatísticas
Nas disputas de quinto a oitavo lugar, a partida que abriu o dia teve a vitória do Cerrado Basquete sobre a Unifacisa por 78 a 56. Com menos de cinco minutos, o time calango tomou a ponta e não soltou mais. Durante o terceiro quarto, a vantagem chegou a mais de 20 pontos pela primeira vez, com 58 a 37. Dois atletas do Cerrado tiveram grande desempenho, cada um com seu duplo-duplo: os alas Nathan Gomes (23 pontos e dez rebotes) e Gustavo Ribeiro (16 pontos e 11 rebotes).
+ Confira as estatísticas
Depois, demorou dois quartos, mas o Bauru Basket desgrudou no placar do Basquete Cearense/Cuca e venceu por 66 a 44 com imposição física, principalmente nas roubadas de bola para contra-ataques eficientes. Até o intervalo, o placar estava empatado em 24 a 24, mostrando que o time nordestino lutou o quanto conseguiu resistir. Porém, os alas Gustavo, Leandro e Osmar anotaram 15 pontos cada e desnivelaram o duelo a favor do Dragão.
+ Confira as estatísticas
Na quinta-feira (29/08), ocorrem as partidas decisivas da Série Bronze. Unifacisa x Basquete Cearense/Cuca, às 8h30; Cerrado Basquete x Bauru Basket, às 10h45; Campo Mourão Basquete x União Corinthians, às 13h; e Vasco/Tijuca x Pato Basquete, às 15h30. Todas as partidas de todas as séries têm transmissão do NBB BasquetPass.
+ Confira a tabela completa de jogos e transmissões da LDB
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca